40 cidades assinalam hoje Dia Europeu sem Carros

loesenlodewijk / Flickr

Mais de 40 localidades portuguesas aderiram ao Dia Europeu sem Carros, que se assinala esta segunda-feira no âmbito da Semana Europeia da Mobilidade e visa sensibilizar a população e autoridades para a necessidade de reduzir o tráfego rodoviário.

De acordo com informação disponibilizada no site oficial da Semana Europeia da Mobilidade, este ano aderiram ao Dia Europeu sem Carros 44 localidades portuguesas.

Entre as 44 localidades estão Lisboa, Santarém, Viseu, Vila Real, Braga, Beja, Faro, Aljustrel, Angra do Heroísmo, Funchal, Trofa, Leiria e Ponta Delgada.

Em Aljustrel, atividades desportivas e sobre segurança rodoviária, pinturas, colagens e distribuição de “kits” didáticos para construção de carrinhos movidos a energia solar vão marcar o Dia Europeu Sem Carros.

Naquela vila, entre as 09:00 e as 17:00 de segunda-feira será fechado ao trânsito um troço da Avenida da Liberdade, onde irão decorrer as atividades.

Na Trofa, o Largo Costa Ferreira vai ser palco, durante todo o dia, de ações que “fomentam a adoção de hábitos que respeitam e protegem o meio ambiente”.

Entre as 10:00 e as 17:00 vão decorrer rastreios de saúde, aulas abertas de zumba e ginástica de manutenção sénior, ‘test drive’ de veículos elétricos e híbridos e bicicletas.

Em Beja, entre as 09:00 e as 23:30, haverá algumas restrições no trânsito no Largo de São João, na rua Dr. Brito Camacho e num pequeno troço do Jardim do Bacalhau.

No mesmo dia, irá decorrer no Teatro Municipal Pax Julia a conferência aberta “Semana da Mobilidade e Cidade de Excelência” e uma palestra sobre “O papel da acessibilidade nas cidades de excelência turística”.

Sessenta e dois municípios portugueses estão envolvidos, desde terça-feira, nas iniciativas da Semana Europeia de Mobilidade, iniciativa do Conselho Europeu que se prolonga até segunda-feira.

A 13.ª edição da Semana Europeia de Mobilidade assinala-se em 1.712 cidades, que integram uma lista liderada pela Áustria, Espanha, Hungria e Itália.

O tema deste ano é “As Nossa Ruas, A Nossa Escolha” e pretende envolver os cidadãos para uma mobilidade sustentável e para uma vida saudável nas cidades.

/Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Morreu um dos jovens infetados com peste negra na Mongólia

Morreu um dos jovens infetados com peste bubónica, também conhecida como peste negra, na Mongólia. O rapaz contraiu a doença depois de ter comido carne de marmota. Um jovem de 15 anos morreu, esta segunda-feira, vítima …

PCP quer Costa no Parlamento de 15 em 15 dias (e não vai contribuir para acabar com os debates quinzenais)

O PCP não concorda que será o fim da democracia caso os debate quinzenais passem a mensais. No entanto, não vai contribuir para acabar com este modelo. Ao Expresso, o deputado comunista António Filipe Duarte garantiu …

"Espero contar tudo o que sei". Cientista chinesa fugiu da China para alertar que "não temos muito tempo"

A virologista chinesa Li-Meng Yan, que fugiu para os Estados Unidos, deu uma segunda entrevista à Fox News, na qual alertou que "não temos muito tempo".   Li-Meng Yan, especialista em virologia e imunologia, era uma …

Galp perde 60 milhões de euros em negócios não autorizados

A Galp perdeu 60 milhões de euros em negócios não autorizados com licenças de CO2. A petrolífera já avançou com ações disciplinares e uma auditoria. A Galp informou que foram identificadas transações, não autorizadas pela empresa, …

"Bandeira vermelha". Tóquio em alerta máximo após aumento de novas infeções

A capital do Japão, Tóquio, com 14 milhões de habitantes, está no nível mais alto de alerta para o novo coronavírus após um aumento dos casos registados. “Os especialistas disseram-nos que a situação das infeções está …

Operação Saco Azul. Empresas "zombie" terão desviado 1,8 milhões do Benfica

O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, e a SAD do clube lisboeta foram constituídos arguidos pelo crime de fraude fiscal, no âmbito da operação ‘saco azul’, confirmou esta terça-feira à agência Lusa fonte oficial …

Maçãs com preços em alta, menos vinho e cerveja a estragar-se (os efeitos da pandemia)

A pandemia de covid-19 está a levar milhares de litros de cerveja a estragar-se, enquanto os produtores de vinho temem uma quebra na produção e, logo, nos lucros. Enquanto isso há menos maçãs e mais …

TAD anula sanção de cinco jogos à porta fechada ao Benfica

O Tribunal Arbitral do Desporto (TAD) deu provimento ao recurso do Benfica e revogou a sanção de cinco jogos à porta fechada imposta pela Federação Portuguesa de Futebol (FPF) ao clube, pelo apoio prestado a …

Costa vira à esquerda, mas Catarina Martins diz que "não pode ser só conversa"

Esta quarta-feira, António Costa lança as negociações para o Orçamento do Estado para 2021 com os partidos que, até aqui, foram seus aliados. O primeiro-ministro insiste que o caminho da sua governação passa por entendimentos à …

No novo ano letivo, a Educação Física continua a ser maior incógnita

No início de julho, o Ministério da Educação anunciou algumas orientações sobre o próximo ano letivo que não contemplavam a Educação Física e o futuro da disciplina continua a ser uma incógnita.  Nas escolas, a falta …