200 autarquias já estão a dar 25 dias de férias. Esquerda quer alargar a toda a função pública

alancleaver_2000 / Flickr

São já quase 200 as autarquias que, ao longo deste último ano e meio, assinaram acordos coletivos que permitem aos seus funcionários recuperar os três dias úteis de férias extra cortado durante o período da troika.

Segundo o Diário de Notícias, através destes acordos coletivos de empregador público (ACEP), vários funcionários da administração local puderam gozar 25 dias úteis de férias já este ano.

Ainda assim, o número irá aumentar consideravelmente no próximo ano, à luz da maratona de acordos que o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Local (STAL), o Sindicato dos Trabalhadores da Administração Pública (Sintap/Fesap) e o Sindicato dos Quadros Técnicos do Estado (STE) assinaram nestes últimos meses com autarquias de norte a sul do país.

Entre câmaras, juntas de freguesia, comunidades intermunicipais e empresas municipais, José Abraão, secretário-geral do Sintap/Fesap, estima que, neste momento, estejam já abrangidos cerca de metade dos trabalhadores da administração local. Os últimos dados oficiais davam conta da existência de 114.664 funcionários no segundo trimestre de 2018.

Apesar de o conteúdo não ser exatamente igual em todos os ACEP, todos têm em comum a reposição dos 25 dias úteis de férias, indexando o acréscimo de três dias, retirados em 2014, à obtenção de nota positiva na avaliação de empenho no ciclo avaliativo anterior.

De acordo com o mesmo jornal, há ainda acordos que recuperam também a majoração de dias de férias atribuídas aos funcionários em função da idade, outros que oferecem o dia de aniversário ao trabalhador e ainda os que instituem como tolerância de ponto várias datas em que é habitual ser concedida esta pausa como o dia de Carnaval, véspera de Natal ou fim do ano.

Esquerda quer alargar

O Bloco de Esquerda, o PCP e o PAN já apresentaram mais do que uma vez propostas para que os trabalhadores – do setor público e do setor privado – voltem a ter 25 dias úteis de férias. No entanto, nesta matéria, o PS junta-se ao PSD e ao CDS, impedindo que as iniciativas avancem.

Segundo o DN, o tema não está, no entanto, esquecido. Aliás, no próximo mês, quando o pacote de alterações ao Código de Trabalho começar a ser discutido na especialidade, os diplomas deverão ser recuperados.

Ao jornal, José Soeiro, deputado do Bloco, afirmou que a proposta foi de novo apresentada (e chumbada) quando foram discutidas (na generalidade) aquelas alterações e adiantou que será “retomada como proposta de alteração na especialidade“.

ZAP //

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Cientistas captam imagens extremamente raras de um peixe a devorar um tubarão inteiro

https://vimeo.com/374136378 Os tubarões são dos animais mais temidos nos oceanos, mas naquela que é uma verdadeira troca de papéis, um tubarão foi devorado por completo por um peixe das profundezas do mar. Um vídeo publicado pela US …

Há uma nova maneira de medir a gravidade da Terra

Uma equipa de cientistas descobriu uma nova forma única de medir a gravidade da Terra. O método anterior envolvia medir a influência da gravidade nos átomos, rastreando a rapidez com que os átomos caíam. O problema …

Detetado pela primeira vez vapor de água na Europa, a lua de Júpiter

Uma equipa internacional de cientistas confirmou a presença de vapor de água na superfície de Europa, um dos quatro satélites naturais de Júpiter, revelou a agência espacial norte-americana (NASA). "Os elementos químicos essenciais (carbono, hidrogénio, …

Pela primeira vez, uma astronauta corrige página da Wikipédia a partir do Espaço

Pela primeira vez na história da Humanidade, a astronauta norte-americana Christina H. Koch fez a edição de uma página da Wikipedia na Internet a partir da Estação Espacial Internacional (EEI), enquanto orbitava o planeta Terra. A …

Rover Mars 2020 vai procurar fósseis microscópicos

Cientistas do rover Mars 2020 da NASA descobriram o que poderá ser um dos melhores locais para procurar sinais de vida antiga na Cratera Jezero, onde o veículo vai pousar no dia 18 de fevereiro …

MP quer passar a ouvir todas as crianças expostas a violência doméstica

A procuradora-geral da República quer que os magistrados do Ministério Público peçam sempre ao juiz de instrução criminal que as crianças expostas a violência doméstica sejam ouvidas em tribunal para memória futura. A procuradora-geral da República, …

Greta Thunberg no Parlamento entre final do mês e início de dezembro

A ativista sueca aceitou participar numa sessão na Assembleia da República, em Lisboa, promovida pela comissão parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, que se realizará entre o final deste mês e início de …

Phineas Fisher. O "hacker fantoche" que está a pagar para piratearem bancos e petrolíferas

Phineas Fisher é um hackers mais infames do mundo e procura agora renovar esse estatuto ao oferecer 100 mil dólares a quem piratear instituições capitalistas, como bancos e empresas petrolíferas. O hacker ficou conhecido após ter …

Conselho Superior da Magistratura arquiva processo disciplinar a Carlos Alexandre

O Conselho Superior da Magistratura decidiu arquivar o processo disciplinar relativo ao juiz do Tribunal de Instrução Criminal por declarações sobre o sorteio da fase de instrução do processo Operação Marquês. "O plenário de hoje do …

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …