13 detidos em operação de combate ao tráfico de armas em quatro distritos

A operação da PSP de combate ao tráfico de armas, que decorreu nos distritos do Porto, Santarém, Lisboa e Setúbal, terminou com 13 detidos e 27 armas de fogo apreendidas, informou o intendente Resende da Silva.

Denominada “Colmeia”, a operação teve início pelas 07h00 e “visou o cumprimento de 54 mandados de busca”, que resultaram em “13 detenções”, informou o intendente Resende da Silva durante uma conferência de imprensa no Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP.

O responsável avançou que a operação “foi o culminar de uma investigação de cerca de um ano” e “incidiu no crime de tráfico de armas“.

“Foram detidos dez indivíduos por posse ilegal de armas de fogo”, explicou, elencando que, em relação aos outros três detidos “havia provas para emitir um mandado de busca” e que “praticamente todos os alvos desta investigação tinham contacto entre eles”.

Além das 27 armas de fogo apreendidas pelas forças de segurança, também foram apreendidas “várias centenas de munições, bem como acessórios de armas de fogo”.

O intendente Resende da Silva revelou que as buscas nos quatro distritos “foram bastante espalhadas” e que, “da parte da PSP, o efetivo fixou-se acima dos 400 polícias“.

A operação “Colmeia” surgiu com base numa investigação que está a cargo do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, (DIAP) e participaram os comandos metropolitanos da PSP do Porto, Santarém, Lisboa e Setúbal, além da Unidade Especial da Polícia (UEP) e de elementos da Guarda Nacional Republicana (GNR), de acordo com o responsável.

O comunicado emitido pela Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa revela que a operação teve “por objeto a investigação dos crimes de tráfico de armas de fogo praticados por um número alargado de suspeitos”, permitindo “apreender as armas de fogo transacionadas e possuídas ilicitamente e pôr termo a esta concreta atividade criminosa de elevada perigosidade e potenciadora da prática de outros crimes”.

Os detidos vão ser presentes ao DIAP de Lisboa esta quinta-feira.

Segundo o Correio da Manhã, a operação da divisão de investigação criminal da PSP de Lisboa efetuou buscas domiciliárias no Casalinho da Ajuda e no Bairro 2 de maio.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Portugal duplica capacidade de ventilação. Oito profissionais de saúde nos cuidados intensivos

O secretário de Estado da Saúde, António Lacerda Sales, anunciou esta quinta-feira a duplicação dos equipamentos de ventilação e garantiu uma distribuição equilibrada dos testes de despistagem. “Entre ofertas, compras e empréstimos, estaremos em condições de duplicar …

Coreia do Norte reitera que não tem infetados. Coreia do Sul desconfia

A Coreia do Norte reafirmou que não regista nenhum caso de coronavírus (covid-19), numa declaração feita por um alto responsável pelo setor da Saúde de Pyongyang citado esta quinta-feira pela Agência France Presse. A Coreia do …

Ovar já tem linha telefónica própria para retirar pressão à Saúde 24

A Linha de Apoio Covid Ovar vai garantir assistência atempada à comunidade de 55.400 habitantes do concelho e é exclusiva para utentes que suspeitem ter sintomas do novo coronavírus. O Município de Ovar ativa, esta quinta-feira, …

Durão Barroso defende coronabonds (mas a prioridade é outra)

Em entrevista à SIC Notícias, Durão Barroso concordou com a criação dos ​​​​​​​coronabonds, mas defendeu que a prioridade é resolver "a crise humanitária". Durão Barroso considerou, em entrevista à SIC Notícias, que as instituições europeias têm …

Do empréstimo milionário à nacionalização. As soluções da TAP para resistir à crise

A TAP está a enfrentar uma das suas piores crises, face à pandemia de covid-19, e há várias soluções em cima da mesa, desde um empréstimo com aval do Estado à nacionalização da empresa. Para fazer …

"Matem-nos". Presidente das Filipinas autoriza disparos contra quem violar quarentena

O Presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, ordenou aos agentes da polícia e aos militares que disparem sobre qualquer pessoa que esteja a causar "problemas" durante o isolamento obrigatório, decretado devido à da pandemia de Covid-19. De …

Há mais de nove mil casos de covid-19 em Portugal. Número de recuperados sobe para 68

Um mês desde o primeiro teste positivo confirmado do novo coronavírus no país, Portugal tem um total de 9.034 casos confirmados de Covid-19, segundo o Relatório da Direção Geral da Saúde sobre a situação epidemiológica …

Ramalho Eanes: "Nós, os velhos, se for necessário oferecemos o nosso ventilador"

O antigo Presidente da República apelou aos mais "velhos", como ele, para darem o exemplo neste combate ao coronavírus, caso Portugal passe por uma situação semelhante à de Itália ou Espanha. Em entrevista à RTP, o …

"Profundamente preocupados". 13 países enviam recado a Viktor Orbán

Portugal e mais 12 países, entre os quais França, Bélgica e Espanha, garantiram, numa declarações conjunta, que apoiam a iniciativa da Comissão Europeia para verificar se as medidas de emergência implementadas respeitam os valores europeus. Os …

Da gripezinha ao "problema mundial". Bolsonaro fala com Trump e anuncia mais medidas

Jair Bolsonaro mudou de tom. Esta quarta-feira, o Presidente brasileiro anunciou um novo pacote financeiro de apoio a medidas para "manutenção de empregos", uma das suas maiores preocupações diante da pandemia de covid-19. O Presidente brasileiro, …