Portugal com mais 2072 novos casos de covid-19. Há mais 7 óbitos a registar

Angelo Carconi / EPA

Portugal regista, esta quarta-feira, mais sete óbitos e 2072 novos casos de infeção de covid-19, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da DGS, dos 2072 novos casos – um novo recorde –, 1001 são na região Norte e 802 na região de Lisboa e Vale do Tejo. No Centro há mais 172 casos, no Alentejo há mais 47, no Algarve há mais 42 e nos Açores e na Madeira há mais cinco e três casos, respetivamente.

No total, o número de pessoas infetadas pela doença é agora de 91.193. Há, neste momento, 34.583 casos ativos, mais 1619 do que na terça-feira.

Estão também confirmadas 2117 mortes devido à covid-19, mais sete óbitos do que nas últimas 24 horas. A DGS indica que quatro destes óbitos ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo e três na região Norte.

Neste momento, existem 957 doentes internados (mais 41 do que ontem), dos quais 135 estão nos cuidados intensivos (mais três do que ontem). O boletim da DGS também aponta para mais 446 doentes recuperados, verificando-se já um total de 54.493 pessoas.

Há ainda 50.544 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde, mais 253 em relação a terça-feira.

Na habitual conferência de imprensa sobre a evolução da pandemia em Portugal, a ministra da Saúde, Marta Temido, revelou que há, neste momento, 396 surtos ativos em Portugal: 178 em Lisboa e Vale do Tejo, 136 no Norte, 18 no Algarve e 14 no Alentejo.

Esta quarta-feira, o primeiro-ministro, António Costa, anunciou que Portugal continental vai entrar novamente em estado de calamidade. O anúncio traz um conjunto de novas regras para conter a pandemia de covid-19.

A pandemia de covid-19 já matou 1.087.513 pessoas em todo o mundo desde o registo dos primeiros casos na China, no final de dezembro do ano passado, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

Mais de 38.221.850 casos de infeções foram oficialmente diagnosticados desde o início da pandemia, dos quais pelo menos 26.407.800 já são considerados curados.

ZAP //

PARTILHAR

4 COMENTÁRIOS

  1. A situação está atualmente descontrolada. Temos de reconhecer isto. E não é apenas por cá. É um pouco por todo o mundo. Ainda mal entrámos no Outono e já temos as UCI’s quase lotadas!!! Imaginem no Inverno como é que será.
    Da forma como tudo está a evoluir, a segunda vaga será bem pior do que a primeira. Tenham juízo, cuidem-se e cuidem dos que vos são próximos.

  2. Mas quando é que acabam com as conferências de imprensa?? Já mete nojo! Aliás, a mim já não mete nojo, eu não vejo nenhuma! Se formos a ver a senhora da DGS e a senhora da Saúde já se deveriam ter posto a andar há muito tempo… Isso sim é que era um gesto patriótico!

  3. Se informam, é porque informam; se não informam, é porque não informam. Esta gente que comenta sem nexo, demonstra é que não sabe o que quer, ou antes, sabe e o que pretende é desestabilizar ainda mais a situação. Quer se goste ou não dos políticos e deste governo, é dever deles informarem os cidadãos do que se está a passar.

RESPONDER

Recolher obrigatório, centros comerciais a fechar mais cedo e ensino à distância. Cenário pode estar próximo no Norte

Numa altura em que os especialistas alertam que a região do norte pode atingir os 7.000 casos diários na próxima semana, são muitos os autarcas que se antecipam e começam a planear medidas mais restritas …

SNS já está a enviar doentes covid-19 para o privado. Hospital de Penafiel à beira da rutura

O jornal Público avança esta quarta-feira que o Serviço Nacional de Saúde (SNS) já está a encaminhar doentes com covid-19 para os hospitais privados. De acordo com o matutino, há pelo menos uma unidade privada …

Estes dinossauros acabaram por ser extintos porque tinham asas, mas não sabiam voar

Apesar de terem asas de morcego, os dois pequenos dinossauros, Yi e Ambopteryx, só conseguiam deslizar entre as árvores. Yi e Ambopteryx, que viviam no norte da região onde se situa atualmente a China, lutavam para voar …

Champions à portuguesa. FC Porto soma primeira vitória, João Félix e Jota brilham

O FC Porto arrecadou esta quarta-feira a primeira vitória na Liga dos Campeões de futebol, na receção ao Olympiacos (2-0), numa segunda jornada em que João Félix e Diogo Jota brilharam por Atlético de Madrid …

Uso de máscara na rua já é obrigatório. Saiba tudo o que muda nos próximos dias

O uso de máscara na rua passa a ser obrigatório a partir de hoje, com exceções, e o não cumprimento desta imposição é punido com multas que vão até aos 500 euros. Conheça tudo o …

Ronaldo volta a testar positivo (e falha reencontro com Messi na Champions)

O internacional português Cristiano Ronaldo voltou a testar positivo ao novo coronavírus e vai por isso falhar o jogo entre a Juventus e o Barcelona de Lionel Messi a contar para a Liga dos Campeões. …

Costa convoca partidos e Conselho de Ministros extraordinário para "ações imediatas"

O primeiro-ministro marcou reuniões com os partidos na sexta-feira e convocou para sábado um Conselho de Ministros extraordinário para definir novas "ações imediatas" para o controlo da pandemia de covid-19 em Portugal. Fonte do Governo disse, esta …

De Jong: "O treinador avisou-me: cuidado com a boa vida em Barcelona"

O jovem médio contou a conversa que teve com Ronald Koeman, quando Koeman não era treinador do Barcelona. Messi é o "melhor do mundo". Frenkie de Jong chegou a Barcelona no verão de 2019 mas, antes …

Produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde

Os produtos de limpeza perfumados podem ser prejudiciais para a saúde, causando problemas que vão desde dores de cabeça e erupções cutâneas até asma, disfunção do sistema imunitário e problemas cardíacos. A pandemia de covid-19 fez …

Parlamento tem dois deputados infetados, um inconclusivo e quatro isolados

O parlamento informou esta terça-feira ter sido notificado da existência de dois deputados com teste positivo ao novo coronavírus, um com teste inconclusivo, que será repetido, e ainda outros quatro em isolamento profilático por determinação …