50 anos depois, cubanos vão poder importar automóveis

Jorge Royan / wikimedia

Jorge Royan / wikimedia

Automóveis antigos em frente ao Capitólio, Havana, Cuba

O governo cubano anunciou hoje que vai levantar a proibição de importar carros estrangeiros pela primeira vez em cinquenta anos, o que deverá transformar a conhecida paisagem cubana de carros antigos a circular nas estradas.

O jornal oficial do regime, Granma, disse que a decisão de permitir a importação de carros a preços de marcado na ilha foi tomada na quarta-feira pelo conselho de ministros.

Segundo o Granma, a decisão deverá gradualmente permitir a venda de todos os veículos motorizados e termina também com a prática de oferecer a alguns cubanos uma autorização especial de importação como forma de compensação.

O próprio jornal oficial do regime admite que as chamadas ‘cartas de autorização’ emitidas pelo ministério dos transportes geraram “ressentimento, insatisfação e, em não poucos casos… eram uma fonte de especulação e enriquecimento”, mas os detentores dessas cartas vão estar na linha da frente para comprar carros enquanto o novo sistema está a ser implementado, acrescentou o jornal.

As mudanças fazem parte de um conjunto de reformas anunciadas pelo Presidente para liberalizar a economia cubana.

Veja abaixo uma amostra dos característicos clássicos coloridos que enchem as ruas de Havana:

 

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Pintura de David Bowie comprada por três euros vai agora ser leiloada por milhares

A pintura do ícone do rock, David Bowie, deverá ser vendida por milhares de dólares num leilão de arte online. O retrato, intitulado "DHead XLVI", faz parte de um conjunto de aproximadamente 47 obras que David …

Vila Nova de Milfontes vai ter praia para cães

A praia pet friendly, que fica próxima de Furnas-Rio, vai funcionar já esta época balnear de forma experimental. Uma praia concessionada que também admite cães vai funcionar, nesta época balnear, de forma experimental, em Vila Nova …

Podia ser um quadro de Dalí, mas é só o degelo glacial na Islândia

Na Islândia, o degelo glacial criou uma paisagem deslumbrante que o fotógrafo espanhol Manuel Ismael Gómez de Almería não deixou passar em branco. Faz lembrar a arte surrealista de Salvador Dalí, mas é uma versão ampliada …

Digby, o cão dos bombeiros, ajudou a salvar uma mulher do suicídio

O cão Digby desempenhou um importante papel ao salvar uma mulher que estava a ponderar pôr fim à sua própria vida no Reino Unido. Digby é um cão terapeuta que ajuda as pessoas a lidar com …

Seca pode ser a "próxima pandemia e não há vacinas que a curem", alerta a ONU

A seca e a escassez de água podem afetar o planeta de forma sistémica se não forem tomadas medidas urgentes sobre a gestão da água e dos solos, alertou a Organização das Nações Unidas (ONU) …

Três portugueses morrem em desabamento de escola na Bélgica

O desabamento de uma escola em construção em Antuérpia, na Bélgica, provocou, esta sexta-feira, a morte de três portugueses. As circunstâncias em que o desabamento ocorreu ainda não são conhecidas. Fonte consular portuguesa confirmou à RTP …

António Oliveira desiste de candidatura à Câmara de Gaia

Esta sexta-feira, numa reunião de emergência, António Oliveira, candidato à Câmara de Vila Nova de Gaia, anunciou ao líder do PSD, Rui Rio, a sua desistência da corrida eleitoral. António Oliveira tinha sido a escolha de …

Elemento da comitiva olímpica portuguesa recusou vacina

Todas as outras pessoas que estarão em Tóquio, a representar Portugal, já foram vacinados contra a COVID-19. Quase todos os membros da comitiva olímpica portuguesa, que vão estar nos Jogos Olímpicos de Tóquio, foram vacinados contra …

Os balões incendiários são a mais recente arma nas tensões Israel-Hamas

Durante a noite, forças israelitas voltaram a quebrar o cessar-fogo e lançaram um ataque aéreo na Faixa de Gaza em resposta a balões incendiários lançados pelo Hamas. Ativistas palestinianos lançaram dezenas de balões incendiários por cima …

Croácia 1-1 República Checa | Perisic empata e ninguém se chateia

A República Checa empatou hoje a um golo com a Croácia, em encontro da segunda jornada do Grupo D do Euro2020 de futebol, disputado em Glasgow, colocando-se em boa posição para chegar aos oitavos de …