Mais 1.214 infetados e 78 óbitos em Portugal

Miguel A. Lopes / Lusa

Portugal contabiliza este sábado mais 78 mortes relacionadas com a covid-19 e 1.214 novos casos de infeção com o novo coronavírus, segundo a Direção-Geral da Saúde (DGS).

O boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) indica que foram registados mais 1.214 casos de infeção pelo novo coronavírus, o número mais baixo desde 13 de outubro. O Observador recorda que o número pode ser mais baixo, uma vez que, no feriado do dia de Natal, ter-se-ão processado menos amostras laboratoriais.

A região Norte foi a que registou mais novos casos (451), seguindo-se imediatamente por Lisboa e Vale do Tejo (438). Seguem-se o Centro (148), Alentejo (85), Algarve (43), Madeira (28) e Açores (21).

Estão internadas 2.790 pessoas, mais 36 do que na sexta-feira, das quais 513 em cuidados intensivos, ou seja, mais nove. É o número mais alto desde 13 de dezembro.

O boletim epidemiológico refere que foram registados mais 78 óbitos, o que representa um aumento comparativamente ao número diário dos últimos dias (70 na quinta-feira e 65 na sexta-feira).

Lisboa e Vale do Tejo foi a região que registou o maior número de mortes: 32 óbitos. O Norte teve mais 30 mortos, seguindo-se o Centro (8), Alentejo (7) e Algarve (1).

Foram ainda dadas como recuperadas da covid-19 1.545 pessoas  São mais 331 pessoas do que os novos infetados detetados em 24 horas em Portugal.

O primeiro lote das vacinas contra a covid-19 chegou este sábado a Portugal, ficando guardado numas instalações no concelho de Montemor-o-Velho, nos arredores de Coimbra. A ministra da Saúde, Marta Temido, falou numa “janela de esperança” no combate à pandemia, que será ainda muito difícil.

Este lote “simbólico” de 9.750 doses, como chegou a catalogar o primeiro-ministro foi, todavia, reforçado na quarta-feira com o anúncio pela ministra da Saúde, Marta Temido, da antecipação da entrega de mais 70.200 doses, que têm chegada prevista para segunda-feira, elevando o total disponível até ao final do ano para 79.950 vacinas.

Desde o início da pandemia, Portugal já registou 6.556 mortes e 392.996 casos de infeção pelo vírus SARS-CoV-2, estando este sábado ativos 69.769, menos 409 do que na sexta-feira. Há mais 225 pessoas sob vigilância das autoridades de saúde, elevando o número a 90.318.

ZAP // Lusa

PARTILHAR

1 COMENTÁRIO

  1. Está mais que visto, tendemos para zero infetados, enquanto que os mortos se mantêm a um nível elevado. Aqui é que está a jogatana da DGS e do Governo.

RESPONDER

Desconfinamento: A satisfação de uns, continua a ser a angústia de outros

Há vários meses que muitas áreas de atividade económica desejavam o anúncio de um desconfinamento generalizado. Numa altura altura em que a taxa de vacinação está a aumentar progressivamente, o Governo fez-lhes a vontade, mas …

Hospitais privados acusados de acordo anticoncorrencial com a ADSE e IASFA

A Autoridade da Concorrência (AdC) acusou esta quinta-feira cinco grupos hospitalares privados e a respetiva associação empresarial por acordo anticoncorrencial, pelo menos durante cinco anos, quando organizaram uma estratégia no âmbito das negociações comerciais com …

Santos explica por que falharam as negociações com o Benfica por Kaio Jorge

O consultor de mercado do Santos, Sergio Canozzi, explica que a crise interna do Benfica prejudicou as negociações por Kaio Jorge. O Benfica apresentou uma proposta pela contratação de Kaio Jorge, com pagamento e cedência de …

Descoberta incomum feita na antiga capital asteca terá de ser novamente enterrada

Uma equipa de arqueólogos mexicanos anunciou que iria reconstruir um monumento arqueológico incomum encontrado nos arredores da Cidade do México. Porém, este processo terá de ser adiado. Trata-se de um túnel construído há vários séculos como …

Portugal na NBA: Neemias Queta foi escolhido

Momento inédito na história do deporto português. O jovem poste foi contratado pelos Sacramento Kings, equipa que ganhou 10 milhões de adeptos. Se já havia muitos portugueses a ficarem acordados de madrugada para ver em direto …

Inflação aumenta para 1,5% em julho

A inflação terá atingido os 1,5% em julho, um aumento de 1,0 pontos percentuais face ao registado em junho, de acordo com a informação já apurada pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). “Tendo por base a …

Autoridades israelitas investigam empresa que criou programa Pegasus

Benny Gantz, ministro da Defesa de Israel, foi a Paris conversar com a sua homóloga francesa, Florence Parly. Em Telavive, as autoridades israelitas inspecionaram, esta quarta-feira, os escritórios da NSO. O Expresso escreve que, esta quarta-feira, …

PS e PAN discordam da decisão de Marcelo de enviar Carta dos Direitos na Era Digital para o TC

O artigo 6.º da Carta Portuguesa dos Direitos Humanos na Era Digital tem sido polémico, por prever a existência de entidades certificadas para atribuir selos de qualidade a órgãos de comunicação social que produzam informação …

Cientistas estão a desvendar os mistérios da origem da fotossíntese

Um novo estudo planeia desvendar os mistérios da origem da fotossíntese. Embora seja um processo pré-histórico, ainda pouco se sabe sobre as suas origens. Fotossíntese é um processo pelo qual ocorre a conversão da energia solar …

Governo prolonga apoio à retoma progressiva às empresas

As empresas que enfrentem quebras de faturação iguais ou superiores a 25% vão poder continuar a aceder ao apoio à retoma progressiva, até a normalização da pandemia, após ter sido aprovada esta quinta-feira a prorrogação …