/

Pelo menos 13 pessoas morreram nos EUA devido à tempestade Florence

Jim Lo Scalzo / EPA

Pelo menos 13 pessoas morreram na costa atlântica norte-americana com a passagem da tempestade Florence, que diminuiu de intensidade este domingo para uma depressão tropical.

Dos 13 mortos que compõem o balanço ainda provisório, dez pessoas morreram na Carolina do Norte e três outras na Carolina do Sul. O anterior balanço dava conta de oito mortos.

Os ventos fortes e a chuva intensa causaram danos significativos, com várias ruas a permanecerem cortadas por árvores caídas ou postes elétricos arrancados.

O Centro Nacional de Furacões dos Estados Unidos baixou hoje de manhã a tempestade Florence para uma depressão tropical, sublinhando, contudo, que “inundações súbitas e grandes cheias continuarão a afetar uma parte muito significativa das duas Carolinas”.

Hoje de manhã, pelas 05h00 locais (cerca das 10h00 em Lisboa), os ventos enfraqueceram para velocidades de 56 quilómetros por hora.

As autoridades encontram-se ainda a tentar ajudar habitantes que estão presos pelas inundações.

O furacão Florence, que inicialmente atingiu a costa sudeste dos EUA, foi perdendo intensidade, transformando-se em tempestade tropical e, hoje, em depressão tropical.

A par deste cenário, os habitantes das zonas afetadas pelo Florence ainda poderão ter que enfrentar uma invasão de cobras venenosas, como alertam alguns especialistas.

A forte tempestade tropical pode levar todo o tipo de cobras a deixarem os seus habitats naturais na costa, levando-as até às zonas de habitação, frisa o especialista de répteis de um zoo, Thad Bowman, ao site local Myrtle Beach Online.

Há seis cobras venenosas nativas da Carolina do Norte e da Carolina do Sul que podem ser letais. “Elas injectam veneno que causa a destruição dos tecidos e a perda de plaquetas, provoca hemorragias e pode causar a morte”, explica o médico Gerald O’Malley, citado pela mesma publicação.

Entretanto, correram rumores e imagens falsas pelas redes sociais, nomeadamente sobre supostos tubarões arrastados para terra pelo Florence. Há fotografias com esses animais a nadar na auto-estrada e até supostas notícias sobre essa invasão que não aconteceu.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.