Portugal regista 11 mortes e 575 novos casos nas últimas 24 horas

Fotomovimiento

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 11 mortes e 575 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da DGS, dos 575 novos casos, 262 são na região de Lisboa e Vale do Tejo. No Norte há mais 142 infetados do que nas últimas 24 horas, no Centro há mais 68, no Alentejo há mais seis, no Algarve há mais 53 e nos Açores e na Madeira há mais cinco e 39 casos, respetivamente.

No total, o número de pessoas infetadas pela doença desde o início da pandemia é agora de 818.787. Há, neste momento, 32.144 casos ativos, menos 188 do que na terça-feira.

Estão também confirmadas 16.805 mortes devido à covid-19, mais 11 óbitos relativamente às últimas 24 horas. A DGS indica que seis ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, quatro no Centro e uma no Norte.

Neste momento, existem 712 doentes internados em Portugal (menos 31 do que ontem), dos quais 155 nos cuidados intensivos ( menos quatro pessoas do que ontem).

O boletim da DGS também aponta para mais 752 doentes recuperados, verificando-se já um total de 769.838 pessoas. Há ainda 14.898 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde, menos 20 em relação ao dia de ontem.

Na chamada matriz de risco, Portugal continua no verde. O país tem uma média de 77,6 casos de infeção por 100 mil habitantes, mas o Rt (risco de transmissibilidade) continua a subir, estando neste momento nos 0,91.

Esta terça-feira, depois da reunião com os especialistas no Infarmed, o primeiro-ministro, António Costa, referiu que a “situação epidemiológica mantém-se estável, com redução do número de casos covid-19”, mas alertou que “o risco efetivo de transmissão está a aumentar” e, por isso, “não obstante o desconfinamento em curso, é muito importante manter todas as cautelas e aplicar as medidas de prevenção”.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.735.411 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, em dezembro de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Futebol europeu com perdas de quase 4 mil milhões de euros

Relatório da Deloitte indica que, só nas cinco maiores ligas europeias da modalidade, a quebra nas receitas foi de 11%. Calendários alterados, campeonatos adiados ou mesmo cancelados, jogos sem público. Como se esperava, a pandemia que …

O asteróide que dizimou os dinossauros veio de um lugar inesperado

O asteróide que extinguiu os dinossauros provavelmente veio da metade externa do cinturão de asteróides principal, uma região que se pensava produzir poucos asteróides.  Investigadores do Southwest Research Institute, no Texas, Estados Unidos, mostraram que os …

Há três anos, uma tempestade de poeira em Marte desencadeou a primavera no polo sul

Em 2018, Marte foi palco de uma fortíssima tempestade de areia que destruiu um vórtice de ar frio em torno do polo sul do planeta, desencadeando uma primavera precoce. Já no hemisfério norte, a tempestade …

Vídeo mostra salmões feridos devido ao sobreaquecimento das águas

O vídeo foi gravado por um grupo de conservação ambiental depois de uma onda de calor no Noroeste Pacífico que fez as temperaturas da água atingirem os 21 graus Celsius. De acordo com o jornal The …

Uma prenda de aniversário. Israelita doou um dos seus rins a um menino palestiniano

Uma israelita quis doar um rim a um estranho. Estranho esse que acabou por ser uma criança, de apenas três anos, que vive na Faixa de Gaza, na Palestina. De acordo com a agência Associated Press, …

Novo método permite eliminar a bioincrustação marinha eficazmente

Um projeto inovador demonstrou como os revestimentos de superfície eletricamente carregados podem eliminar a bioincrustação marinha ou o crescimento de organismos marinhos, melhorando a operação e manutenção de embarcações navais. A bioincrustação marinha é um fenómeno …

Aglomerado de safiras estrela encontrado no Sri Lanka pode ser o maior do mundo

Um aglomerado de safiras estrela do mundo foi encontrado num quintal no Sri Lanka. A pedra é azul, pesa 510 quilos e estima-se que valha cerca de 84 milhões de euros. A pedra foi encontrada …

Médico sírio acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade

Um médico sírio foi acusado na Alemanha de crimes contra a humanidade por supostamente torturar e matar pessoas em hospitais militares no seu país de origem, informaram os promotores na quarta-feira. O Ministério Público Federal de …

Justiça climática. Vamos todos sofrer com as alterações climáticas, mas não de forma igual

A recente onda de calor na América do Norte é mais um exemplo de que apesar de ser um problema global, as alterações climáticas não vão afectar todos igualmente e podem exacerbar injustiças sociais e …

Os exemplos que Portugal deve seguir (e evitar) nas últimas etapas da pandemia

No plano apresentado pela equipa de Raquel Duarte comparam-se as estratégias opostas adotadas por Israel e Reino Unido, com a segunda a merecer nota negativa por parte dos investigadores. Os dados foram lançados na reunião que …