Quatro membros do La Manada envolvidos em nova acusação de abuso sexual

Kai Foersterling / EPA

Milhares de pessoas protestaram em várias cidades espanholas contra a sentença do caso “La Manada”

Quatro membros do grupo La Manada voltam a estar no centro da polémica por outro alegado caso de abuso sexual, desta vez de uma jovem de 21 anos nas festas de Torrecampo, em Córdova.

De acordo com o El País, uma juíza de Pozoblanco, Córdova, acusou quatro dos cinco membros do grupo conhecido por “La Manada” de terem abusado sexualmente de uma jovem de 21 anos, em maio de 2016, nas festas de Torrecampo.

Este é um caso semelhante ao ocorrido, apenas dois meses depois, contra uma jovem de 18 anos durante as festas de San Fermín, em Pamplona, pelo qual foram condenados a nove anos de prisão por abuso sexual.

O jornal escreve que estes quatro homens estão acusados de alegados abusos sexuais e de crime contra a privacidade desta mulher que se encontrava inconsciente no interior de um automóvel.

A juíza considera que se tratou de um crime contra a privacidade porque os acusados gravaram com um telemóvel os alegados abusos, tendo-os difundido de seguida em vários grupos do WhatsApp, referindo-se à rapariga como “A Bela Adormecida”.

Na mesma acusação, do passado dia 21 de setembro, um dos quatro membros do grupo, o militar Alfonso Cabezuelo, é ainda acusado de um crime de maus tratos, por alegadamente ter bofeteado a vítima quando esta se recusou a fazer-lhe sexo oral.

Este caso foi descoberto, precisamente, durante a instrução do processo de Pamplona. O juiz responsável alertou para a existência de um vídeo de abusos a uma outra jovem nos telemóveis destes homens.

Nas imagens, a juíza confirmou que se pode ver os suspeitos a apalpar e a beijar a vítima, quando esta se encontrava num profundo estado de inconsciência. A jovem de 21 anos não se lembrava de nada do que tinha acontecido dentro do carro.

Em declarações ao jornal espanhol, Jesús Pérez, advogado do guarda civil deste grupo, explica que “não estão de acordo com os factos relatados no auto da juíza, que contêm contradições muito sérias e evidentes”, acrescentando que estão a pensar recorrer. A defesa dos restantes membros do “La Manada” não tem essa intenção.

Desde junho que quatro destes homens se encontram em liberdade condicional, tendo ficado ainda sujeitos ao pagamento de uma fiança de seis mil euros, obrigatoriedade de comparecer no tribunal da sua residência três dias por semana, retirada do passaporte, proibição de sair do território nacional sem autorização judicial e de se dirigirem à Comunidade de Madrid, local onde mora a vítima, estando ainda proibidos de entrar em contacto com a mesma.

O membro do grupo, que não se encontrava presente neste novo episódio de abuso, continua preso por ter roubado uns óculos de sol numa loja no centro de Sevilha.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Dois satélites "reformados" podem estar prestes a colidir na órbita da Terra

Dois satélites desativados passarão muito próximos um do outro em 29 de janeiro e, de acordo com a empresa de rastreamento de satélites LeoLabs Inc, há uma probabilidade de 1 em 100 de colidirem. Embora a …

FC Porto 2-1 Gil Vicente | “Dragão” afasta crise com reviravolta

O FC Porto voltou a sorrir. Após dois desaires – ambos diante do Braga – nos últimos três jogos, os “azuis-e-brancos” regressaram aos triunfos e derrotaram o Gil Vicente por 2-1 esta terça-feira, num embate …

Aeroporto de Southampton tem uma equipa canina para acalmar os passageiros

O Aeroporto de Southampton, no Reino Unido, tem uma equipa canina para acalmar os nervos dos passageiros que não gostam muito de andar de avião. Se alguma vez aterrar em Southampton, no Reino Unido, não se admire …

"Padres-robôs" dão bênçãos, fazem casamentos e até funerais

A Inteligência Artificial está a pavimentar o seu caminho em várias religiões espalhadas pelo mundo. "Padres-robôs" são capazes de dar bênçãos, fazer casamentos e até funerais. Há um novo padre em Kodaiji, um templo budista com …

Livro sugeria que o 11 de setembro tinha sido "orquestrado pela CIA". Editora obrigada a corrigir

A editora francesa Ellipses Publications teve que corrigir um livro de História no qual era sugerido que os ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, nos Estados Unidos (EUA), foram "orquestrados pela CIA". Segundo noticiou …

Paulo Coelho vai destruir rascunho de livro infantil escrito com Kobe Bryant

O escritor brasileiro Paulo Coelho anunciou hoje que pretende apagar o rascunho de um livro infantil que se encontrava a escrever em conjunto com o antigo basquetebolista norte-americano Kobe Bryant, que morreu no domingo num …

Encontrado famoso navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos

Os destroços de um navio que desapareceu misteriosamente no Triângulo das Bermudas há 95 anos foram descobertos na costa da Florida, nos Estados Unidos. O SS Cotopaxi - um navio mercante norte-americano - deixou Charleston, na …

Ana Gomes diz que diretiva europeia sobre branqueamento de capitais é aplicável a Rui Pinto

A ex-eurodeputada socialista Ana Gomes disse hoje em Lisboa que pode aplicar-se ao ‘hacker’ Rui Pinto a diretiva europeia sobre branqueamento de capitais e financiamento do terrorismo, sem esperar pela transposição de legislação sobre o …

"Há grandes chances de Jesus sair em maio para o FC Porto", diz Carlos Alberto

Carlos Alberto, atual comentador desportivo e antigo jogador do FC Porto, acredita que os 'dragões' vão avançar para a contratação de Jorge Jesus, em maio. Recentemente, a ideia de Jorge Jesus no FC Porto tem ganho …

Raras lesmas cor-de-rosa fluorescente sobreviveram aos incêndios na Austrália

Uma rara espécie de lesma cor-de-rosa fluorescente (Triboniophorus aff. graeffei) conseguiu sobreviver aos incêndios que assolaram a Austrália no início de janeiro e que deixaram milhões de animais mortos e outros tantos sem abrigo. Tratam-se …