130 sismos nas últimas horas. Terra não para de tremer nos Açores

Durante a madrugada de segunda-feira, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera registou cerca de 300 sismos. “É de esperar que haja mais sismos”, avisa Lígia Marques, do centro de sismologia do IPMA.

O IPMA detetou desde as 2:53 (3:53 no continente) um aumento acentuado da atividade sísmica nos Açores. Os sismos foram sentidos nas freguesias de Porto Formoso, Rabo de Peixe, Água do Alto e Furnas, com magnitudes a variar entre os 2,7 e os 3,1, entre as 03:06 e 04:05. Ao início da manhã, a agência Lusa dava conta de 130 sismos.

Segundo explica o geofísico Miguel Miranda, presidente do IPMA, citado pelo jornal Público, esta é uma “crise sísmica” que se poderá prolongar “durante dias ou meses”, com diferente magnitude e intensidade. Posteriormente, foram sentidos mais sismos nas zonas da Ribeira Seca e em São Brás, com magnitudes a variar entre 2,9 e 3,2.

O IPMA adianta ainda que serão expectáveis mais sismos sentidos naquela zona. À Renascença, Lígia Marques, do centro de sismologia do IPMA, explica que se trata de “uma falha que está a mexer e entrou em atividade. Estas situações são normais. A última vez que aconteceu foi em 2005”.

A sismóloga acrescenta que o padrão se mantém desde as 2h da manhã, hora dos Açores e que a “crise, neste momento, não parece estar a abrandar”, segundo a TSF.

A especialista do IPMA diz que “é de esperar mais sismos”, tendo em conta a atividade da falha geológica. “As pessoas só têm de saber que estamos numa situação de crise, que há aqui uma libertação de energia que pode despoletar um ou outro sismo mais forte”, avisa Lígia Marques.

A população não deve “acender fósforos nem isqueiros, pois pode haver fugas de gás“, deve observar se a casa sofreu danos graves e sair imediatamente se suspeitar que não oferece condições de segurança”.

O Serviço de Proteção Civil recomenda ainda que, em caso de dúvida sobre a integridade dos circuitos de gás, eletricidade ou água, estes devem ser desligados imediatamente.

“Nunca utilize os elevadores, confirme a validade do seu Kit de emergência e reveja o seu conteúdo com o seu agregado familiar e verifique se existem feridos e, se necessário, preste os primeiros socorros”, indica o serviço de proteção civil.

É também recomendado à população cuidados a ter com vidros partidos ou cabos de eletricidade, a limpar imediatamente os produtos inflamáveis que se tenham derramado e a soltar os animais domésticos.

O Serviço Regional de Proteção Civil pede ainda à população que se afaste das praias porque pode ocorrer uma onda gigante, a ligar o rádio e ficar atento às recomendações difundidas.

// Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Olha, gente. Tem um video no You Tube chamado 2018 faltam menos de seis meses, ou Abril 2018 (tou ficar velha, jah devo ter meio Alzheimer, pq tem coisas que nao fixo bem; mas digo-me que o meu disco duro esta cheio), bem esse Abril 2918 faltam menos de seis meses assusta, hein. Diz que vai haver grande terramoto com tsunami em Portugal. Eh melhor voces lerem o que diz o tal de video e comecarem a encomendar a alma.

RESPONDER

Há uma pequena galáxia a orbitar a Via Láctea (e ninguém sabe como foi lá parar)

Segue 1 é o nome da pequena galáxia que orbita muito perto da Via Láctea. O corpo celeste é fraco e de pequenas dimensões, tendo surpreendidos os cientistas - pois ninguém sabe ao certo como …

Morreu o virtuoso guitarrista português Phil Mendrix

Filipe Mendes, mais conhecido por Phil Mendrix, faleceu esta segunda-feira. A notícia foi confirmada pela página oficial do músico português no Facebook. Phil Mendrix, um dos mais virtuosos guitarristas nacionais, morre com apenas 70 anos. O …

Finalmente, a Matemática desvendou quem escreveu "In My Life" dos Beatles

Mais de 50 anos depois da criação da música "In My Life", um dos sucessos dos Beatles, a Matemática concluiu quem foi o autor da canção, depois de tanto John Lennon como Paul McCartney reclamarem …

Com 14 anos Ethan ainda não pode votar, mas já é candidato a governador nos EUA

Ethan Sonnebord ainda não pode votar, mas, aos 14 anos, é candidato do Partido Democrata ao cargo de governador do estado de Vermont, nos Estados Unidos. Ao contrário do que acontece na grande maioria dos estados …

China tenta travar divórcios com “período de reflexão”

Tribunais em toda a China estão a começar a impor aos casais que se querem divorciar um período de espera, de entre duas semanas e três meses, visando travar o aumento no número de separações. Segundo …

Descobertos novos geóglifos que podem reescrever história da Amazónia

Novos geóglifos descobertos no estado brasileiro do Acre reforçam a ideia de que havia uma numerosa população milenar e hierarquizada na Amazónia 2.500 anos antes da chegada dos europeus. Estes dados podem “reescrever” a história …

Ministro da Noruega demite-se após violar regras de segurança em viagem ao Irão

Per Sandberg foi obrigado a demitir-se por ter infringido as regras de segurança do Governo ao não informar sobre uma viagem privada ao Irão e por ter levado o telemóvel profissional. O ministro das Pescas norueguês, …

Bomba de 220 quilos da Segunda Guerra Mundial desativada em França

Uma bomba inglesa de 220 quilos, datada da Segunda Guerra Mundial, encontrada no fim de junho em Rouen, no noroeste de França, foi neutralizada neste domingo, anunciaram as autoridades locais. A operação foi realizada por agentes …

Agência do Ambiente pondera aplicar multas por ruído

A Agência Portuguesa do Ambiente (APA) está a analisar a aplicação de multas para o incumprimento das regras do ruído, obrigando as grandes cidades e infraestruturas de transportes a ter mapas e planos estratégicos para …

Pelo menos dois mortos e um milhão de pessoas afetadas por inundações nas Filipinas

Pelo menos duas pessoas morreram e uma desapareceu nas Filipinas devido a inundações que afetam mais de um milhão de pessoas após a passagem da tempestade tropical Yagi, informaram esta segunda-feira as autoridades. O centro e …