Mais de 350 empresas viram os seus planos de revitalização aprovados desde abril do ano passado, no âmbito do programa Revitalizar, de acordo com dados disponibilizados à Lusa pelo Ministério da Justiça.
Entre 21 de abril de 2016 e 09 de fevereiro deste ano, foram contabilizadas 352 empresas com “planos de recuperação homologados no âmbito de processos de revitalização”, segundo o gabinete de comunicação daquele ministério.
O programa Revitalizar foi lançado há cinco anos e consiste num plano integrado de apoios para ajudar as empresas que estão em risco de insolvência, mas que são consideradas economicamente viáveis.
De acordo com o Ministério da Justiça, os dados estatísticos são disponibilizados desde 21 de abril passado porque foi a data em que foi criado “com tipologia própria no SIRCOM, [Sistema Integrado do Registo Comercial”.
Com base nestes dados, conclui-se que outubro do ano passado foi o mês que registou o maior número de empresas a recorrer ao Processo Especial de Revitalização, num total de 57, sendo que em setembro este número atingiu as 43.
Em novembro, o número de empresas que viu o seu plano de recuperação homologado ascendeu a 40, sendo que em dezembro totalizou 32.
Desde que o ano começou, até 9 de fevereiro, foram aprovados 45 planos de recuperação, sendo que 37 registaram-se em janeiro.
// Lusa