Família celebra 23 casamentos em apenas um mês. Tudo para obter casas do Estado

Numa pequena cidade do leste da China, 11 membros da mesma família casaram-se e divorciaram, no espaço de um mês, para obter casas pagas pelo Estado.

Uma parte dos moradores de Feijichangjiao, uma localidade da província de Zhejiang, no leste da China, foram obrigados a abandonar as suas casas em consequência das grandes obras públicas programadas para a cidade. Para compensar as famílias lesadas, o estado ofereceu um apartamento de 40 metros quadrados a qualquer pessoas registada no Arquivo Civil como residente da área em que aconteceriam as obras.

O principal suspeito do esquema, identificado como “Pan”, terá tido conhecimento do programa do Governo chinês e decidiu casar com a ex-mulher. Pan divorciou-se seis dias depois, mas não sem antes se registarem como residentes da cidade. Depois de registados, era interposto o processo de divórcio e encetado um novo matrimónio, agora com outro membro da família.

Como queria que outros membros da sua família beneficiassem da medida do Estado chinês, Pan casou-se e divorciou-se, em menos de 15 dias, da sua cunhada e de uma irmã desta. A sua ex-mulher também se casou novamente, desta vez com outro ex-marido.

Segundo o Independent, no total, 11 pessoas da mesma família – incluindo primos, irmãs e irmãos – protagonizaram 23 matrimónios e divórcios fictícios antes que as autoridades descobrissem o esquema fraudulento.

O esquema da família foi descoberto na semana passada, depois de o comité que acompanha o programa de realojamento na cidade ter apresentado queixa na polícia. Todos os envolvidos demonstraram arrependimento.

Agora, todos os 11 membros da família estão formalmente acusados de fraude. Quatro deles foram detidos, mas os restantes foram libertados sob fiança.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

"Em Casa d’Amália": RTP comemora cententário da fadista

A Fundação Amália Rodrigues junta-se à RTP para assinalar o centenário da fadista. O programa Em Casa d’Amália tem estreia marcada para a próxima sexta-feira (10) e reúne várias figuras da música portuguesa da atualidade. O …

Desapareceram 21 milhões de números de telefone na China. Mas o mistério foi resolvido

O porta-voz de uma das três maiores operadoras chinesas confirmou o desaparecimento dos utilizadores, mas deu uma explicação para este mistério. Nos últimos dias, surgiram vários relatos de notícias que davam conta de que, entre janeiro …

Mercadona doa 20 mil quilos de chocolate aos profissionais de saúde e aos mais carenciados

A Mercadona anunciou, esta quarta-feira, a doação de 20 mil quilos de chocolate ao Banco Alimentar Contra a Fome do Porto. O objetivo é proporcionar uma Páscoa mais doce aos mais carenciados e aos que …

"Paciente 1" em Itália recupera (e dá as boas-vindas a Giulia, a sua filha recém-nascida)

Giulia, a filha recém-nascida do "paciente 1" de Itália, veio para trazer alguma esperança ao país, em plena pandemia de covid-19. Mattia, de 38 anos, foi internado no dia 20 de fevereiro no hospital de Codogno, …

Investigadores transformaram o coronavírus em música (e já o podemos ouvir)

Uma equipa de investigadores do Instituto de Tecnologia de Massachussets (MIT) conseguiu transformar em som a estrutura da proteína spike, que permite que o novo coronavírus adira às células para infetá-las. Até agora, já pudemos ver …

Autoeuropa quer recorrer ao lay-off (e retomar produção a 20 de abril)

A administração da Autoeuropa quer promover um regresso gradual ao trabalho a partir de 20 de abril, pretendendo recorrer ao lay-off simplificado para os trabalhadores que não regressem ao trabalho nessa data. “O regresso ao trabalho …

Ex-mulher de astronauta acusada de mentir sobre o "primeiro crime espacial"

A ex-mulher da astronauta da NASA Anne McClain, Summer Worden, foi acusada formalmente de mentir sobre o "crime espacial" que McClain terá cometido. Em agosto de 2019, o jornal norte-americano The New York Times noticiou que …

Em Singapura, os parques de estacionamento são agora quintas urbanas

A pandemia de covid-19 está a obrigar alguns países a adaptarem-se. É o caso de Singapura, que está a transformar os parques de estacionamento em quintas urbanas para aumentar a produção alimentar. Só 1% do território …

O empresário mais odiado do mundo quer sair da prisão (para desenvolver um medicamento para a covid-19)

Martin Shkreli, o empresário mais odiado do mundo, quer sair brevemente da prisão para ajudar a desenvolver um tratamento para a covid-19. Num artigo publicado no site da empresa de Shkreli, Prospero Pharmaceuticals, juntamente com outros …

Ceferin acusado de ganância. "Manter a Liga dos Campeões foi um ato criminoso irresponsável"

O primeiro-ministro da Eslovénia, Janz Jansa, teceu duras críticas à forma como a UEFA e o seu presidente, Aleksander Ceferin, lidaram com a fase inicial da pandemia de covid-19. "Manter a Liga dos Campeões foi um …