130 sismos nas últimas horas. Terra não para de tremer nos Açores

Durante a madrugada de segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou cerca de 300 sismos. “É de esperar que haja mais sismos”, avisa Lígia Marques, do centro de sismologia do IPMA.

O IPMA detetou desde as 2:53 (3:53 no continente) um aumento acentuado da atividade sísmica nos Açores. Os sismos foram sentidos nas freguesias de Porto Formoso, Rabo de Peixe, Água do Alto e Furnas, com magnitudes a variar entre os 2,7 e os 3,1, entre as 03:06 e 04:05. Ao início da manhã, a agência Lusa dava conta de 130 sismos.

Segundo explica o geofísico Miguel Miranda, presidente do IPMA, citado pelo jornal Público, esta é uma “crise sísmica” que se poderá prolongar “durante dias ou meses”, com diferente magnitude e intensidade. Posteriormente, foram sentidos mais sismos nas zonas da Ribeira Seca e em São Brás, com magnitudes a variar entre 2,9 e 3,2.

O IPMA adianta ainda que serão expectáveis mais sismos sentidos naquela zona. À Renascença, Lígia Marques, do centro de sismologia do IPMA, explica que se trata de “uma falha que está a mexer e entrou em atividade. Estas situações são normais. A última vez que aconteceu foi em 2005”.

A sismóloga acrescenta que o padrão se mantém desde as 2h da manhã, hora dos Açores e que a “crise, neste momento, não parece estar a abrandar”, segundo a TSF.

A especialista do IPMA diz que “é de esperar mais sismos”, tendo em conta a atividade da falha geológica. “As pessoas só têm de saber que estamos numa situação de crise, que há aqui uma libertação de energia que pode despoletar um ou outro sismo mais forte”, avisa Lígia Marques.

A população não deve “acender fósforos nem isqueiros, pois pode haver fugas de gás“, deve observar se a casa sofreu danos graves e sair imediatamente se suspeitar que não oferece condições de segurança”.

O Serviço de Proteção Civil recomenda ainda que, em caso de dúvida sobre a integridade dos circuitos de gás, eletricidade ou água, estes devem ser desligados imediatamente.

“Nunca utilize os elevadores, confirme a validade do seu Kit de emergência e reveja o seu conteúdo com o seu agregado familiar e verifique se existem feridos e, se necessário, preste os primeiros socorros”, indica o serviço de proteção civil.

É também recomendado à população cuidados a ter com vidros partidos ou cabos de eletricidade, a limpar imediatamente os produtos inflamáveis que se tenham derramado e a soltar os animais domésticos.

O Serviço Regional de Proteção Civil pede ainda à população que se afaste das praias porque pode ocorrer uma onda gigante, a ligar o rádio e ficar atento às recomendações difundidas.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Olha, gente. Tem um video no You Tube chamado 2018 faltam menos de seis meses, ou Abril 2018 (tou ficar velha, jah devo ter meio Alzheimer, pq tem coisas que nao fixo bem; mas digo-me que o meu disco duro esta cheio), bem esse Abril 2918 faltam menos de seis meses assusta, hein. Diz que vai haver grande terramoto com tsunami em Portugal. Eh melhor voces lerem o que diz o tal de video e comecarem a encomendar a alma.

RESPONDER

Planetas anormalmente gigantes detetados a orbitar uma estrela jovem

Investigadores identificaram uma jovem estrela com quatro planetas do tamanho de Júpiter e de Saturno em órbita, a primeira vez que tantos enormes planetas foram detetados num sistema tão jovem. O sistema também quebrou o recorde …

Diminuição de insetos tem efeitos "inimagináveis" para os seres humanos

A diminuição do número de insetos é um problema muito mais grave do que se julgava. Nova investigação afirma que essa diminuição põe em causa cadeia alimentar e traz "consequências inimagináveis para os seres humanos". O …

Cientistas confirmam que os eletrões são perfeitamente redondos

Com uma precisão sem precedentes, cientistas mediram a forma da carga de um eletrão confirmando que é extremamente redonda. O resultado apoia o Modelo Padrão das Partículas Física e força a revisão de várias teorias …

Morte de Khashoggi foi um "erro monumental". Riade diz não saber do corpo

Em entrevista à Fox News, o ministro dos Negócios Estrangeiros saudita, Adel al-Jubeir, afirmou neste domingo não saber onde se encontra o corpo do jornalista Jamal Khashoggi, considerando que a sua morte foi um "erro monumental". …

Médicos voltam a integrar Conselho Nacional de Saúde após renúncia do presidente

A Ordem dos Médicos decidiu voltar a integrar o Conselho Nacional de Saúde, após a renúncia ao cargo do atual presidente do organismo, disse à agência Lusa o bastonário. De acordo com Miguel Guimarães, o Conselho …

Numa vila turca, os muçulmanos têm rezado na direção errada durante décadas

Os muçulmanos de uma pequena aldeia no oeste da Turquia foram obrigados a ajustar as suas orações, depois de descobrirem que estavam a rezar na direção errada durante décadas.  A descoberta partiu do imã Isa Kaya, …

Há um superaglomerado de galáxias escondido no Universo primitivo

É a maior estrutura astronómica alguma vez conhecida do antigo Universo. As evidências sugerem que a sua massa seja equivalente às maiores estruturas encontradas no Universo atual. A equipa de investigadores, liderada por Olga Cucciati, do …

Trump anuncia saída dos EUA de tratado nuclear com a Rússia

Os Estados Unidos vão retirar-se de um tratado sobre armas nucleares assinado com a Rússia durante a Guerra Fria, anunciou hoje o presidente norte-americano, Donald Trump, acusando Moscovo de violar o acordo “há muitos anos”. “A …

Os portugueses têm menos filhos do que gostariam

A diretora da representação do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) disse que em Portugal a fertilidade desejada está bastante abaixo da realizada, tendo o país uma taxa de fecundidade baixa. Mónica Ferro, que neste …

"Piranha" da era dos dinossauros aterrorizou os mares do Jurássico

Uma nova espécie de peixe, semelhante a uma piranha e que viveu há 150 milhões, no tempo dos dinossauros, é descrita na edição desta sexta-feira da revista científica Current Biology. O peixe ósseo tinha dentes como …