Mais 1.577 casos de covid-19 e 63 mortes. Variante britânica chegou à Madeira

Tiago Petinga / Lusa

Portugal contabiliza este domingo mais 63 mortes relacionadas com a covid-19 e 1.577 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) revela que foram registados mais 1.577 casos em Portugal nas últimas 24 horas.

O Observador recorda que o número de novos casos é muito mais baixo do que nos dias anteriores à pausa de Natal. A diferença pode estar relacionada com o facto de haver menos amostras processadas devido ao fim de semana natalício prolongado.

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) indica ainda que estão internada 2.870 pessoas, mais 80 do que no sábado, das quais 504 em cuidados intensivos, ou seja, menos nove.

Dos 1.577 novos casos, a maior parte foi registada na região Norte (717), seguindo-se Lisboa e Vale do Tejo (464), Centro (279), Algarve (38), Madeira (37), Alentejo (32) e Açores (10).

O foco dos novos casos de infeção pelo novo coronavírus é a faixa etária dos 40 aos 49 anos, com 290 dos 1.577 infetados. Seguem-se 50-59 anos (246 casos), 30-39 anos (222), 20-29 anos (204), 60-69 anos (169), 10-19 anos (129), 80 anos ou mais (118), 70-79 anos (109) e até nove anos de idade (90). De acordo com o boletim, 832 dos novos infetados são mulheres e 745 são do sexo masculino.

Em relação aos óbitos, seis das 63 vítimas mortais tinham entre 60 e 69 anos e 18 tinham entre 70 e 79 anos. A maior parte dos óbitos (39) eram indivíduos com 80 anos ou mais. Segundo o boletim, 34 das vítimas eram do sexo masculino e 29 eram do sexo feminino.

É na região de Lisboa e Vale do Tejo que se verifica o maior número de vítimas mortais: 24. Seguem-se o Norte (23), Centro (11), Alentejo (4) e Madeira (1). Não foram registados óbitos no arquipélago dos Açores.

Nas últimas 24 horas, foram registadas 3.075 novas recuperações.

Nova variante britânica chegou à Madeira

A Secretaria Regional de Saúde e Proteção Civil da Madeira anunciou este domingo ter confirmado a presença da nova variante do SARS-CoV-2, em viajantes que chegaram à região provenientes do Reino Unido.

“Na sequência da análise genética pedida pela Direção Regional de Saúde ao Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge a uma amostra de alguns casos positivos detetados na RAM [Região Autónoma da Madeira], foi confirmada a presença da nova estirpe do vírus do Reino Unido na Madeira”, revelou a secretaria regional, acrescentando que “foi detetada em viajantes que chegaram à Madeira provenientes do Reino Unido”.

Segundo a mesma nota, que não especifica o número de infetados, “esta identificação só foi possível graças ao trabalho desenvolvido pelo Centro de Rastreio do Aeroporto Internacional da Madeira o qual permite rastrear, identificar e encaminhar para isolamento casos positivos, quando detetados”.

Este domingo, arrancou a campanha de vacinação em cinco centros hospitalares. António Sarmento, diretor do serviço de infecciologia do Hospital de São João, foi quem deu o pontapé de saída, sendo vacinado às 10h na instituição onde trabalha.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 6.619 mortes e 394.573 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando este domingo ativos 68.208, menos 1.561 do que no sábado. Há ainda mais 1.751 contactos em vigilância, perfazendo um total de 92.069 pessoas.

ZAP ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

RESPONDER

Testes rápidos registaram maior número de sempre. APED defende venda nos super e hipermercados

O recurso a testes rápidos de antigénio à covid-19 está a aumentar em Portugal, tendo atingido o maior número a 7 de abril, com mais de 34 mil realizados nesse dia, segundo dados do Instituto …

Francisco Rodrigues dos Santos admite que tem sido "difícil" juntar o CDS (mas "não por falta de iniciativa")

Francisco Rodrigues dos Santos, presidente do CDS-PP, afirmou, numa entrevista ao Jornal de Notícias e TSF que tem sido "difícil" conquistar a coesão do partido. Em entrevista ao Jornal de Notícias e à TSF, o líder …

Isabel dos Santos usou equipa de espiões para provar "conspiração" e "vingança" de João Lourenço

A empresária Isabel dos Santos contratou uma firma de antigos agentes secretos israelitas para provar que foi vítima de um ataque orquestrado pelo governo de João Lourenço. Isabel dos Santos criou uma equipa de espiões para …

"Perdemos o avô da nação". Morte do príncipe Filipe deixou "um grande vazio" na vida de Isabel II

A morte do príncipe Filipe, duque de Edimburgo, na sexta-feira, aos 99 anos, deixou a Rainha Isabel II, sua esposa, com "um grande vazio na sua vida", disse este domingo aos jornalistas o seu filho …

Mapa online interativo ajudou indígenas do Panamá a fazer frente à pandemia

Quando a covid-19 chegou ao Panamá no ano passado, o cartógrafo Carlos Doviaza temeu pelas pessoas indígenas da sua comunidade. Por isso, para as ajudar, dedicou-se a fazer aquilo que faz melhor: mapas. "Pensei: 'Porque não …

"A política ama traição, mas despreza o traidor". Sócrates acusa PS de "ataque injusto" (e diz-se alvo de "vingança" da direita)

"A política ama a traição, mas despreza o traidor". No livro "Só Agora Começou", que será publicado nos próximos dias, José Sócrates acusa a atual direção do PS de traição. De acordo com o Diário de …

Portugal regista mais 566 casos e seis óbitos por covid-19

Portugal registou, este domingo, mais seis mortes e 566 novos casos de infeção pelo novo coronavírus, segundo o último boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). De acordo com o último boletim da Direção-Geral da Saúde …

PS quer que Cavaco Silva diga "quando é que soube do buraco do BES"

O PS quer que o antigo Presidente da República Cavaco Silva esclareça "quando é que soube do buraco do BES" e porque é que "não agiu atempadamente" para evitar o aumento de capital, que gerou …

Perdoar o passado, celebrar o renascimento e cumprir tradições. A primavera traz o Nowruz, o ano novo persa

Assim que as flores começam a desabrochar e os dias ficam mais longos, fica claro que o Nowruz está prestes a chegar. A celebração do ano novo iraniano é secular, com raízes que remontam a …

“Mostrámos que sabemos governar”. Bloco apresenta candidata a Lisboa (e abre a porta a acordo com PS)

O Bloco de Esquerda apresentou a candidatura de Beatriz Gomes Dias à Câmara Municipal de Lisboa, pediu “mais força” para determinar a governação da cidade e abriu a porta a novos entendimentos com o PS …