21% das pessoas acha que as suas passwords não têm valor para os criminosos

HckySo / Flickr

-

De acordo com uma investigação realizada pela Kaspersky Lab e pela B2B International, 21% das pessoas afirma que as suas passwords não têm qualquer valor para os cibercriminosos.

A empresa especialista em segurança alerta porém que as senhas, que protegem dados pessoais, e até mesmo dinheiro, se forem roubadas, podem afectar não só os próprios utilizadores, mas também os seus contactos.

De acordo com a Kaspersky, um e-mail comprometido dá aos golpistas acesso a todos os serviços que a que utilizador tenha ligação – nomeadamente devido aos mecanismos de recuperação de password baseados no e-mail.

Por outro lado, uma conta comprometida numa rede social domo o Facebook ou LinkedIn torna possível ao intrusos espalhar publicidade, spam e links maliciosos em nome do utilizador afectado.

Já os códigos de acesso de uma loja online dão aos cibercriminosos a oportunidade de furtar os dados financeiros do utilizador — e gastar o seu dinheiro.

Apesar disto, apenas cerca de metade dos utilizadores (52%) consideram que as suas passwords são uma informação valiosa, que não gostaria de ver nas mãos de criminosos cibernéticos.

21% dos utilizadores acredita mesmo que elas não têm qualquer valor para os hackers.

A investigação mostra ainda que os internautas muitas vezes escolhem o caminho mais fácil ao criar e armazenar as suas senhas.

Apenas 26% dos respondentes criam uma password diferente para cada conta, enquanto apenas 6% dos entrevistados usam um software especial de armazenamento de passwords.

18% dos utilizadores toma nota das suas passwords num caderno, agenda ou bloco de notas, 11% armazenam as passwords num ficheiro no seu próprio computador e 10% guardam uma nota perto do computador.

17% das pessoas partilham livremente as suas passwords de contas pessoais com membros da família e amigos.

Entretanto, as estatísticas mostram que o roubo de passwords é uma ocorrência comum.

“Uma senha é como a chave da sua casa”, diz Peter Aleshkin, gestor de marketing para mercados emergentes da Kaspersky Lab, “e não nos passaria pela cabeça deixar a porta de casa destrancada ou deixar a chave onde qualquer pessoa pudesse pegar nela e entrar”, acrescenta Aleshkin.

Porque o fazem então os utilizadores com as chaves da sua vida online?

B!T

PARTILHAR

RESPONDER

Descobertos "quasares frios" que podem reescrever como as galáxias morrem

Durante a 234.ª reunião da Sociedade Astronómica Americana em St. Louis, Allison Kirkpatrick, professora assistente de física e astronomia da Universidade do Kansas, anunciou a sua descoberta de "quasares frios" - galáxias com abundância de …

Mulher forçada a dar à luz bebé sem crânio devido às leis antiaborto americanas

Devido à estrita legislação antiaborto americana, uma mulher foi obrigada a dar à luz o seu filho que tinha anencefalia, uma malformação que consiste na ausência de cérebro. O caso está a trazer ao de cima …

O vulcão de gelo do planeta Ceres formou-se a partir de uma bolha de lama salgada

Quando a sonda Dawn da NASA chegou a Ceres, avistou várias características marcantes, incluindo Ahuna Mons, a maior montanha do planeta anão. Tem uma altura máxima de cerca de 5 quilómetros. Dado que Ceres é inferior …

“A reforma da floresta está para o Governo como o Alqueva esteve para Guterres”

O ministro da Agricultura compara as dificuldades de implementação da reforma da floresta às enfrentadas há 20 anos pelo projeto do Alqueva e apela à continuidade destas políticas com reflexos nas próximas décadas. “A reforma da …

Quase 4.000 idosos agredidos em três meses

Entre janeiro e março deste ano, a PSP identificou 3778 vítimas de agressão em 3684 casos de violência contra idosos, escreve o Jornal de Notícias. De acordo com o diário, que avançou com os números …

Benfica vence Sporting na negra e sagra-se campeão de futsal

O Benfica sagrou-se campeão nacional de futsal, ao bater em casa o Sporting, por 4-3, no quinto e último jogo da final, disputado no Pavilhão da Luz, em Lisboa. Raul Campos, que marcou por duas vezes …

Quimioterapia por spray é a nova esperança no tratamento de cancro

Hospitais franceses estão a testar um novo tratamento para cancro do estômago. A técnica desenvolvida em 2013 está agora a ser testada, mas os resultados são promissores. "A quimioterapia clássica era horrível… mas com este tratamento, …

As brilhantes "lágrimas azuis" dos mares chineses são tóxicas (e estão a crescer)

As luzes azuis que pintam os mares chineses, muitas vezes chamadas de "lágrimas azuis", podem ser vistas depois de escurecer em muitas praias da China e tornaram-se, recentemente, numa grande atração turística. Nas noites de verão, …

PCP teme maioria absoluta de Costa. Se o PS tiver "mãos livres", há risco de retrocesso

O secretário-geral do PCP afirmou este sábado que se o PS tiver “as mãos completamente livres”, o país corre o risco de retroceder nas conquistas dos direitos alcançados e as imposições de Bruxelas serão sempre …

No Japão, pilotar drones enquanto bêbado dá prisão

Os drones revolucionaram a fotografia, ajudaram na conservação, transportaram órgãos para transplantes e até já ajudaram em missões de busca e salvamento. Mas as máquinas voadoras controladas remotamente nem sempre são usadas para o bem. Também …