Qual é o assento mais seguro num avião? É complicado…

No caso de um acidente de aviação, há algum lugar que seja mais seguro? E qual é o assento que nos dá mais probabilidade de sobreviver? Todos eles e nenhum deles, mas depende, explica a revista Wired.

Ultimamente, as viagens aéreas têm ocupado um lugar de destaque na consciência pública, sobretudo devido a uma série de incidentes recentes em que aviões Boeing se incendiaram, perderam uma roda durante a descolagem ou abriram um buraco a meio do voo.

Estes acidentes de grande visibilidade deram má fama à aviação e fizeram inúmeros passageiros refletir sobre quais os lugares mais seguros e quais os mais perigosos de um avião.

Apesar de toda a consternação recente, é importante lembrar que viajar de avião é extremamente seguro, salienta a revista Wired. Essa é, aliás, a primeira ideia que os especialistas em aviação se preocupam em passar quando se lhes pergunta “qual o lugar mais seguro para viajar de avião”…

Embarcar num voo comercial completo pode nem sempre ser a experiência mais confortável ou relaxante, mas, em comparação com praticamente todos os outros, é um dos meios de transporte menos mortais alguma vez criados.

Os acidentes são tão raros que ficar a pensar em qual é o lugar mais seguro para viajar vai provavelmente causar-lhe mais angústia mental do que vale a pena.

Pelo menos, é essa a versão oficial.

A FAA, Administração Federal de Aviação dos EUA, tem o cuidado de salientar que não existe nenhuma secção de um avião que seja mais ou menos segura do que outra.

Num e-mail enviado à Wired, Rick Breitenfeldt, especialista em assuntos públicos da FAA explica que “a coisa mais importante que os passageiros podem fazer para a sua segurança em qualquer voo é seguir todas as instruções dos tripulantes“.

Embora nenhuma parte do avião possa ser, de forma geral, considerada a mais segura, há provavelmente um lugar melhor para estar sentado quando ocorrem incidentes específicos. Claro que isso dependerá sempre de variáveis que não podemos controlar.

Cada emergência ocorre de forma diferente, afetando em cada caso lugares diferentes. O que pode ser o melhor lugar no caso de uma avaria do motor pode não ser o melhor lugar para estar quando uma porta é arrancada a meio do voo.

Festa na parte de trás

Há a ideia antiga de que a parte de trás do avião é o lugar mais seguro para se sentar. Relatórios da Popular Mechanics e da Time analisaram 35 anos de dados de acidentes até 2015 e concluíram que, estatisticamente, morreram menos pessoas que estavam sentadas na parte de trás em acidentes de avião.

O problema é que estas conclusões provêm de dados algo incompletos. As posições dos assentos das vítimas nem sempre são incluídas nos relatórios dos acidentes, pelo que os dados não permitem obter uma imagem completa das zonas mais seguras.

Segundo Daniel Kwasi Adjekum, investigador de segurança da aviação na Universidade do Dakota do Norte, estas conclusões são válidas, com base na física fundamental a que os aviões obedecem.

A parte da frente do avião, muitas vezes o lugar mais apelativo para se sentar se tiver um lugar premium ou se estiver apenas ansioso por sair do tubo de aço o mais rapidamente possível após a aterragem, está também numa posição privilegiada para receber o peso da força de uma queda livre.

“A secção dianteira é, obviamente, confortável porque está longe do motor e do ruído”, diz Adjekum. Mas, salienta, “normalmente é o primeiro ponto de impacto. Por isso, é uma área de grande vulnerabilidade“.

A parte de trás, embora possa separar-se do avião num acidente catastrófico, tem mais probabilidades de permanecer intacta do que as partes da frente e do meio, que ainda estão ligadas aos motores.

A secção traseira parte-se muitas vezes“, diz Adjekum, ou seja, a última secção do avião, atrás das asas. “Muita dessa energia cinética vai para a parte da frente do avião e deixa a parte de trás intacta.”

Algures no meio

A secção central do avião tem muito a seu favor no caso de um voo acidentado. O ponto onde as asas se encontram no centro cria uma base mais estável que serve de centro de gravidade para o avião, tornando-o menos propenso a saltar quando atinge a turbulência.

“Muitas das forças oscilatórias da turbulência são menos intensas na secção média do que na secção da cauda”, afirma Adjekum. “Em situações de turbulência, o avião funciona essencialmente como um balancé“, explica o investigador.

Embora o meio possa ser melhor para a turbulência, não é necessariamente ideal para uma situação catastrófica. Afinal de contas, a secção central é normalmente onde estão posicionados os depósitos de combustível, o que significa que, em caso de incêndio, estamos mesmo em cima de um barril de pólvora.

O que a secção central tem a seu favor é o acesso mais fácil às saídas de emergência no centro do avião. Quanto mais próximo estiver das saídas, melhores serão as suas hipóteses de sobrevivência após um acidente.

Corredor, meio, ou janela?

Mais uma vez, há vantagens e desvantagens em cada opção. Sentar-se na coxia deixa-o mais próximo de qualquer saída de emergência, mas também o deixa mais vulnerável a ser atingido pela queda de bagagem ou detritos soltos que se desloquem pela coxia.

Sentar-se junto à janela permite-lhe ver o que se passa no exterior, o que lhe dá uma vantagem situacional, mas deixa-o encostado à parede e à espera que as outras pessoas da sua fila saiam primeiro.

Ocupar o lugar do meio dá-lhe um par de escudos humanos de cada lado para amortecer eventuais golpes, mas o lugar do meio é desconfortável e uma primeira escolha impopular.

Se tem medo de voar, todas estas preocupações para tentar descobrir o lugar perfeito para se sentar só lhe vão causar mais turbulência interior. Francamente, provavelmente não vale a pena preocupar-se. Os acidentes de avião são ridiculamente raros.

Em última análise, diz Adjekum, as suas hipóteses de sobreviver a uma emergência em voo têm menos a ver com o lugar onde se senta e mais com a formação da tripulação de voo – e com a atenção que dá às suas instruções.

“Sempre que se senta num avião, a primeira coisa a fazer é ter consciência da situação”, diz Adjekum. “Ouça as instruções da tripulação de cabina, porque eles conhecem o seu trabalho e estão lá para garantir a sua segurança, independentemente do lugar onde estiver sentado.”

ZAP //

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