17 ex-gestores do GES tiveram perdão fiscal. Só Salgado terá legalizado 34 milhões

Manuel De Almeida / Lusa

Um grupo de 17 antigos administradores e ex-diretores do BES e de empresas do Grupo Espírito Santo (GES) aderiu ao Regime Excecional de Regularização Tributária (RERT), conhecido como perdão fiscal, em 2005, 2010 e 2012.

Através do RERT, nove desses gestores legalizaram mais de 54,5 milhões de euros que tinham no estrangeiro, estando a maior parte dos montantes em questão na Suíça, escreve o Correio da Manhã, que avançou a notícia este domingo.

Quanto aos restantes oito, é desconhecido quanto declararam no RERT.

Ainda de acordo com o mesmo jornal, que cita autos do processo Universo Espírito Santo só o antigo banqueiro Ricardo Salgado terá legalizado 34,1 milhões de euros. Por esta quantia que tinha em várias contas na Suíça, o antigo presidente do BES pagou um imposto de 2,3 milhões de euros para regularizar esse valor no âmbito do RERT.

No passado mês de julho, Ricardo Salgado e mais 24 pessoas e empresas foram formalmente acusados de crimes que provocaram prejuízos de 11,8 mil milhões, que resultaram de crimes e prejuízos inerentes aos atos que levaram ao colapso do GES.

Segundo o Ministério Público, os arguidos alvo de acusação “violaram de forma reiterada os deveres inerentes às funções que desempenharam no exercício da atividade bancária e de intermediação financeira”.

Só Salgado está acusado de 65 crimes no âmbito deste processo.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. No fim do perdão resolveram continuar a pecar!! Têm que ir de novo ao confessionário, mas não se sabe bem quando porque, entretanto pode haver um segundo, um terceiro perdão… Nós todos continuamos a pagar por eles.

  2. E o que se podia esperar de um país que valoriza o “xicoespertismo” e outras vigarices?
    Por isso os desonestos estão cada vez mais ricos e poderosos e eu acredito que vão passar ao largo da justiça, isso se o estado ainda não tiver que os indemnizar.
    É a vida…

RESPONDER

Biden diz que ataque a oleoduto veio da Rússia. Mas exclui envolvimento do Kremlin

O Presidente dos Estados Unidos (EUA), Joe Biden, afirmou na quinta-feira que o ciberataque que paralisou durante vários dias a maior rede de oleodutos do país foi proveniente da Rússia, mas exclui envolvimento do Governo …

Máscaras vieram para ficar. Mas pode haver exceções

A máscara de proteção individual vai continuar a fazer parte do nosso dia-a-dia. No entanto, pode haver exceções para os já vacinados contra a covid-19. O Governo convidou os especialistas a criarem um novo plano e …

Chega quer que agentes da PSP e GNR usem câmaras de vídeo nas lapelas e nas viaturas

O deputado único do Chega entregou esta quinta-feira um projeto de resolução no Parlamento que recomenda a colocação de câmaras de vídeo nas lapelas das fardas e nas viaturas das forças de segurança, a fim …

Em dia sem registo de mortes, Portugal contabiliza 450 novos casos

Esta sexta-feira, Portugal não regista qualquer óbito. Nas últimas 24 horas, houve 450 novos casos positivos de infeção, de acordo com o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). Não morreu ninguém infetado com o novo …

Câmara de Torres Vedras deteta migrantes a viverem em armazéns e antigas pecuárias

Além de espaços sem condições de habitabilidade, como armazéns e pecuárias desativadas, a autarquia tem conhecimento de "casas alugadas a pessoas migrantes onde existe sobrelotação". A Câmara de Torres Vedras, no distrito de Lisboa, levantou coimas …

Parlamento aprova "direito ao esquecimento" para quem superou doenças graves

O Parlamento aprovou esta sexta-feira, na generalidade, o projeto-lei do PS que pretende consagrar o “direito ao esquecimento” para acabar com a discriminação de pessoas que tiveram cancro. O Parlamento aprovou, na generalidade, o projeto-lei do …

No seu último discurso, presidente do Supremo atira críticas aos megaprocessos

António Piçarra, presidente do Supremo Tribunal de Justiça, centrou o seu último discurso na falta de eficácia do sistema judicial em tratar os processos especialmente complexos de corrupção. Para o presidente do Supremo Tribunal de Justiça, …

Viagens não essenciais de e para o Reino Unido permitidas a partir de segunda-feira

Cristóvão Norte, deputado do PSD, criticou a indefinição em torno das viagens do Reino Unido para Portugal, em entrevista à BBC. Entretanto, esta manhã, fonte governamental revelou que as viagens não essenciais de e para …

PPP na saúde levou Estado a "poupar" mais de 200 milhões

As Parceiras Público-Privadas (PPP) dos hospitais de Braga, Vila Franca de Xira, Loures e Cascais trouxeram ao Estado uma "poupança" de 203 milhões de euros, menos de um terço do que se esperava no arranque …

Praias podem receber mais banhistas este verão

Apesar de o semáforo de lotação das praias se manter nesta época balnear, a percentagem de ocupação sobe para os 90%. Quem não respeitar as regras estará sujeito a coimas. As limitações à lotação, introduzidas no …