/

Furacão Florence já fez 5 mortos (e pode trazer epidemia de cobras venenosas)

Jim Lo Scalzo / EPA

Cinco pessoas morreram e outras dezenas ficaram presas em casas na Carolina do Norte, nos Estados Unidos, depois de vários rios terem transbordado devido ao furacão Florence. Os meteorologistas alertam que as inundações vão piorar e podem trazer uma epidemia de cobras venenosas. 

As primeiras vítimas mortais confirmadas são uma mulher e o seu bebé que faleceram devido à queda de uma árvore sobre a sua casa na cidade de Wilmington, muito próxima ao lugar onde o furacão Florence tocou terra esta manhã. O pai da criança também sofreu com o impacto da árvore, mas sobreviveu e foi deslocado para um centro médico próximo.

Quem não chegou ao hospital foi uma mulher de Hampstead, pois a ambulância que a foi socorrer devido a um ataque cardíaco não conseguiu chegar a tempo graças às árvores derrubadas no caminho pelos ventos do furacão, que já passou a tempestade tropical.

Posteriormente, o escritório do governador de Carolina do Norte, Roy Cooper, informou que um homem de 78 anos morreu ao ligar um cabo de corrente a um gerador elétrico no condado de Leonoir, a mesma região na qual, segundo a imprensa norte-americana, outro idoso de 77 anos apareceu morto.

Segundo o canal local CBS 17, a polícia acredita que esta última morte aconteceu na consequência de uma queda provocada por uma rajada de vento quando o homem saiu de casa.

Desta forma, quatro das mortes foram provocadas de forma direta ou indireta pelos fortes ventos que se registam nos estados da Carolina do Norte e da Carolina do Sul. O furacão também deixou mais de meio milhão de pessoas sem eletricidade.

Os locais mais afectados pelo furacão estão a sofrer fortes inundações e a água pode atingir níveis históricos e surpreendentes, como ilustra um canal de meteorologia recorrendo à realidade virtual no vídeo que tem sido partilhado no Twitter.

A par deste cenário, os habitantes das zonas afectadas pelo Florence ainda poderão ter que enfrentar uma invasão de cobras venenosas, como alertam alguns especialistas em répteis.

A forte tempestade tropical pode levar todo o tipo de cobras a deixarem os seus habitats naturais na costa, levando-as até às zonas de habitação, frisa o especialista de répteis de um zoo, Thad Bowman, ao site local Myrtle Beach Online.

seis cobras venenosas nativas da Carolina do Norte e da Carolina do Sul que podem ser letais. “Elas injectam veneno que causa a destruição dos tecidos e a perda de plaquetas, provoca hemorragias e pode causar a morte”, explica o médico Gerald O’Malley citado pela publicação.

Entretanto, correm rumores e imagens falsas pelas Redes Sociais, nomeadamente sobre supostos tubarões arrastados para terra pelo Florence. Há fotos com alegados tubarões a nadar na auto-estrada e até supostas notícias sobre essa invasão que não aconteceu.

Mas, mesmo sem tubarões, os habitantes da costa norte-americana estão a viver um verdadeiro cenário de terror devido ao Florence, com estragos e dificuldades que se vão prolongar durante muitos dias depois de o furacão passar.

ZAP // EFE

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.