Cerca de 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que lhes podem salvar a vida

No último ano, quase 20 milhões de crianças não tomaram vacinas que potencialmente lhes poderiam salvar a vida, deixando-as imunes a doenças como sarampo.

Os dados são revelados pelas Nações Unidas, que alertam para “a preocupante estagnação das taxas de vacinação globais devido a conflitos e desigualdades”. Doenças como sarampo, difteria, tétano e tosse convulsa poderiam ser evitadas.

“As vacinas são uma das ferramentas mais importante para prevenir surtos e manter o mundo seguro”, disse Tedros Adhanom Ghebreyesus, diretor mundial da Organização Mundial da Saúde (OMS). Essas mesmas ferramentas, revela um relatório da ONU esta terça-feira, estão a deixar de ser dadas às crianças.

O documento conjunto da OMS e da UNICEF, o fundo da ONU para a infância, mostra que 19,4 milhões de crianças não foram “completamente vacinadas”. Um número confirma a tendência dos últimos anos, que tem aumentado – em 2016 eram 18,5 milhões e em 2017 18,7 milhões.

“São aqueles que estão mais em risco – os mais pobres, marginalizados, que vivem em zonas de conflito ou que são forçados a deixar as suas casas – que persistentemente deixam de as tomar”, sublinha Ghebreyesus em comunicado.

Entre várias doenças, a Organização Mundial da Saúde aponta o sarampo, a difteria, o tétano e a tosse convulsa como algumas das que poderiam ser evitadas caso a vacinação fosse completada. A taxa de vacinação para estas patologias está fixada nos 86% desde 2010, o que “não é suficiente”.

Só no ano passado mais do que duplicou o número de casos de sarampo reportados às autoridades médicas. É, na opinião da diretora da Unicef, um “indicador em tempo real” da necessidade de aumentar as taxas de vacinação. Henrietta Fore aponta o movimento “antivacinas” na Europa e nos EUA como uma da principais causas para o ressurgimento da doença, que deixa as pessoas em perigo.

Há, no entanto, uma melhoria na vacinação contra o Vírus do Papiloma Humano (HPV), cuja a toma passou a estar incluída em boa parte dos programas de vacinação de países desenvolvidos (Portugal incluído desde 2014).

ZAP //

 

 

PARTILHAR

RESPONDER

Não são só os lagartos. Os jacarés também são capazes de regenerar a sua cauda

Os jovens jacarés americanos (Alligator mississippiensis) têm a capacidade de regenerar as suas caudas até 18% do comprimento total do seu corpo, concluiu uma nova investigação da Universidade Estadual do Arizona, nos Estados Unidos. "O que …

"Morri no Paralelo79N". Diário revela as últimas horas de um explorador que morreu sozinho na Gronelândia

Os investigadores analisaram a última entrada do diário de explorador polar do século XX, Jørgen Brønlund, incluindo uma curiosa mancha negra, escrita antes de morrer sozinho no nordeste da Gronelândia, descobrindo o que lhe aconteceu …

Cybershoes. O problema de andar em Realidade Virtual pode já ter uma solução

Um dos problemas com os jogos de Realidade Virtual é que, normalmente, as experiências são definidas numa escala maior do que uma sala de estar. Assim, o jogador acaba por ter de ficar numa parte …

"Um tsunami de dívidas". O mundo deve a si mesmo 277 mil milhões de dólares

Prevê-se que até ao final deste ano, a dívida da economia mundial atinja os 277 mil milhões de dólares. A pandemia de covid-19 é um dos fatores responsáveis. A pandemia de covid-19 não só está a …

Empresas podem negar trabalho a quem não se quiser vacinar

"É obviamente possível" que as empresas evitem contratar um trabalhador se não quiserem ser vacinadas contra a covid-19. A presidente do Comité Económico e Social Europeu (CESE), Christa Schweng, admitiu a possibilidade de uma empresa se …

"A Suitable Boy". Um beijo numa série da Netflix provocou um escândalo (social e político) na Índia

A Netflix está a enfrentar uma reação negativa na Índia por causa de uma cena de um beijo entre duas personagens na série A Suitable Boy ("Um bom partido"). O partido no poder já pediu …

Irmãos transformaram 7 linhas de código num império de 36 mil milhões de dólares

Patrick e John Collison são dois jovens empreendedores irlandeses que fundaram a Stripe, uma empresa que criou uma solução alternativa para os pagamentos online, avaliada em 36 mil milhões de dólares. Em vez de construirem soluções …

ECDC. Portugal terá "níveis muito baixos" de novos casos se mantiver restrições

Se Portugal mantiver as restrições adotadas atualmente, irá registar em dezembro “níveis muito baixos” de novos casos de covid-19. O Centro Europeu para Prevenção e Controlo das Doenças (ECDC), criado com a missão de ajudar os …

Com apenas 14 anos, Xiaoyu é o adolescente mais alto do mundo. Mede 2,21 metros

Ren Keyu nasceu na China a 18 de outubro de 2006, e no dia em que comemorou o seu 14º aniversário recebeu também o título do Guinness World Records do adolescente mais alto do mundo, …

Jerónimo "não está a prazo" no PCP (e vai continuar a negociar com o PS)

O PCP continua disponível para negociar com o PS, mas não a troco de nada. Quanto ao quinto mandato consecutivo enquanto secretário-geral do partido, Jerónimo avisou, este domingo, que não está "a prazo". No discurso de …