17 ex-gestores do GES tiveram perdão fiscal. Só Salgado terá legalizado 34 milhões

Manuel De Almeida / Lusa

Um grupo de 17 antigos administradores e ex-diretores do BES e de empresas do Grupo Espírito Santo (GES) aderiu ao Regime Excecional de Regularização Tributária (RERT), conhecido como perdão fiscal, em 2005, 2010 e 2012.

Através do RERT, nove desses gestores legalizaram mais de 54,5 milhões de euros que tinham no estrangeiro, estando a maior parte dos montantes em questão na Suíça, escreve o Correio da Manhã, que avançou a notícia este domingo.

Quanto aos restantes oito, é desconhecido quanto declararam no RERT.

Ainda de acordo com o mesmo jornal, que cita autos do processo Universo Espírito Santo só o antigo banqueiro Ricardo Salgado terá legalizado 34,1 milhões de euros. Por esta quantia que tinha em várias contas na Suíça, o antigo presidente do BES pagou um imposto de 2,3 milhões de euros para regularizar esse valor no âmbito do RERT.

No passado mês de julho, Ricardo Salgado e mais 24 pessoas e empresas foram formalmente acusados de crimes que provocaram prejuízos de 11,8 mil milhões, que resultaram de crimes e prejuízos inerentes aos atos que levaram ao colapso do GES.

Segundo o Ministério Público, os arguidos alvo de acusação “violaram de forma reiterada os deveres inerentes às funções que desempenharam no exercício da atividade bancária e de intermediação financeira”.

Só Salgado está acusado de 65 crimes no âmbito deste processo.

ZAP //

PARTILHAR

6 COMENTÁRIOS

  1. No fim do perdão resolveram continuar a pecar!! Têm que ir de novo ao confessionário, mas não se sabe bem quando porque, entretanto pode haver um segundo, um terceiro perdão… Nós todos continuamos a pagar por eles.

  2. E o que se podia esperar de um país que valoriza o “xicoespertismo” e outras vigarices?
    Por isso os desonestos estão cada vez mais ricos e poderosos e eu acredito que vão passar ao largo da justiça, isso se o estado ainda não tiver que os indemnizar.
    É a vida…

RESPONDER

Itália mantém recolher obrigatório no Natal e Ano Novo

O ministro dos Assuntos Regionais italiano anunciou esta segunda-feira que o recolher obrigatório se vai manter durante o Natal e Ano Novo, no mesmo dia em que o Governo aprovou um novo plano de apoio …

Papa Francisco defende distanciamento social e é criticado por radicais de direita

Num artigo no New York Times sobre o Dia de Ação de Graças, o Papa Francisco defendeu as restrições levantadas para combater a pandemia covid-19, acabando por ser criticado por alguns radicais de direita, que …

Dez empresas e três pessoas acusadas no caso do vulcão na Nova Zelândia que fez 22 mortes

Dez empresas e três pessoas foram acusados de não cumprirem obrigações de segurança quando um vulcão na Nova Zelândia entrou em erupção em 2019, matando 22 pessoas, anunciou hoje a agência responsável pelas normas de …

Taxa de desemprego desce em setembro para os 7,9%

A taxa de desemprego recuou em setembro para 7,9%, menos 0,2 pontos do que em agosto e mais 1,4 pontos que no mesmo mês de 2019, segundo dados esta segunda-feira anunciados pelo Instituto Nacional de …

Multinacionais com mais respeito pelos direitos humanos e ambiente? Suíços dizem não

A Suíça rejeitou este domingo, em referendo, uma iniciativa que queria impor obrigações legais mais rígidas às empresas, no que se refere ao respeito pelos direitos humanos e padrões ambientais, segundo projeções adiantadas por instituto …

Brasil. Forças alternativas a Bolsonaro e Lula conquistam metade das capitais estaduais

Na segunda volta das municipais brasileiras, disputadas em 57 dos 5565 municípios do país e envolvendo mais de 38 milhões de eleitores, os políticos apoiados pelo Presidente Jair Bolsonaro e os candidatos do Partido dos …

Surto de gripe aviária no Reino Unido origina o abate de 10 mil perus

Mais de 10 mil perus vão ser abatidos no Reino Unido, devido a um surto de gripe aviária detetado numa quinta na cidade de Yorshire, no norte do país, anunciou este domingo o Governo britânico. Segundo …

Portugal com mais 78 mortos e 3.262 novos casos

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais 78 mortos relacionados com a covid-19 e 3.262 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS). Desde o início da pandemia, Portugal já registou 4.505 …

Ministra da Saúde timorense ordena apagar referências a uso de preservativos em cartazes

A ministra da Saúde timorense ordenou retirar a recomendação de uso de preservativo em cartazes distribuídos pelo país para marcar o Dia Mundial de Luta contra a SIDA, por oposição “moral” ao que considera ser …

Messi marcou na goleada do Barça e homenageou Maradona

O Barcelona regressou neste domingo às vitórias na Liga espanhola de futebol e subiu ao sétimo lugar da prova, ao golear por 4-0 na recepção ao Osasuna, em jogo da 11.ª jornada, marcado por homenagens …