130 sismos nas últimas horas. Terra não para de tremer nos Açores

Durante a madrugada de segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou cerca de 300 sismos. “É de esperar que haja mais sismos”, avisa Lígia Marques, do centro de sismologia do IPMA.

O IPMA detetou desde as 2:53 (3:53 no continente) um aumento acentuado da atividade sísmica nos Açores. Os sismos foram sentidos nas freguesias de Porto Formoso, Rabo de Peixe, Água do Alto e Furnas, com magnitudes a variar entre os 2,7 e os 3,1, entre as 03:06 e 04:05. Ao início da manhã, a agência Lusa dava conta de 130 sismos.

Segundo explica o geofísico Miguel Miranda, presidente do IPMA, citado pelo jornal Público, esta é uma “crise sísmica” que se poderá prolongar “durante dias ou meses”, com diferente magnitude e intensidade. Posteriormente, foram sentidos mais sismos nas zonas da Ribeira Seca e em São Brás, com magnitudes a variar entre 2,9 e 3,2.

O IPMA adianta ainda que serão expectáveis mais sismos sentidos naquela zona. À Renascença, Lígia Marques, do centro de sismologia do IPMA, explica que se trata de “uma falha que está a mexer e entrou em atividade. Estas situações são normais. A última vez que aconteceu foi em 2005”.

A sismóloga acrescenta que o padrão se mantém desde as 2h da manhã, hora dos Açores e que a “crise, neste momento, não parece estar a abrandar”, segundo a TSF.

A especialista do IPMA diz que “é de esperar mais sismos”, tendo em conta a atividade da falha geológica. “As pessoas só têm de saber que estamos numa situação de crise, que há aqui uma libertação de energia que pode despoletar um ou outro sismo mais forte”, avisa Lígia Marques.

A população não deve “acender fósforos nem isqueiros, pois pode haver fugas de gás“, deve observar se a casa sofreu danos graves e sair imediatamente se suspeitar que não oferece condições de segurança”.

O Serviço de Proteção Civil recomenda ainda que, em caso de dúvida sobre a integridade dos circuitos de gás, eletricidade ou água, estes devem ser desligados imediatamente.

“Nunca utilize os elevadores, confirme a validade do seu Kit de emergência e reveja o seu conteúdo com o seu agregado familiar e verifique se existem feridos e, se necessário, preste os primeiros socorros”, indica o serviço de proteção civil.

É também recomendado à população cuidados a ter com vidros partidos ou cabos de eletricidade, a limpar imediatamente os produtos inflamáveis que se tenham derramado e a soltar os animais domésticos.

O Serviço Regional de Proteção Civil pede ainda à população que se afaste das praias porque pode ocorrer uma onda gigante, a ligar o rádio e ficar atento às recomendações difundidas.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Olha, gente. Tem um video no You Tube chamado 2018 faltam menos de seis meses, ou Abril 2018 (tou ficar velha, jah devo ter meio Alzheimer, pq tem coisas que nao fixo bem; mas digo-me que o meu disco duro esta cheio), bem esse Abril 2918 faltam menos de seis meses assusta, hein. Diz que vai haver grande terramoto com tsunami em Portugal. Eh melhor voces lerem o que diz o tal de video e comecarem a encomendar a alma.

RESPONDER

Investir em peças de Lego é mais rentável que comprar ações

Hoje em dia qualquer coisa pode ser construída com Legos. Segundo um estudo de uma professora da Escola Superior de Economia da Rússia, há empresários que preferem investir nas famosas peças da Lego do que …

Sporting vs Moreirense | Bom arranque vale triunfo ao leão

O Sporting não quis deixar fugir os seus adversários directos na luta pelo título e também venceu nesta primeira jornada da segunda volta. Os “leões” receberam e bateram o Moreirense por 2-1, num jogo em …

Alemã tricotou o "cachecol dos atrasos do comboio" e agora vendeu-o por sete mil euros no eBay

A passageira alemã Claudia Weber vendeu no eBay o cachecol que tricotou durante um ano e que representa o longo tempo de espera pelo comboio que a levava ao trabalho, todos os dias. A peça é …

Duas irmãs fingiram ser homens para salvar a barbearia da família

Jyoti e Neha, irmãs de 18 e 16 anos, respetivamente, fingiram ser homens para salvar a barbearia da família, localizada no estado de Uttar Pradesh, Índia, depois de o pai adoecer em 2014 "Eu estava a …

Tesla anuncia novos despedimentos (e são mais de três mil)

O presidente executivo da Tesla afirmou que a empresa vai suprimir cerca de três mil empregos e alertou para o "caminho muito difícil que tem pela frente" para produzir carros elétricos do Modelo 3 acessíveis …

InSight da NASA prepara-se para ouvir a "pulsação" de Marte

A NASA publicou esta semana imagens do sismómetro da sonda espacial InSight, que se prepara para ouvir a "pulsação" do solo marciano.  A agência espacial norte-americana descreve regularmente através da sua conta no Twitter como …

"Africa", dos Toto, vai tocar para sempre no deserto da Namíbia

"Africa", a canção dos "Toto", hit desde que foi lançada, em 1982, está a tocar para sempre no meio de um deserto na Namíbia, no continente que lhe dá nome. A instalação artística, da autoria de …

Liv deixou a escola por causa do bullying. Hoje, aos 20 anos, tem um negócio milionário

A empresária Liv Conlon abandonou os estudos aos 16 anos porque sofria bullying, montou um negócio imobiliário e agora a sua empresa fatura mais de um milhão de libras por ano. Hoje, ajovem de Bothwell, na …

Há um avião abandonado no aeroporto de Madrid (e ninguém sabe quem é o dono)

O avião, um Mc Donnell Douglas MD87, é o único naquelas condições em Barajas. Procura-se o dono da aeronave que está em “evidente estado de abandono”, de acordo com o aeroporto. Há um avião esquecido no …

Trump cancela viagens de democrata Nancy Pelosi. "Apanhe um voo comercial"

Donald Trump obrigou a presidente da Câmara dos Representantes, a democrata Nancy Pelosi, a desmarcar as viagens que tinha agendadas a Bruxelas e ao Afeganistão. Donald Trump usou o argumento do shutdown, a paralisação dos gastos …