O interesse em acidentes de aviação pode justificar-se com a necessidade de compreender o porquê de estes acontecerem, assim como as probabilidades de acontecerem novamente.
Probabilidades, motores suplentes e atualizações constantes nos procedimentos de segurança. São alguns dos pontos evocados quando alguém com medo de andar de avião expressa as suas preocupações.
No entanto, e apesar de todos estes melhoramentos, há quem continue a ter medo de voar, pelo que procura informações que tranquilizem, como, por exemplo, o lugar mais seguro do avião.
A verdade é que a maioria das pessoas reserva assentos segundo o critério do conforto, como espaço para as pernas, ou conveniência, como fácil acesso a casas de banho. Os passageiros frequentes tendem ainda a reservar os lugares o mais próximo possível da frente para que possam desembarcar mais rapidamente.
Raramente são reservados um dos lugares do meio na última fila, os quais são, estatisticamente, os mais seguros num avião.
As viagens aéreas são seguras
Mas vamos às estatísticas (tem que ser). De acordo com a análise dos dados do Censo do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos da América, a probabilidade de morrer num avião é de cerca de 1 em 205.552, em comparação com 1 em 102 num automóvel.
Mesmo assim, os acidentes de automóveis tendem a passar despercebidos quando comparados com os de avião, como foi o caso do que ocorreu no Nepal há duas semanas.
O interesse em acidentes de aviação pode justificar-se com a necessidade de compreender o porquê de estes acontecerem, assim como as probabilidades de acontecerem novamente. E isto não é necessariamente uma coisa má.
A preocupação com a segurança e as profundas investigações feitas aos acidentes é o que torna a aviação mais segura.
Os especialistas garantem que não há motivo real para preocupação com a segurança quando se embarca num voo comercial. Mas se esta pergunta ainda persistir, há alguns fatores que pode ter em conta.
O tipo de avião faz alguma diferença?
É certo que existem algumas variáveis, como o impacto da velocidade do ar, que podem variar ligeiramente entre diferentes tipos de aviões. Contudo, a física do voo é mais ou menos a mesma em todos os aviões.
Geralmente, aviões maiores terão mais material estrutural e, portanto, mais força para suportar a pressurização em altitude. Isto significa que podem fornecer alguma protecção adicional numa emergência — mas isto, mais uma vez, depende muito da gravidade da emergência.
Isto não quer dizer que se deva reservar o próximo voo no maior avião que se possa encontrar. Como mencionado, as viagens aéreas continuam a ser muito seguras.
ZAP // The Conversation