/

Mais 14 mortos e 297 infetados. Só 29 dos novos casos são fora da região de Lisboa

2

António Pedro Santos / Lusa

A ministra da Saúde, Marta Temido

Portugal regista este domingo 1.410 mortes relacionadas com a covid-19, mais 14 do que no sábado, e 32.500 infetados, mais 297, segundo o boletim epidemiológico divulgado pela Direção-Geral da Saúde.

Face aos números divulgados neste sábado, registou-se um crescimento de 0,92% de novos casos e 1,0% de vítimas mortais. Houve uma ligeira aceleração nos dois indicadores, tal como sublinha o jornal online Observador.

Entre as vítimas mortais registadas nas últimas 24 horas, está uma mulher com idade compreendida entre os 20 e os 29 anos – é a segunda vítima mortal neste faixa etário.

Há agora 19.409 doentes recuperados, mais 223 do que na véspera.

Na habitual conferência de imprensa diária, a ministra da Saúde revelou que vão ser levados a cabo testes dirigidos a a empresas de teletrabalho, grande distribuição, serviços de limpeza ou construção civil, na área da Grande Lisboa.

Testes visam apurar se há muitos casos assintomáticos e “quebrar cadeias de transmissão”, explicou Marta Temido, citada pelo semanário Expresso, que reuniu recentemente com especialistas e autarcas. “Há pessoas que se deslocam mais, é normal”, diz governante, afastando qualquer espécie de estigma nesta região.

A operação, cuja duração está prevista para 10 a 15 dias, permite realizar sete mil testes diários, mas se for preciso vão ser pedidos mais a outras regiões.

A iniciativa começa já na tarde deste domingo.

A região de Lisboa tem registado a grande maioria dos casos na última semana. Nos número deste domingo, só 29 dos novos casos são fora de Lisboa, o que corresponde a 90% do total. Já a maioria dos óbitos (11), ocorreu na região Norte.

ZAP //

2 Comments

  1. Ainda não vi nenhum jornalista perguntar à ministra e à diretora geral as razões de termos resultados tão piores que a Chéquia, a Suíça ou a Grécia, países com populações próximas da nossa.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.