//

4,5 milhões para americano alvejado pela polícia em manifestação

Spud4X / YouTube

Scott Olsen, à direita, instantes antes de ser atingido na cara por uma granada de gás lacrimogéneo lançada pela polícia de Oakland

Scott Olsen, à direita, instantes antes de ser atingido na cara por uma granada de gás lacrimogéneo lançada pela polícia de Oakland

O norte-americano Scott Olsen, antigo combatente no Iraque, que foi ferido gravemente pela polícia durante uma manifestação anti-Wall Street, em Oakland, no Estado da Califórnia, em 2011, vai ser indemnizado em 4,5 milhões de dólares (3,3 milhões de euros).

O anúncio foi feito pelos advogados de Scott Olsen, que foi ferido gravemente no crânio, depois de ter sido alvejado por projéteis da polícia, durante a dispersão de uma manifestação, em 25 de outubro de 2011.

Olsen, de 26 anos, acolheu com alívio o acordo financeiro com as autoridades, mas garantiu que não compensa os seus ferimentos.

“De certeza que não substitui a parte do meu cérebro que está morta e que está perdida para sempre”, declarou site Democracy Now!.

Durante uma conferência de imprensa, realizada na sexta-feira perto do local onde foi alvejado, o antigo combatente deplorou a ação da polícia, depois de ter sobrevivido a duas missões no Iraque.

“Eu dizia-me que já não estava no Iraque, que estava relativamente em segurança, que ninguém ia disparar sobre mim, que não ia ser atacado”, afirmou.

“A polícia de Oakland provou-me que eu estava errado e sinto-me mais inseguro, de forma geral, particularmente quando estou perto das pessoas que era suposto que nos deviam proteger, acrescentou Olsen.

 

ZAP/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.