130 sismos nas últimas horas. Terra não para de tremer nos Açores

Durante a madrugada de segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou cerca de 300 sismos. “É de esperar que haja mais sismos”, avisa Lígia Marques, do centro de sismologia do IPMA.

O IPMA detetou desde as 2:53 (3:53 no continente) um aumento acentuado da atividade sísmica nos Açores. Os sismos foram sentidos nas freguesias de Porto Formoso, Rabo de Peixe, Água do Alto e Furnas, com magnitudes a variar entre os 2,7 e os 3,1, entre as 03:06 e 04:05. Ao início da manhã, a agência Lusa dava conta de 130 sismos.

Segundo explica o geofísico Miguel Miranda, presidente do IPMA, citado pelo jornal Público, esta é uma “crise sísmica” que se poderá prolongar “durante dias ou meses”, com diferente magnitude e intensidade. Posteriormente, foram sentidos mais sismos nas zonas da Ribeira Seca e em São Brás, com magnitudes a variar entre 2,9 e 3,2.

O IPMA adianta ainda que serão expectáveis mais sismos sentidos naquela zona. À Renascença, Lígia Marques, do centro de sismologia do IPMA, explica que se trata de “uma falha que está a mexer e entrou em atividade. Estas situações são normais. A última vez que aconteceu foi em 2005”.

A sismóloga acrescenta que o padrão se mantém desde as 2h da manhã, hora dos Açores e que a “crise, neste momento, não parece estar a abrandar”, segundo a TSF.

A especialista do IPMA diz que “é de esperar mais sismos”, tendo em conta a atividade da falha geológica. “As pessoas só têm de saber que estamos numa situação de crise, que há aqui uma libertação de energia que pode despoletar um ou outro sismo mais forte”, avisa Lígia Marques.

A população não deve “acender fósforos nem isqueiros, pois pode haver fugas de gás“, deve observar se a casa sofreu danos graves e sair imediatamente se suspeitar que não oferece condições de segurança”.

O Serviço de Proteção Civil recomenda ainda que, em caso de dúvida sobre a integridade dos circuitos de gás, eletricidade ou água, estes devem ser desligados imediatamente.

“Nunca utilize os elevadores, confirme a validade do seu Kit de emergência e reveja o seu conteúdo com o seu agregado familiar e verifique se existem feridos e, se necessário, preste os primeiros socorros”, indica o serviço de proteção civil.

É também recomendado à população cuidados a ter com vidros partidos ou cabos de eletricidade, a limpar imediatamente os produtos inflamáveis que se tenham derramado e a soltar os animais domésticos.

O Serviço Regional de Proteção Civil pede ainda à população que se afaste das praias porque pode ocorrer uma onda gigante, a ligar o rádio e ficar atento às recomendações difundidas.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Olha, gente. Tem um video no You Tube chamado 2018 faltam menos de seis meses, ou Abril 2018 (tou ficar velha, jah devo ter meio Alzheimer, pq tem coisas que nao fixo bem; mas digo-me que o meu disco duro esta cheio), bem esse Abril 2918 faltam menos de seis meses assusta, hein. Diz que vai haver grande terramoto com tsunami em Portugal. Eh melhor voces lerem o que diz o tal de video e comecarem a encomendar a alma.

RESPONDER

Mais de 200 sismos em Yellowstone colocam supervulcão em risco de erupção

Especialistas em atividade sísmica informam que a atividade começou, naquela zona, a 8 de fevereiro, mas desde o dia 15 que tem vindo a acelerar e aumentar de magnitude, o que pode colocar o supervulcão …

Comic Con Portugal troca Matosinhos por Oeiras

A edição de 2018 da Comic Con Portugal vai realizar-se no concelho de Oeiras, e não em Matosinhos como nos últimos anos, de acordo com um comunicado divulgado esta terça-feira pela autarquia presidida por Isaltino …

A 24 de março, estudantes americanos vão marchar pelas suas vidas em Washington

Um grupo de estudantes que sobreviveu ao tiroteio da semana passada, numa escola de Parkland, na Flórida, está a preparar uma marcha em Washington para exigir mudanças na política de armamento dos Estados Unidos. Os sobreviventes do …

Oxfam: mais 26 casos denunciados e cada vez menos financiamento

A Oxfam revelou que recebeu 26 novas denúncias de má conduta sexual por parte de funcionários. A confirmação foi dada esta terça-feira por Mark Goldring, presidente executivo da organização, no parlamento britânico. Desde que o escândalo …

Exército alemão sem equipamentos básicos como coletes de protecção e abrigos de Inverno

A Alemanha, uma das principais economias da Europa, tem um dos exércitos mais mal equipados da NATO, de acordo com um documento confidencial do Ministério da Defesa alemão que foi divulgado por órgãos de informação. Segundo …

Vítor Constâncio deixa BCE com reforma milionária

Quando em Maio deixar o cargo de vice-presidente do Banco Central Europeu (BCE), Vítor Constâncio vai ter direito a uma "reforma dourada" de 25 mil euros por mês. Os números correspondem à pensão do BCE …

Hugo Soares acusa direção do PSD de "desrespeito institucional grave"

O presidente do PSD não convocou o líder parlamentar, Hugo Soares, para a Comissão Permanente nem para Comissão Política Nacional. Estatutos dizem que presidente da bancada tem assento nos órgãos. O Observador avança que hoje, pelas …

Análises ao sangue e urina poderão detetar precocemente doenças do espectro do autismo

Análises inovadoras ao sangue e à urina poderão vir a detetar precocemente o autismo nas crianças, ligado a danos nas proteínas que estão no plasma sanguíneo. Uma equipa de cientistas baseada na universidade britânica de Warwick …

Torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa estão sem vigilância durante 14 horas por dia

As torres do Estabelecimento Prisional de Lisboa (EPL), onde no início de fevereiro houve desacatos com os reclusos, estão sem vigilância durante 14 horas por dia. O aviso é do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda …

Novos modelos fornecem informações do coração da Nebulosa Roseta

Uma nova investigação, liderada pela Universidade de Leeds, fornece uma explicação para a discrepância entre o tamanho e idade da cavidade central da Nebulosa Roseta e o tamanho e idade das suas estrelas centrais. A Nebulosa …