/

Sócrates e Santos Silva financiaram a campanha de António Costa

10

(dr) SedeNacionalPartidoSocialista / Facebook

O secretário-geral do PS, António Costa

O secretário-geral do PS, António Costa

José Sócrates e o amigo Carlos Santos Silva, ambos em prisão preventiva no âmbito da Operação Marquês, financiaram a campanha de António Costa para as primárias do PS com um total de 12 mil euros.

Em declarações à revista Visão, o diretor financeiro da campanha, Agostinho Abade, facultou os valores exatos: José Sócrates terá contribuído com dois mil euros e Carlos Santos Silva com dez mil – “por indicação de Sócrates”, já que o ex-administrador do Grupo Lena não tinha ligação directa com a estrutura da campanha de António Costa, escreve a revista.

Os donativos terão sido efetuados através de transferências bancárias, e a revista afirma que o Ministério Público estará a tentar apurar a origem destas e outras movimentações de dinheiro dos dois arguidos.

Estes 12 mil euros cobrem quase na totalidade os 13 mil euros que António Costa tinha previsto no que toca aos donativos privados para as eleições primárias, dentro do seu orçamento de campanha de 163 mil euros.

De acordo com o jornal i, os relatórios com a justificação de receitas e gastos de campanha ainda não foram entregues à Comissão de Fiscalização Económica e Financeira do PS para serem integradas nas contas do partido, que foi o principal financiador das candidaturas (ao todo 300 mil euros).

O presidente da comissão socialista, Domingues Azevedo, afirmou ao i que o órgão a que preside “é o primeiro a responder pelas contas do partido” e que “não foi notificado para o que quer que fosse pelo DCIAP”.

ZAP

10 Comments

  1. A ser verdade o alegado nesta notícia, o donativo no valor de 10 000€ não ultrapassa o valor máximo previsto na Lei n.º 19/2003, de 20 de junho (Financiamento dos Partidos Políticos e das Campanhas Eleitorais) com as alterações introduzidas pelo Decreto-Lei n.º 287/2003, de 12 de novembro (Declaração de Rectificação n.º 4/2004, de 9 de janeiro) Lei n.º 64-A/2008, de 31 de dezembro, Lei n.º 55/2010, de 24 de dezembro e Lei n.º 1/2013, de 3 de janeiro, já que “Os donativos de natureza pecuniária feitos por pessoas singulares identificadas estão sujeitos ao limite anual de 25 vezes o valor do IAS por doador e são obrigatoriamente titulados por cheque ou transferência bancária.
    25 X 419.22€ IAS (indexante dos apoios sociais) = 10480.5

    Declaração de interesses: Não pertenço a qualquer partido político, não sou apoiante do PS ou de António Costa.
    Estou FARTA de notícias deste tipo que “informam” de forma muito parcial e que são tendenciosas!!!

  2. Cara Manuela Magno
    Excelente a sua explicação técnica e legal mas não toca no aspecto mais importante. A questão aqui, aos olhos da lei, poderá ser a origem do dinheiro. Ou seja o Sr. Silva ou o Sr. Sócrates, em especial este último, pode ser investigado, como qualquer cidadão, através de uma comparação de gastos versus recebimentos. O Sr. Sócrates gastava balúrdios em Paris, fatos Armani, casas em Lisboa, motorista privado, carros, frequentava a melhor restauração de Paris, viagens em executiva. Agora financia partido em 2.000 + 10.000 euros.
    Para lhe dar um exemplo eu já fui chamado às finanças para explicar como comprei a minha casa!!! E fui lá e expliquei. O Sr. Sócrates bem que tentará explicar a origem dos milhões e nós cá iremos esperar calmamente que a justiça se pronuncie.
    Por último não acredito na sua declaração de interesses nem sequer vislumbro qq parcialidade na notícia. No fundamental o que é dito é que dois cidadãos abonaram para o Sr. Costa 12.000 euros. FACTO! Vê algum problema nisso?
    Declaração de interesses: Não pertenço a qualquer partido político, não sou apoiante do PS ou de António Costa pois ainda possuo alguma sanidade mental!

  3. Gaita… se isto é Política… eu quero voltar pará ilha…
    Se um pai, doa a um filho algum valor, terá que pagar impostos sobre isso.
    Se um cidadão anónimo compra alguma coisa, é chamado às finanças para demonstrar de onde obteve o rendimento.
    As “empresas a que chamamos partidos políticos” estão isentas de impostos?
    PIOR QUE AS BALAS DO INIMIGO… SÓ A ESTUPIDEZ DE UM POVO.
    Se certo gatuno nacional para semana decidir bater com a língua nos dentes, ou a Comissão de Inquérito, se cala, ou será que haverá cadeias que chegues para tantos políticos, à esquerda e direita.
    “CAMBADA DE GATUNOS E VIGARISTAS”
    Volte Dr Oliveira Salazar.

  4. Eu continuo a ver aqui uma sede sangue terrivel, tal é a ansia de desviar atenções,
    vejo tambem uma pressa tal de condenar em praça publica o que a justiça ainda não conseguiu explicar, pessoas que mentem descaradamente com a maior cara de pau e ouras que inventam mentiras tudo em prol da inveja e pequenez.
    Pois eu não sou filiado nem subjugado politico de ninguem, e enoja-me as posições tomadas por pseudo-proto-democratas.
    Lembro aqui que no tempo do Estado Novo tambem todas as instituições estavam a funcionar, assim como funcionavam muito bem no regime Nazi e no Estalinista funcionava muitissimo bem tambem.
    Se ler-mos os sermões de Antonio Vieira constataremos que a mesquinhez que nos assola agora é exactamente a mesma que constrangia as mentes evoluidas da época, pelo que somos a verificar que uma grande franja deste povo continua fisica e mentalmente corrupto como então.

  5. A onde é que este ex primeiro tinha um tostão antes de ter ido ao poder?
    Trabalho,págo impostos,tenho 3 filhos e sinto me achincalhado por ver que este camarada do náda aparece com 20 milhõesra porque sei que são 282 milhões 2º o ECONÓMICO isto é apenas a amost,que soares,Costa,Almeida sanTos,,e outros estão preocupados porque lhes vai tocar.Ora eu votar que é o único direito que tenho,nestes trastes nunca,São gente que não presta para governar, devem estar presos num campo de trabalhos forçados que infelizmente em Portugal ainda não existe.

  6. ser do )ps( ja e uma vergonha,porque entre socrates o costa ,mario soares ,e muitos outros sao uns corrutos de primeiro gabarito.dou razao ao passos coelho porque ele começo a governar com o pais no fundo e agora depois de muitos sacrificios nosso tamos outra vez por cima e como agora o (ps) ta a crer mostrar serviço ta a prometer tudo o que o povo quer ouvir ,assim e o povo /nao ve um palmo a frente fica cego com as promessas que vai ouvindo .se lembraren se ke portugal tava no nivel nen era do lixo ,tava abaixo de lixo na europa porque o portugues gosta de ser escravo ,poe isto portugal e considerado o pais dos banana deixo aki um apelo a todos /lembrem se como o partido sosialista deixo o pais a beira da bancarrota e olhem pra ele agora votem com um partido ke nos tirou da ruina ou entao votem no partido ke nos vai afundar novamente (ps) se o socrates eo amigo financiarem a campanha do costa e sinal ke e dinheiro sujo e ke kando pucharem fio a meada vai muitos mais para a cadeia se a nossa justiça fuciona e isto ke vai acontecer depois de serem apertados eles começam a falar e o medo de muitos ke tao a crer tirar socrates da cadeia por esta razao .so um cego e ke nao ve .

  7. Ainda somos um povo que “emprenha” pelos ouvidos e por isso preocupa-me o aparente “eruditismo” que se passeia por aqui com discursos de “engana tolos”

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.