Um utilizador descobriu que alterar a data de um dispositivo Apple para o primeiro dia de janeiro do ano de 1970 bloqueia por completo os aparelhos.
1 de janeiro de 1970: é esta a data que está a causar problemas a todos os clientes da Apple que se atreveram a mudar a data dos seus dispositivos.
O erro foi detetado por um utilizador que rapidamente fez chegar a questão à Internet, mais especificamente através de um vídeo no YouTube.
Depois de alterar a data, o aparelho fica bloqueado e é necessário esperar que a bateria descarregue completamente para que volte ao seu funcionamento normal.
Segundo a Wired, o erro terá aparecido em forma de uma partida que anunciava que ao mudar para essa data o logótipo da Apple revertia para o aspeto da década de 70.
“Muda a data do iPhone para 1 de janeiro de 1970, carrega no botão para desligar e ligar o aparelho e prepara-te para uma louca viagem”, podia ler-se na publicidade enganosa.
Algo que nem sequer faz muito sentido, uma vez que a Apple só surgiu seis anos depois da data escolhida para esta brincadeira de mau gosto.
A Apple já divulgou esta segunda-feira estar a par do problema e garante estar à procura de uma solução para o corrigir o mais rapidamente possível.
No comunicado divulgado na sua página de apoio ao cliente, a empresa alerta que a falha ocorre em vários dispositivos – iPhone, iPad e iPod Touch – e que o ‘bug’ acontece sempre que a data é manualmente alterada para maio de 1970 ou antes disso.
“Uma atualização de software está a caminho e vai impedir que este problema afete dispositivos iOS”, anunciou a empresa.
Como diz o ditado popular, “a curiosidade matou o gato”, por isso, não se deixe levar e não caia nesta partida.
ZAP / Canaltech