270 novos casos de covid-19. Portugal regista uma única morte

António Cotrim / Lusa

Nas últimas 24 horas, Portugal registou mais 270 casos de infeção por covid-19, de acordo com o novo boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Foi registada uma única morte.

De acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) divulgado esta sexta-feira, foram registados nas últimas 24 horas mais 270 casos de infeção pelo novo coronavírus, totalizando 36.180 infetados no país desde o início da pandemia.

Dos 270 novos casos registados nas últimas 24 horas, 246 são na região de Lisboa e Vale do Tejo – 91% dos casos. Os restantes 24 novos infetados distribuem-se pelo Norte (17), Centro (cinco) e Algarve (dois). Alentejo, Açores e Madeira não registaram novos casos.

Até ao momento há 3.556 profissionais de saúde infetados pela covid-19, dos quais 505 médicos, 1.154 enfermeiros, 1.059 assistentes operacionais, 176 assistentes técnicos e 108 técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica.

Esta sexta-feira, o número de hospitalizações voltou a aumentar. Estão internados 440 doentes (mais 25 do que quinta-feira), sendo que, destes, 73 encontram-se nos cuidados intensivos (mais três).

Nas últimas 24 horas, morreu apenas uma pessoa vítima da pandemia de covid-19, totalizando 1.505 óbitos em Portugal. Era um homem entre os 70 os 79 anos que vivia na região Norte. A taxa de letalidade mantém-se nos 4,2%.

Portugal registou também 198 recuperados da covid-19, totalizando 22.200 pacientes recuperados no país.

Aguardam resultados laboratoriais 1.486 pessoas e estão em vigilância pelas autoridades de saúde mais de 30 mil.

“Podemos sempre comer um bom prato de sardinhas”

Na habitual conferência de imprensa diária da DGS, Jamila Madeira, secretária de Estado, assinalou que, em momento de festas em várias cidades do país, com os Santos Populares, os tradicionais arraiais populares estão proibidos. Jamila Madeira disse que “no quadro dos estabelecimentos de restauração não estão limitadas as opções gastronómicas”: “Podemos sempre comer um bom e cobiçado prato de sardinhas”.

Graça Freitas sublinhou que as medidas tomadas pelas autarquias nesta altura específica de festas populares municipais e que serão “reforçadas as regras de ocupação, permanência e distanciamento físico e de higiene dos estabelecimentos de prestação serviços, comércio, retalho e restauração”.

Há também restrições de horários para venda de bebidas alcoólicos e está interdita a ocupação das esplanadas (sem ser no setor da restauração) e do espaço público por “novo imobiliário urbano”.

Em Lisboa, Graça Freitas diz que as regras são para “todas as pessoas, singulares ou coletivas, que exerçam atividade comerciais no concelho e os cidadãos que usufruam dessa atividades”. Graça Freitas recomenda a “diversão possível, mas sem facilitar a trnsmissão do vírus”.

Questionada sobre os casamentos e comunhões, Graça Freitas explicou que as regras aplicáveis a essas cerimónias são as mesmas que se aplicam aos funerais. Quanto à festa, “também há regras que se aplicam à restauração e que se aplicam a estes acontecimentos”. “Podem dançar? Se estiverem distantes, o salão for grande e forem poucas pessoas, não podemos ser fundamentalistas. Não podemos celebrar estas festas como fazíamos antes”.

Sobre o atraso na reabertura dos ATL’s, a diretora-geral de saúde disse que as indicações nesta altura passam pela abertura a 15 de junho.

Quanto à peregrinação de 12 e 13 e junho em Fátima, Graça Freitas apelou que as pessoas “observem novas regras e novas formas de viver e de estar”: “Podemos rezar e peregrinar, mas sempre com uma nova forma de estar”. Graça Freitas deixa o “apelo a quem organiza e quem participa para que tenham muito cuidado”.

  ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Governo: voto contra do Bloco é "definitivo". Marcelo diz que chumbo provoca dissolução

O Governo afirmou este domingo que entendeu o anúncio de voto contra por parte do BE como “uma posição definitiva”, remetendo eventuais novas negociações com este partido para a fase da especialidade do Orçamento do …

Soldados do exército chinês alinhados.

Chinesas querem "empregos de homem" — mas o sistema educacional corta-lhes as asas

Várias escolas, academia e universidades chinesas impõe cotas que limitam o acesso de estudantes do sexo feminino. Mulheres têm de tirar notas mais altas do que os homens para entrar. Um pouco por todo o mundo …

"A Escola de Atenas", quadro de Rafael Sanzio.

Ideias da filosofia grega podem ter-nos conduzido às alterações climáticas

Algumas das ideias defendidas por antigos filósofos gregos podem ter conduzido a civilização rumo às alterações climáticas. Incêndios florestais causados por ventos crescentes e um calor sem precedentes cercaram Atenas, Grécia, no verão passado, cobrindo os …

Vizela 0-1 Benfica | Milagre de São Rafa no último suspiro

A ressaca pós-goleada frente ao Bayern, na Liga dos Campeões, foi difícil para o Benfica. Os comandados de Jorge Jesus sentiram muitas dificuldades frente a um Vizela que sabia que o seu adversário iria patentear …

Otoniel, o camponês paramilitar (e criminoso mais procurado da Colômbia) foi capturado

O governo da Colômbia anunciou este sábado a captura do narcotraficante mais procurado do país, Dairo Antonio Úsuga (com a alcunha de 'Otoniel'), por quem os Estados Unidos ofereciam uma recompensa de cinco milhões de …

"Tratam as doentes como histéricas". O longo caminho da Medicina até levar a sério a dor feminina está a custar vidas

Muitos dos avanços na medicina tiveram apenas metade da população em conta. Para além da falta de representação das mulheres nos estudos médicos, a dor e os relatos das pacientes são muitas vezes desvalorizados nas …

Bloco faz ultimato: vota contra o OE se até 4ª feira o Governo "insistir em impor recusas"

A coordenadora do Bloco de Esquerda, Catarina Martins, avisou este domingo que o BE votará contra o orçamento se até quarta-feira “o Governo insistir em impor recusas onde a esquerda podia ter avanços”, mantendo, no …

Nova faca de madeira é três vezes mais afiada do que as de aço - e pode ser lavada após ser usada

Através do uso de métodos alternativos, uma equipa de cientistas criou uma nova forma endurecida da madeira que pode ser transformada em facas afiadas. A equipa da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, refere que as …

Áustria planeia confinar quem não estiver vacinado contra covid-19

O governo austríaco anunciou que, se ocupação de camas de Unidades de Cuidados Intensivos com pacientes covid-19 atingir nível crítico, pessoas não imunizadas poderão sair de casa apenas em casos excepcionais, como compras essenciais e …

"Deixa os homens cantar". Ex-paraquedistas vaiam e pedem demissão do ministro da Defesa

Centenas de ex-paraquedistas vaiaram e pediram hoje a demissão do ministro da Defesa e do Chefe do Estado Maior do Exército durante a cerimónia militar nas comemorações do Dia do Exército, em Aveiro. A iniciativa, que …