50 anos depois, cubanos vão poder importar automóveis

Jorge Royan / wikimedia

Jorge Royan / wikimedia

Automóveis antigos em frente ao Capitólio, Havana, Cuba

O governo cubano anunciou hoje que vai levantar a proibição de importar carros estrangeiros pela primeira vez em cinquenta anos, o que deverá transformar a conhecida paisagem cubana de carros antigos a circular nas estradas.

O jornal oficial do regime, Granma, disse que a decisão de permitir a importação de carros a preços de marcado na ilha foi tomada na quarta-feira pelo conselho de ministros.

Segundo o Granma, a decisão deverá gradualmente permitir a venda de todos os veículos motorizados e termina também com a prática de oferecer a alguns cubanos uma autorização especial de importação como forma de compensação.

O próprio jornal oficial do regime admite que as chamadas ‘cartas de autorização’ emitidas pelo ministério dos transportes geraram “ressentimento, insatisfação e, em não poucos casos… eram uma fonte de especulação e enriquecimento”, mas os detentores dessas cartas vão estar na linha da frente para comprar carros enquanto o novo sistema está a ser implementado, acrescentou o jornal.

As mudanças fazem parte de um conjunto de reformas anunciadas pelo Presidente para liberalizar a economia cubana.

Veja abaixo uma amostra dos característicos clássicos coloridos que enchem as ruas de Havana:

 

ZAP/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …

Hackers expõem na cloud dados que roubaram de utilizadores do Spotify. Foi um acidente

Um grupo de piratas informáticos compilou uma base de dados com cerca de 250.000 palavras-passe do Spotify e armazenaram os dados na cloud. No entanto, esqueceram-se de proteger o armazenamento com uma palavra-passe. De acordo com …

Disney vai colocar em lay-off mais de 30.000 trabalhadores em 2021

A gigante norte-americana Walt Disney Company anunciou esta semana que vai colocar em regime de lay-off 32.000 trabalhadores no primeiro semestre de 2021 devido às quebras financeiras causadas por causada da pandemia de covid-19. A …

Ventura responde a Rodrigues dos Santos (e os ânimos à direita tornam-se cada vez mais ácidos)

Depois de Francisco Rodrigues dos Santos ter afirmado, em entrevista ao Sol, que o CDS "não fará alianças políticas com o partido Chega", André Ventura reagiu em tom irónico: "Como é que o Chega conseguirá …