/

13 mortos em queda de árvore no maior arraial da Madeira

Uma árvore de grande porte caiu hoje no Largo da Fonte, na freguesia do Monte, na Madeira, num local onde decorre a festa da padroeira da ilha, sendo impossível saber ainda o número de pessoas atingidas, por ser uma zona de concentração de muitas pessoas.

A queda de uma árvore de grande porte no Largo da Fonte, na freguesia do Monte, durante a festa em honra da padroeira da Madeira, provocou, segundo várias fontes não oficiais, 13 vítimas mortais, entre os quais 2 crianças, e 49 feridos, entre os quais 2 em estado grave.

No local, uma multidão esperava a saída da procissão quando a árvore de grande porte caiu numa zona de grande concentração de pessoas onde estavam a ser vendidas velas.

Ao local deslocaram-se os responsáveis de várias entidades governamentais, religiosas e militares, entre as quais o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, o secretário da Saúde, Pedro Ramos, que tutela a Proteção Civil Regional, o responsável da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e o bispo do Funchal.

Paulo Cafôfo, garante que a árvore, um carvalho com 200 anos, nunca esteve sinalizada como estando em perigo de queda. “Aquela árvore nunca esteve sinalizada como perigo de queda e nunca deu entrada nos serviços camarários qualquer queixa com vista à sua limpeza ou abate”, disse em conferência de imprensa no Funchal.

O autarca afirma que a árvore estava num terreno privado e que “não estava amarrada a qualquer cabo”. “Isso acontecia em outras árvores, que não foram afectadas”.

O incidente ocorreu cerca das 12:00, num local onde se concentram muitas pessoas para participar naquele que é considerado o maior arraial da Madeira, momentos antes de sair a procissão, que foi cancelada.

O ano passado as festividades de caráter mais profano deste arraial foram canceladas devido aos incêndios que afetaram o Funchal na segunda semana de agosto.

Em março deste ano, uma notícia publicada no Funchal Notícias dava conta da queda de um galho de grande porte no Largo da Fonte, onde estão algumas destas árvores em estado frágil. Na altura, o incidente não fez feridos.

Em declarações à RTP, algumas testemunhas apontam responsabilidades ao Governo regional, por não ter removido a tempo a árvore em mau estado, depois de vários avisos.

O arraial da Senhora do Monte é considerado a maior festa da Madeira, contando com a presença das entidades regionais, incluindo o presidente do Governo Regional, Miguel Albuquerque, o secretário da Saúde, Pedro Ramos, que tutela a Proteção Civil Regional, o responsável da Câmara Municipal do Funchal, Paulo Cafôfo, e o bispo do Funchal.

ZAP // Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.