130 sismos nas últimas horas. Terra não para de tremer nos Açores

Durante a madrugada de segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou cerca de 300 sismos. “É de esperar que haja mais sismos”, avisa Lígia Marques, do centro de sismologia do IPMA.

O IPMA detetou desde as 2:53 (3:53 no continente) um aumento acentuado da atividade sísmica nos Açores. Os sismos foram sentidos nas freguesias de Porto Formoso, Rabo de Peixe, Água do Alto e Furnas, com magnitudes a variar entre os 2,7 e os 3,1, entre as 03:06 e 04:05. Ao início da manhã, a agência Lusa dava conta de 130 sismos.

Segundo explica o geofísico Miguel Miranda, presidente do IPMA, citado pelo jornal Público, esta é uma “crise sísmica” que se poderá prolongar “durante dias ou meses”, com diferente magnitude e intensidade. Posteriormente, foram sentidos mais sismos nas zonas da Ribeira Seca e em São Brás, com magnitudes a variar entre 2,9 e 3,2.

O IPMA adianta ainda que serão expectáveis mais sismos sentidos naquela zona. À Renascença, Lígia Marques, do centro de sismologia do IPMA, explica que se trata de “uma falha que está a mexer e entrou em atividade. Estas situações são normais. A última vez que aconteceu foi em 2005”.

A sismóloga acrescenta que o padrão se mantém desde as 2h da manhã, hora dos Açores e que a “crise, neste momento, não parece estar a abrandar”, segundo a TSF.

A especialista do IPMA diz que “é de esperar mais sismos”, tendo em conta a atividade da falha geológica. “As pessoas só têm de saber que estamos numa situação de crise, que há aqui uma libertação de energia que pode despoletar um ou outro sismo mais forte”, avisa Lígia Marques.

A população não deve “acender fósforos nem isqueiros, pois pode haver fugas de gás“, deve observar se a casa sofreu danos graves e sair imediatamente se suspeitar que não oferece condições de segurança”.

O Serviço de Proteção Civil recomenda ainda que, em caso de dúvida sobre a integridade dos circuitos de gás, eletricidade ou água, estes devem ser desligados imediatamente.

“Nunca utilize os elevadores, confirme a validade do seu Kit de emergência e reveja o seu conteúdo com o seu agregado familiar e verifique se existem feridos e, se necessário, preste os primeiros socorros”, indica o serviço de proteção civil.

É também recomendado à população cuidados a ter com vidros partidos ou cabos de eletricidade, a limpar imediatamente os produtos inflamáveis que se tenham derramado e a soltar os animais domésticos.

O Serviço Regional de Proteção Civil pede ainda à população que se afaste das praias porque pode ocorrer uma onda gigante, a ligar o rádio e ficar atento às recomendações difundidas.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Olha, gente. Tem um video no You Tube chamado 2018 faltam menos de seis meses, ou Abril 2018 (tou ficar velha, jah devo ter meio Alzheimer, pq tem coisas que nao fixo bem; mas digo-me que o meu disco duro esta cheio), bem esse Abril 2918 faltam menos de seis meses assusta, hein. Diz que vai haver grande terramoto com tsunami em Portugal. Eh melhor voces lerem o que diz o tal de video e comecarem a encomendar a alma.

RESPONDER

Augusto Inácio (de) novo diretor-geral do Sporting

O Sporting anunciou hoje, através de um comunicado, que o novo diretor-geral de futebol é Augusto Inácio, que regressa assim aos «leões» para substituir André Geraldes. No mesmo comunicado, pode ler-se que o presidente do Sporting, …

Morreu Júlio Pomar

O pintor e artista plástico português Júlio Pomar faleceu esta terça-feira, no Hospital da Luz, em Lisboa. Tinha 92 anos. O artista plástico português faleceu esta terça-feira, aos 92 anos, em Lisboa. O pintor modernista é …

Jovem britânico em fuga responde à polícia no Facebook (e é detido)

A polícia de West Yorkshire, no Reino Unido, fez um apelo no Facebook a pedir informações sobre o paradeiro de um jovem. O próprio desaparecido respondeu ao apelo e foi detido. No texto publicado na rede …

Casa de 600 mil euros pode custar liderança do Podemos a Pablo Iglesias

O líder do Podemos e a companheira, porta-voz do partido, poderão renunciar aos seus cargos de deputados devido à polémica compra de uma vivenda de 600 mil euros. Segundo o Diário de Notícias, o líder do …

Sim, há igrejas para ateus. E são cada vez mais

O declínio constante da religião no mundo ocidental está atualmente a rever-se no crescimento das chamadas igrejas ateístas. De acordo com o Pew Research Center, os "religiosamente não filiados" são agora o segundo maior grupo religioso …

Mais de 80% dos doentes sem acesso a cuidados paliativos

Entre 69 a 82% dos doentes que morrem em Portugal necessitam de cuidados paliativos, mas mais de 80% não os têm porque as respostas são insuficientes. Os maiores hospitais do país, incluindo o Instituto Português de …

Atentado no Afeganistão faz pelo menos 16 mortos e 38 feridos

Pelo menos 16 pessoas morreram e 38 ficaram feridas, na explosão de uma camioneta armadilhada em Kandahar, sul do Afeganistão, no momento em que agentes da polícia tentavam desarmadilhá-la, anunciaram as autoridades. "Os últimos números disponíveis …

Giuseppe Conte: um desconhecido sem experiência política para dirigir o Governo italiano

Giuseppe Conte é o nome proposto ao presidente pela Liga e pelo Movimento 5 Estrelas. O Presidente italiano, Sergio Mattarella, terá a última palavra em relação à escolha do primeiro-ministro. Giuseppe Conte. É este o nome …

Detidos por álcool e droga vão ser enviados para consultas médicas

Quem conduzir sob o efeito de álcool ou de estupefacientes vai ser encaminhado para consultas médicas em vez de ser punido com penas de prisão ao fim de semana ou trabalho comunitário. Retirar pessoas das cadeias …

Há 20 anos, com muito "cagaço", vulcões e o Gil, a Expo98 mudou Lisboa (e o país)

Foi há 20 anos que a Expo 98, inaugurada a 22 de Maio de 1998, transfigurou a zona oriental de Lisboa, mas também mudou a face do país, naquele que foi o primeiro grande evento …