30 mil pessoas na Europa podem fazer parte de redes de terrorismo

O diretor da Europol, Rob Wainwright, estimou em 30 mil o número de pessoas na Europa que pode integrar uma rede de terrorismo e lembrou que todos os países são alvos de potenciais ameaças.

Rob Wainwright alertou para a série de “ameaças complexas” que a Europa enfrenta com cerca de 30 mil pessoas a poderem pertencer a redes terroristas.

O diretor da Interpol falou sobre os potenciais números que afetam a Europa em entrevista a um canal de televisão búlgaro, onde referiu que nos últimos anos tem havido “uma explosão da atividade terrorista” na Europa, escreve o Express.

“Cerca de 30 mil pessoas na Europa são potencialmente parte de comunidades terroristas e as coisas não são claras: estas pessoas são inspiradas no Estado Islâmico, mas não são subordinadas a um Estado Islâmico”.

O diretor do Serviço Europeu de Polícia mostrou especial preocupação no que toca à quantidade de ameaças que os países enfrentam, entre as quais se encontram ciberataques e a existência de muitos grupos que se assemelham a máfias.

Os meios de comunicação búlgaros noticiaram paralelamente que, de acordo com um relatório apresentado no Parlamento, 800 pessoas viajaram da região dos Balcãs para a Síria e Iraque para se juntarem a esta rede de terrorismo.

Também o ex-ministro do Interior, Tsvetan Tsvetanov, de acordo com a agência de notícias EU Scoop, disse que a Europa precisa de combater a crescente ameaça de terrorismo que se faz sentir. Referindo-se aos números apresentados no relatório, Tsvetanov afirmou que “estão a tornar-se uma séria ameaça para a segurança na União Europeia”.

Wainwright, que se deslocou a Sofia para um encontro com os membros da comissão do Parlamento Europeu que acompanham o trabalho da Europol, assegurou que se têm feito melhorias significativas através da cooperação entre os países que constituem os Balcãs e a Europol, mas que há algumas lacunas no que diz respeito a informações cedidas por alguns daqueles países.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. E o que se espera desta Europa apinhada de islâmicos por todo o lado e que se reproduzem como ratos? Não serão os políticos os verdadeiros culpados de toda esta insegurança e irresponsabilidade?.

RESPONDER

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …

Bale não abdica de salário milionário e quer ficar em Madrid

Bale vai rejeitar todas as propostas que receber para sair do Real Madrid no final da temporada. O jogador não aceita uma redução do seu salário de 19 milhões de euros anuais. Gareth Bale não tem …

"Abuso da força é recorrente". Imprensa ucraniana levanta suspeitas sobre o SEF no aeroporto de Lisboa

A imprensa ucraniana tem estado a dar grande destaque à morte de Igor Homenyuk nas instalações do aeroporto de Lisboa. Em causa está a morte de um cidadão ucraniano que desembarcou no aeroporto de Lisboa, com …

Benfica pagou 34,2 milhões em comissões a intermediários. Sporting gastou metade

Entre os clubes portugueses, o Benfica foi quem mais gastou em comissões a intermediários. O FC Porto gastou 23,7 milhões de euros e o Sporting CP desembolsou 15,9 milhões. O SL Benfica foi o clube português …

EUA atingem recorde diário de 884 mortes. Quarentena chega aos campos de refugiados

Os Estados Unidos são, atualmente, o país do mundo com o maior número de casos de infeções pelo novo coronavírus: mais de 210 mil infetados. Os Estados Unidos registaram, esta quarta-feira, um novo recorde diário de …