Mais de 250 pessoas morreram a tirar uma selfie

Da próxima vez que estiver no cimo de um penhasco ou no topo de uma cascata, pronto para tirar uma selfie para partilhar nas redes sociais, tenha algum cuidado. Pode vir a ser a última coisa que faz em vida.

Segundo o Science Alert, que cita um estudo de investigadores do All India Institute of Medical Sciences, em Nova Deli, mais de 250 pessoas morreram, nos últimos seis anos, enquanto tiravam uma selfie.

A equipa analisou 259 mortes relacionadas com este tipo de fotografia, entre outubro de 2011 e novembro de 2017. Os resultados foram agora publicados na revista científica Journal of Family Medicine and Primary Care.

Deste número, os cientistas descobriram que a principal causa de morte foi afogamento, seguido por incidentes que envolvem transportes – por exemplo, ao tirar uma selfie à frente de um comboio que se estava a aproximar – e cair de alturas elevadas. Outras causas também estão relacionadas com animais, armas e eletrocussão.

“As mortes relacionadas com selfies tornaram-se um grande problema de saúde pública”, afirma Agam Bansal, autor principal do estudo, em declarações ao Washington Post.

“Se estiver apenas parado a tirar uma fotografia com alguma coisa ou alguém, isso não é prejudicial. Mas se a selfie está associada a um comportamento de risco, então é isso que a torna perigosa”, acrescenta.

O estudo descobriu que a Índia é o país que lidera a tabela com mais vítimas mortais, seguida por nações como a Rússia, os EUA e o Paquistão e ainda que este tipo de morte envolve pessoas muito jovens: mais de 85% das vítimas estava na faixa etária entre os 10 e os 30 anos de idade.

“O que me preocupa mais é que esta é uma causa de morte totalmente evitável. Fazer parte destes números só porque queremos a selfie perfeita, com muitos gostos, partilhas no Facebook, Twitter ou outras redes sociais, não acho que valha a pena comprometer a nossa vida por coisas dessas”.

Embora o número de mortes relatadas no estudo possa parecer alto, Bansal acredita que podem haver muitos mais casos que ainda não foram documentados ou reportados.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Famalicão 2-1 FC Porto | Dragões falham reentrada

O FC Porto ficou hoje com a liderança da I Liga portuguesa de futebol em risco, ao perder em casa do Famalicão, por 2-1, na 25.ª jornada, que marca o regresso após a paragem devido …

Empresas chinesas compram soja dos EUA apesar de suspensão imposta pelo Governo

Empresas estatais chinesas terão comprado pelo menos três carregamentos de soja aos Estados Unidos (EUA), mesmo após o Governo ter levantado uma suspensão. Esta surgiu depois de Washington afirmar que terminaria com o acordo comercial …

Musk quer bombardear Marte. Pode ser só um "pretexto" para enviar armas nucleares para o Espaço

O plano de Elon Musk de bombardear Marte é apenas um pretexto para o lançamento de armas nucleares para o Espaço, disse o diretor da agência espacial russa Roscosmos, Dmitry Rogozin. Bombardear Marte para tornar o …

Quase 20 mil toneladas de combustível derramadas em rio na Rússia

https://cache-igi.cdnvideo.ru/igi/video/2020/6/2/%D0%BD%D0%BE%D1%80%D0%B8%D0%BB%D1%8C%D1%81%D0%BA.mp4 Quase 20 mil toneladas de combustível foram acidentalmente derramadas num rio no extremo norte da Rússia, levando as autoridades a declarar uma situação de "emergência" e levantando preocupações entre ambientalistas e residentes. Em comunicado, a associação …

Mais verde e mais barato. Suécia segue a Alemanha e instala a primeira turbina eólica de madeira

A Suécia instalou uma nova e interessante turbina eólica: uma torre construída em madeira. A Alemanha também já tem esta nova tecnologia. Construída a partir de materiais de fontes sustentáveis e que oferecem desempenho comparável às …

Já não mostra só as filas do supermercado. App "Posso ir?" também diz se pode ir à praia

A aplicação móvel que permite aos utilizadores consultar as filas e as afluências aos supermercados também mostra como está a praia. Agora, a aplicação "Posso ir?" vai também dizer-lhe se é ou não prudente ir dar …

Discurso xenófobo. Na Áustria, "a islamofobia tornou-se uma forma dominante de racismo"

A Áustria regista um aumento preocupante do discurso xenofóbico, em particular em relação aos muçulmanos e refugiados, alerta um relatório do Conselho da Europa. A Comissão do Conselho da Europa contra o Racismo e a Intolerância …

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia é uma invenção

Um em cada quatro russos acredita que a pandemia de coronavírus é uma invenção, de acordo com uma pesquisa realizada pela Escola Superior de Economia de Moscou (HSE). Segundo avançou o site de notícias RBC, citado …

"Botellón" está de volta a Lisboa. Ajuntamentos sem controle podem estar a espalhar o vírus

Há cada vez mais ajuntamentos de jovens em Lisboa, nomeadamente nos bairros típicos, mas também em locais como bombas de gasolina, para o convívio e o consumo de álcool. Um tipo de comportamento que está …

Trump negou ter-se abrigado num bunker da Casa Branca por causa dos protestos

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Donald Trump, negou esta quarta-feira ter sido escoltado para um 'bunker' na Casa Branca, devido aos protestos pela morte de George Floyd, alegando ter ido lá apenas para inspecionar …