13 detidos em operação de combate ao tráfico de armas em quatro distritos

A operação da PSP de combate ao tráfico de armas, que decorreu nos distritos do Porto, Santarém, Lisboa e Setúbal, terminou com 13 detidos e 27 armas de fogo apreendidas, informou o intendente Resende da Silva.

Denominada “Colmeia”, a operação teve início pelas 07h00 e “visou o cumprimento de 54 mandados de busca”, que resultaram em “13 detenções”, informou o intendente Resende da Silva durante uma conferência de imprensa no Comando Metropolitano de Lisboa (Cometlis) da PSP.

O responsável avançou que a operação “foi o culminar de uma investigação de cerca de um ano” e “incidiu no crime de tráfico de armas“.

“Foram detidos dez indivíduos por posse ilegal de armas de fogo”, explicou, elencando que, em relação aos outros três detidos “havia provas para emitir um mandado de busca” e que “praticamente todos os alvos desta investigação tinham contacto entre eles”.

Além das 27 armas de fogo apreendidas pelas forças de segurança, também foram apreendidas “várias centenas de munições, bem como acessórios de armas de fogo”.

O intendente Resende da Silva revelou que as buscas nos quatro distritos “foram bastante espalhadas” e que, “da parte da PSP, o efetivo fixou-se acima dos 400 polícias“.

A operação “Colmeia” surgiu com base numa investigação que está a cargo do Departamento de Investigação e Ação Penal de Lisboa, (DIAP) e participaram os comandos metropolitanos da PSP do Porto, Santarém, Lisboa e Setúbal, além da Unidade Especial da Polícia (UEP) e de elementos da Guarda Nacional Republicana (GNR), de acordo com o responsável.

O comunicado emitido pela Procuradoria-Geral Distrital de Lisboa revela que a operação teve “por objeto a investigação dos crimes de tráfico de armas de fogo praticados por um número alargado de suspeitos”, permitindo “apreender as armas de fogo transacionadas e possuídas ilicitamente e pôr termo a esta concreta atividade criminosa de elevada perigosidade e potenciadora da prática de outros crimes”.

Os detidos vão ser presentes ao DIAP de Lisboa esta quinta-feira.

Segundo o Correio da Manhã, a operação da divisão de investigação criminal da PSP de Lisboa efetuou buscas domiciliárias no Casalinho da Ajuda e no Bairro 2 de maio.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Estratégia prevê rede de bancos de leite materno e revisão das licenças para amamentar

A ENALCP apresentada esta quarta-feira prevê a criação de uma rede nacional de bancos de leite materno e a revisão dos diretos de parentalidade. Ambientes favoráveis deverão ser também revistos. A Estratégia Nacional para a Alimentação …

DGS aconselha grávidas e bebés vegetarianos a tomarem suplementos

A Direção-geral da Saúde recomenda suplementos de vitaminas e minerais para bebés e grávidas com alimentação vegetariana e lembra que a dieta não omnívora no primeiro ano de vida deve estar sempre sob supervisão médica. "A …

Entre os boletins de voto dos emigrantes, também há cheques e contas da luz

Para exercer o seu direito de voto, os eleitores portugueses residentes no estrangeiro deveriam enviar de volta para Portugal a documentação que receberam em casa – um envelope verde com o boletim de voto, dentro …

Ryanair despede 432 trabalhadores em Espanha

A companhia aérea irlandesa Ryanair confirmou esta quarta-feira a sua intenção de despedir em Espanha 432 trabalhadores das suas bases de Girona e Canárias, 327 tripulantes de cabine e 105 pilotos, informou o sindicato USO. Num …

Eleições em Moçambique. Dados preliminares dão vitória a Nyusi

Segundo as projeções de resultados da Sala da Paz, de acordo com valores “preliminares” baseados na leitura dos editais pelos seus observadores, o atual Presidente moçambicano e candidato da Frelimo, Filipe Nyusi, terá sido reeleito …

"Quem acusou Sócrates tem de provar. Se não provar tem de ser punido"

O ex-Presidente brasileiro, Lula da Silva, defende punição de procuradores da Operação Marquês, caso a acusação contra José Sócrates seja arquivada. Esta terça-feira, em entrevista à RTP, Lula da Silva defendeu a punição dos procuradores que …

Na Saúde, Warren torna-se alvo de ataques. Mas o foco é "derrotar Trump"

O maior debate televisivo para umas eleições primárias na história dos EUA juntou 12 candidatos num só palco. Foi o primeiro debate para o qual o ex-vice-Presidente Joe Biden não partiu com vantagem, tendo a …

Trump sugere que os mexicanos são uma ameaça terrorista maior do que o Daesh

O Presidente Donald Trump sugeriu que os mexicanos são uma ameaça muito maior do que o Daesh. Respondendo uma vez mais às críticas sobre ter retirado as tropas dos Estados Unidos (EUA) junto à fronteira …

Grécia. Incêndio em campo de refugiados deixa 600 pessoas sem alojamento

Um incêndio no campo de identificação e registo de migrantes de Vathy, na ilha grega de Samos, deixou 600 refugiados sem alojamento, alertou na terça-feira a organização não-governamental (ONG) Médicos Sem Fronteiras (MSF). "Em Vathy, seis …

Lista candidata à Ordem dos Enfermeiros excluída por ter poucos homens

Uma das listas candidatas às eleições para a Ordem dos Enfermeiros foi excluída por ter poucos homens. A comissão eleitoral nomeada explica que a lista não respeita a lei da paridade, aprovada pela Assembleia da …