Mais 14 mortos e 297 infetados. Só 29 dos novos casos são fora da região de Lisboa

António Pedro Santos / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido

Portugal regista este domingo 1.410 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no sábado, e 32.500 infetados, mais 297, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Face aos números divulgados neste sábado, registou-se um crescimento de 0,92% de novos casos e 1,0% de vítimas mortais. Houve uma ligeira aceleração nos dois indicadores, tal como sublinha o jornal online Observador.

Entre as vítimas mortais registadas nas últimas 24 horas, está uma mulher com idade compreendida entre os 20 e os 29 anos – é a segunda vítima mortal neste faixa etário.

Há agora 19.409 doentes recuperados, mais 223 do que na véspera.

Na habitual conferência de imprensa diária, a ministra da Saúde revelou que vão ser levados a cabo testes dirigidos a a empresas de teletrabalho, grande distribuição, serviços de limpeza ou construção civil, na área da Grande Lisboa.

Testes visam apurar se há muitos casos assintomáticos e “quebrar cadeias de transmissão”, explicou Marta Temido, citada pelo semanário Expresso, que reuniu recentemente com especialistas e autarcas. “Há pessoas que se deslocam mais, é normal”, diz governante, afastando qualquer espécie de estigma nesta região.

A operação, cuja duração está prevista para 10 a 15 dias, permite realizar sete mil testes diários, mas se for preciso vão ser pedidos mais a outras regiões.

A iniciativa começa já na tarde deste domingo.

A região de Lisboa tem registado a grande maioria dos casos na última semana. Nos número deste domingo, só 29 dos novos casos são fora de Lisboa, o que corresponde a 90% do total. Já a maioria dos óbitos (11), ocorreu na região Norte.

ZAP //

PARTILHAR

2 COMENTÁRIOS

  1. Ainda não vi nenhum jornalista perguntar à ministra e à diretora geral as razões de termos resultados tão piores que a Chéquia, a Suíça ou a Grécia, países com populações próximas da nossa.

RESPONDER

A atmosfera deste exoplaneta "infernal" está cheia de metal

Uma equipa de astrónomos observou um dos exoplanetas mais quentes já encontrados e conseguiu identificar, pelo menos, sete metais a flutuar na sua atmosfera. O WASP-121b, localizado a 850 anos-luz da Terra, orbita a sua estrela …

A supergigante Betelgeuse é mais pequena e está mais perto da Terra do que se pensava

De acordo com um novo estudo feito por uma equipa internacional de investigadores, podem ser necessários mais 100.000 anos até que a estrela gigante vermelha Betelgeuse morra numa explosão de fogo. O estudo, liderado pela Dra. …

Mulheres menos propensas à covid-19 por respeitarem mais o distanciamento social

Uma das razões pelas quais as mulheres podem ser menos vulneráveis ​​a infeção pelo novo coronavírus deve-se ao facto de serem mais propensas a aderir às políticas de distanciamento social, sugeriu uma nova pesquisa. Uma pesquisa …

Braga 3 - 0 AEK | Minhotos de gala conquistam atenienses

O Sporting de Braga iniciou a sua participação no Grupo G da Liga Europa com uma vitória. Na recepção aos gregos do AEK de Atenas, os minhotos mostraram ser muito mais equipa e ganharam por …

Capitalismo vai arruinar o planeta até 2050, alertam cientistas

Um grupo de cientistas alerta que se continuarmos com este capitalismo desenfreado, o nosso planeta vai sofrer consequências a nível climático e ambiental. Até 2050, o planeta Terra pode sofrer seriamente às mãos do capitalismo desenfreado. …

Os novos faróis inteligentes da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro

Os novos faróis LED da Audi levam-no ao cinema sem sair do carro, já que são capazes de projetar imagens na estrada ou em paredes. A novidade é lançada na nova linha de SUVs elétricos da …

FC Porto foi "histriónico" e não se portou bem, escreve-se em Manchester

Jornal inglês alega que os elementos do FC Porto foram exagerados, turbulentos e não tiveram um comportamento adequado. Não há uma única palavra sobre o árbitro. Na manhã seguinte à derrota (3-1) do FC Porto em …

De passagem secreta a cemitério de carros. Túnel sob Nápoles "esconde" veículos enferrujados da II Guerra

No centro de Nápoles, em Itália, há veículos e motocicletas abandonados e enferrujados dos anos 1940 alinhados num túnel a mais de 30 metros abaixo dos seus pés. A Piazza del Plebiscito foi nomeada após uma …

Primeira ministra islandesa interrompida por um terramoto quando dava uma entrevista em direto

Um terramoto de magnitude 5.6 interrompeu uma entrevista em direto da primeira ministra islandesa ao The Washington Post. Mas Katrin Jakobsdottir reagiu à situação de forma tranquila: "Isto é a Islândia". Katrin Jakobsdottir estava a dar …

O voo mais longo do mundo está de volta (e agora é ainda mais longo)

O voo da Singapore Airlines que partia de Singapura com destino até Nova Iorque, foi uma das vítimas do covid-19 e ficou suspendo a 23 de março. Agora, é possível viajar nesta rota novamente, e …