Quatro membros do La Manada envolvidos em nova acusação de abuso sexual

Kai Foersterling / EPA

Milhares de pessoas protestaram em várias cidades espanholas contra a sentença do caso “La Manada”

Quatro membros do grupo La Manada voltam a estar no centro da polémica por outro alegado caso de abuso sexual, desta vez de uma jovem de 21 anos nas festas de Torrecampo, em Córdova.

De acordo com o El País, uma juíza de Pozoblanco, Córdova, acusou quatro dos cinco membros do grupo conhecido por “La Manada” de terem abusado sexualmente de uma jovem de 21 anos, em maio de 2016, nas festas de Torrecampo.

Este é um caso semelhante ao ocorrido, apenas dois meses depois, contra uma jovem de 18 anos durante as festas de San Fermín, em Pamplona, pelo qual foram condenados a nove anos de prisão por abuso sexual.

O jornal escreve que estes quatro homens estão acusados de alegados abusos sexuais e de crime contra a privacidade desta mulher que se encontrava inconsciente no interior de um automóvel.

A juíza considera que se tratou de um crime contra a privacidade porque os acusados gravaram com um telemóvel os alegados abusos, tendo-os difundido de seguida em vários grupos do WhatsApp, referindo-se à rapariga como “A Bela Adormecida”.

Na mesma acusação, do passado dia 21 de setembro, um dos quatro membros do grupo, o militar Alfonso Cabezuelo, é ainda acusado de um crime de maus tratos, por alegadamente ter bofeteado a vítima quando esta se recusou a fazer-lhe sexo oral.

Este caso foi descoberto, precisamente, durante a instrução do processo de Pamplona. O juiz responsável alertou para a existência de um vídeo de abusos a uma outra jovem nos telemóveis destes homens.

Nas imagens, a juíza confirmou que se pode ver os suspeitos a apalpar e a beijar a vítima, quando esta se encontrava num profundo estado de inconsciência. A jovem de 21 anos não se lembrava de nada do que tinha acontecido dentro do carro.

Em declarações ao jornal espanhol, Jesús Pérez, advogado do guarda civil deste grupo, explica que “não estão de acordo com os factos relatados no auto da juíza, que contêm contradições muito sérias e evidentes”, acrescentando que estão a pensar recorrer. A defesa dos restantes membros do “La Manada” não tem essa intenção.

Desde junho que quatro destes homens se encontram em liberdade condicional, tendo ficado ainda sujeitos ao pagamento de uma fiança de seis mil euros, obrigatoriedade de comparecer no tribunal da sua residência três dias por semana, retirada do passaporte, proibição de sair do território nacional sem autorização judicial e de se dirigirem à Comunidade de Madrid, local onde mora a vítima, estando ainda proibidos de entrar em contacto com a mesma.

O membro do grupo, que não se encontrava presente neste novo episódio de abuso, continua preso por ter roubado uns óculos de sol numa loja no centro de Sevilha.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Refrigerantes light causam o mesmo risco de doenças cardíacas que bebidas normais

Um novo estudo da Universidade Sorbonne, em Paris, descobriu que bebidas adoçadas artificialmente - como as light, diet e zero - podem ser tão prejudiciais para o coração quanto os refrigerantes normais. Os investigadores, que acompanharam …

“Monstro patológico”. Documento revela que Henrique VIII planeou decapitação de Ana Bolena

Uma equipa de investigadores encontrou um livro que contém instruções específicas do rei Henrique VIII que mostram que o monarca queria que a sua segunda esposa, Ana Bolena, fosse executada. Neste documento, o rei Henrique VIII …

Robô humanóide sem cabeça empilha e carrega caixas (e já está à venda)

A fabricante de robôs Agility construiu um robô humanóide bípede chamado Digit, que consegue carregar caixas e que está a ser vendido por 250 mil dólares. De acordo com o TechXplore, o robô Digit foi projetado …

Porto 2-0 Olympiacos | Chama do “dragão” trava gregos

O FC Porto venceu na noite desta terça-feira o Olympiacos por 2-0, numa partida relativa à segunda jornada do Grupo C da Liga dos Campeões, sob o olhar dos cerca de 3750 adeptos que se …

Antigos maias construíram filtros de água sofisticados (capazes de funcionar nos dias de hoje)

De acordo com uma pesquisa da Universidade de Cincinnati (UC), os antigos maias da cidade de Tikal construíram sofisticados filtros de água através do uso de materiais naturais importados. Os investigadores da UC descobriram evidências de …

Como é que as pandemias acabam? A História sugere que as doenças vêm para ficar (durante milénios)

Uma combinação de esforços de saúde pública para conter e mitigar a pandemia veio ajudar a controlá-la. No entanto, epidemiologistas acreditam que as doenças infeciosas, como é o caso da covid-19, nunca desaparecem.  Ao longo dos …

ONG identifica entidades norte-americanas como "cúmplices" da destruição da Amazónia

Seis instituições financeiras norte-americanas são apontadas como "cúmplices" da destruição ambiental na Amazónia brasileira, assim como da violação dos direitos das comunidades indígenas da região, segundo um relatório de organizações não-governamentais (ONG). Um estudo elaborado pela …

OE2021. Uma morte anunciada da geringonça e o temor das coligações negativas

Já há confirmação de que a proposta do Orçamento do Estado para 2021 vai ser aprovada na generalidade, esta quarta-feira. O primeiro-ministro já só pensa na discussão na especialidade, na qual se avizinham os maiores …

Mulheres foram despidas em aeroporto do Catar para ver se tinham dado à luz recentemente

Várias passageiras australianas foram submetidas a um exame ginecológico após ter sido descoberto um bebé recém-nascido abandonada na casa de banho do Aeroporto Internacional de Hamad, em Doha, no Catar. O voo da Qatar Airways deveria …

Memória ou glorificação? Discurso escrito à mão por Hitler vendido na Alemanha por 34.000 euros

Um discurso que o ditador Adolf Hitler escreveu em 1939 foi vendido em leilão, na semana passada, na Alemanha, por 34.000 euros, noticia a agência noticiosa AP. De acordo com a revista norte-americana Vice, que cita …