13% dos casos de covid-19 em Portugal são profissionais de saúde. Há 10 médicos nos cuidados intensivos

Um em cada oito infetados com o novo coronavírus em Portugal é profissional de saúde. O número de médicos, enfermeiros, auxiliares e outros trabalhadores de hospitais e centros de saúde que estão contagiados não pára de aumentar.

De acordo com os dados mais recentes, 13% dos casos positivos são profissionais de saúde. Dos 835 infectados, 209 são médicos e 177 enfermeiros. Os restantes são auxiliares, técnicos e outros profissionais de saúde.

Porém, de acordo com o jornal Público, os representantes dos médicos e dos enfermeiros estão convencidos de que estes números estão longe de corresponder à realidade.

Jorge Roque da Cunha, secretário-geral do Sindicato Independente dos Médicos (SIM), adiantou ao Público que “há já dez médicos internados nos cuidados intensivos”.

Roque Cunha acredita que os dados dos casos positivos estão “subreportados” e lamenta a “insensibilidade que o Ministério da Saúde manifesta em relação aos seus profissionais”, por continuar a ser obrigatório testar apenas os que têm sintomas da infeção.

Segundo a bastonária da Ordem dos Enfermeiros, Ana Rita Cavaco, também há enfermeiros “em estado grave, nos cuidados intensivos”. A bastonária não precisa o número.

Por não acreditar nos números que têm sido avançados, a bastonária decidiu colocar esta terça-feira no site da Ordem dedicado à doença um questionário que pede para ser respondido com urgência e dirigido a todos os enfermeiros que “estão na linha de defesa da pandemia da covid-19”.

“Podíamos ter evitado que a situação chegasse a este ponto. E ainda podemos evitar que se agrave. Os médicos deviam ser testados de 15 em 15 dias. Os países que estão a ter sucesso [no combate à pandemia] fazem isso”, afirmou o bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães.

De acordo com o semanário Expresso, os técnicos superiores de diagnóstico e terapêutica, que andam com doentes infetados nos corredores dos hospitais e desempenham o papel principal dentro dos laboratórios clínicos onde são feitos os testes, sentem-se excluídos pelo Governo e pela opinião pública.

Segundo a denúncia do Sindicato Nacional dos Técnicos Superiores de Saúde de Diagnóstico e Terapêutica, estes técnicos foram impedidos de entrar em supermercados nos horários prioritários para profissionais de saúde, mesmo apresentando cédula profissional, porque “só estavam autorizados médicos e enfermeiros”.

Em Itália e em Espanha, milhares de médicos, enfermeiros e outros trabalhadores dos hospitais e centros de saúde ficaram infetados e dezenas morreram.

ZAP ZAP //

 

PARTILHAR

RESPONDER

Queixas por cibercrime disparam. Fraude com MB Way foi o crime mais denunciado

O Ministério Público (MP) da Comarca de Lisboa registou 6676 denúncias por crimes informáticos em 2020, um aumento de 15% (mais 998) face a 2019. MB Way é um dos sistemas onde estão associadas mais …

Centro Hospitalar Lisboa Norte vai alargar uso de medicamento para fibrose quística a mais cinco doentes

O diretor clínico do Centro Hospitalar Universitário Lisboa Norte (CHULN), Luís Pinheiro, disse hoje que a instituição já usa há cerca de um mês um novo medicamento para a fibrose quística, que poderá chegar em …

No Porto, haverá transporte para vacinação disponível para todos a partir de terça-feira

Todos os munícipes do Porto que forem convocados no âmbito do plano de vacinação contra a covid-19 vão poder usufruir de um programa de transporte em colaboração com as centrais de táxis, anunciou hoje a …

Mina que produziu diamante para Isabel II investigada por abuso de direitos humanos

Uma mina da Tanzânia, que produziu um diamante rosa para um dos alfinetes de peito favoritos da rainha Isabel II, está a ser investigada por haver suspeitas de que os seguranças do local agrediram e …

Julgamento de polícia acusado de matar George Floyd adiado por pelo menos um dia

O julgamento do polícia branco acusado do assassínio do afro-americano George Floyd não começará antes de terça-feira, decidiu hoje o juiz após o debate sobre a natureza das acusações contra Derek Chauvin. Libertado sob fiança, Derek …

Nas presidenciais, os jovens votaram menos em Marcelo e André Ventura

Os jovens portugueses, entre 18 e 30 anos, votaram menos em Marcelo Rebelo de Sousa e em André Ventura do que a restante população, nas eleições presidenciais de janeiro, e colocaram João Ferreira na última …

Boris Johnson ignora entrevista de Meghan e Harry. Casa Branca diz que os Sussex mostraram "coragem"

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, expressou hoje a "maior admiração" pela rainha Isabel II, mas recusou comentar as confidências do príncipe Harry e da mulher Meghan na televisão americana, bastante críticas para a família real. O …

Advogados suspeitam que legionella teve origem no Hospital Pedro Hispano

No ano passado, um surto de legionella atingiu o norte do país e acabou por fazer 15 vítimas mortais. Joaquim Maria Ferreira, de 85 anos, foi o primeiro a falecer e agora a equipa de …

Condenações judiciais de Lula da Silva anuladas. Ex-Presidente pode disputar próximas eleições

As condenações de Lula da Silva no âmbito da operação Lava Jato foram anuladas pelo ministro do Supremo Tribunal Federal, avança a Folha de São Paulo. A decisão de Edson Fachin permite que Lula da Silva …

França colhe o que plantou. Poeira do Sahara leva radiação dos testes nucleares de 1960 para o país

A ACRO, uma organização-não governamental francesa, detetou uma nuvem de poeira radioativa, com origem em França, que está a voltar para o país. A poeira do deserto do Sahara alcançou França e trouxe com ela níveis …