Portugal regista 11 mortes e 575 novos casos nas últimas 24 horas

Fotomovimiento

Portugal registou, esta quarta-feira, mais 11 mortes e 575 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De acordo com o último boletim da DGS, dos 575 novos casos, 262 são na região de Lisboa e Vale do Tejo. No Norte há mais 142 infetados do que nas últimas 24 horas, no Centro há mais 68, no Alentejo há mais seis, no Algarve há mais 53 e nos Açores e na Madeira há mais cinco e 39 casos, respetivamente.

No total, o número de pessoas infetadas pela doença desde o início da pandemia é agora de 818.787. Há, neste momento, 32.144 casos ativos, menos 188 do que na terça-feira.

Estão também confirmadas 16.805 mortes devido à covid-19, mais 11 óbitos relativamente às últimas 24 horas. A DGS indica que seis ocorreram na região de Lisboa e Vale do Tejo, quatro no Centro e uma no Norte.

Neste momento, existem 712 doentes internados em Portugal (menos 31 do que ontem), dos quais 155 nos cuidados intensivos ( menos quatro pessoas do que ontem).

O boletim da DGS também aponta para mais 752 doentes recuperados, verificando-se já um total de 769.838 pessoas. Há ainda 14.898 pessoas em vigilância pelas autoridades de saúde, menos 20 em relação ao dia de ontem.

Na chamada matriz de risco, Portugal continua no verde. O país tem uma média de 77,6 casos de infeção por 100 mil habitantes, mas o Rt (risco de transmissibilidade) continua a subir, estando neste momento nos 0,91.

Esta terça-feira, depois da reunião com os especialistas no Infarmed, o primeiro-ministro, António Costa, referiu que a “situação epidemiológica mantém-se estável, com redução do número de casos covid-19”, mas alertou que “o risco efetivo de transmissão está a aumentar” e, por isso, “não obstante o desconfinamento em curso, é muito importante manter todas as cautelas e aplicar as medidas de prevenção”.

A pandemia provocada pelo novo coronavírus já fez pelo menos 2.735.411 mortos em todo o mundo desde que foi notificado o primeiro caso na China, em dezembro de 2019, segundo o balanço diário da agência France-Presse.

  Filipa Mesquita, ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Experiência revela novo estado da matéria (que quebra a simetria de inversão do tempo)

Cientistas encontraram a primeira evidência experimental de um efeito quadruplicador na condensação de eletrões e o mecanismo pelo qual este estado da matéria ocorre. Segundo o SciTechDaily, o princípio central da supercondutividade determina que os eletrões …

Ilustração de formação planetária em torno de uma estrela parecida com o Sol, com os blocos de construção dos planetas - rochas e moléculas de ferro - no plano da frente.

Planetas que saem às suas estrelas não degeneram

Há muito tempo que se assume um elo composicional entre os planetas e as suas respetivas estrelas hospedeiras. Agora, pela primeira vez, uma equipa de cientistas forneceu evidências empíricas para apoiar este pressuposto - e …

Ai-Da, a robô artista, foi detida no Egito antes da sua mais recente exposição

Ai-Da, a primeira robô artista ultrarrealista do mundo, foi detida pelas autoridades egípcias na alfândega por "questões de segurança". De acordo com o jornal The Guardian, está previsto que Ai-Da apresente o seu último trabalho na …

Albertina Museum, em Viena, na Áustria

Cansados de ver posts removidos por nudez, museus de Viena aderiram ao OnlyFans

Cansados de ver as obras de arte que partilhavam nas redes sociais removidas por serem demasiado "explícitas", vários museus austríacos decidiram abrir uma conta na plataforma mais liberal OnlyFans. No passado, tanto o Conselho de Turismo …

O pior desastre nuclear da história dos EUA pode ter sido fruto de uma brincadeira

O SL-1 era um reator nuclear experimental de baixa potência, localizado no Idaho, nos EUA, que tinha como objetivo fornecer energia a pequenas instalações militares remotas no início dos anos 1960. O reator acabou por ficar …

PJ deteve quarto suspeito da morte de jovem no metro das Laranjeiras

A Polícia Judiciária (PJ) deteve, ao final da tarde desta quinta-feira, um quarto suspeito da morte de um jovem, na quarta-feira, na estação de metro das Laranjeiras, em Lisboa. Durante a tarde de hoje, em conferência …

A ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Ana Mendes Godinho, a ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, a ministra da Cultura, Graça Fonseca, e a ministra da Saúde, Marta Temido

Saúde, Trabalho e Cultura. As medidas aprovadas pelo Governo para facilitar a negociação do OE

Novo Estatuto do Serviço Nacional de Saúde, Agenda do Trabalho Digno e a versão final do Estatuto dos Profissionais da Cultura foram os grandes destaques da conferência de imprensa após o Conselho de Ministros desta …

Banido do Facebook, Donald Trump aposta na criação da sua própria rede social

Nova rede social deverá estar disponível a partir do início do próximo ano e é uma resposta do antigo presidente às empresas que o decidiram banir. O antigo Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump anunciou o …

Um cigarro aceso

"Fumar mata." Deputados britânicos querem que o aviso seja impresso em cada cigarro

Para desencorajar os fumadores, os deputados britânicos querem imprimir o slogan "Fumar mata" em cada cigarro de um maço de tabaco. Deputados britânicos apresentaram, no Parlamento, uma emenda à Lei de Saúde e Cuidados de Saúde …

Ludogorets 0-1 Braga | Horta bracarense dá frutos cedo

O Sporting de Braga conseguiu um importante triunfo por 1-0 na deslocação ao terreno do Ludogorets, no Grupo F da Liga Europa. A formação lusa não quis perder tempo e marcou logo aos sete minutos, por …