Os números das gasolineiras não estão sob o controlo de quem conduz; mas há outros factores que conseguimos controlar.
O cenário dos preços dos combustíveis em Portugal (e noutros países) não é animador.
Os tempos actuais são muito turbulentos e, ao longo deste ano, temos assistido a subidas constantes e a poucas descidas; com um pico atingido já em Abril.
Os preços nas gasolineiras não estão sob o controlo de quem conduz; mas há outros factores que conseguimos controlar.
A carVertical, em comunicado enviado ao ZAP, partilhou/reforçou uma lista de hábitos e soluções simples que podem ajudar a reduzir drasticamente os gastos em combustível.
Conduzir devagar
É uma das ligações mais óbvias e conhecidas: quanto mais depressa conduzir, quanto mais agressivo for (com acelerações fortes e travagens bruscas), mais combustível gasta. Pode haver diferenças de 40%. As mudanças devem ser utilizadas para travar, por exemplo. Baixar a velocidade é boa ideia – também ajuda a preservar motor, pneus e suspensão; além disso, quanto tempo ganha em ser agressivo ao conduzir, numa viagem normal? 1 minuto?
Menos ar condicionado
Não entra no pedal, mas entra no consumo. O ar condicionado, muitas vezes, está a funcionar mesmo quando nem é preciso, quando o condutor nem se apercebe. Pode aumentar o consumo de combustível em 30%.
Pressão dos pneus
A pressão dos pneus não é igual para todos. É sempre melhor olhar para a recomendação da própria marca. A pressão ideal melhora desempenho, conforto, segurança, e eficiência de combustível. Pneus com pouca pressão apresentam mais resistência ao rolamento, levando o motor a consumir mais combustível para manter a velocidade.
Menos peso
Tem a mala cheia? É preciso? O carro não é um armazém, uma despensa. Além disso, há quem dispense as rodas sobresselentes e troque o aço por alumínio ou plásticos. É que, quanto mais pesado estiver o carro, mais combustível se gasta.
Evitar engarrafamentos
Se calhar já é hábito seu, mas fugir de filas de trânsito também ajuda a popuar combustível, no geral. Mesmo que o percurso seja mais longo, se for feito sem paragens, costuma poupar combustível.
Menos viagens
Tente realizar diversas tarefas numa só viagem. É melhor do que fazer várias viagens ao longo do dia. Os motores gastam mais combustível quando não estão aquecidos. O motor tem de aquecer (à semelhança do corpo humano) – por isso, um esforço excessivo sem aquecimento acaba por danificar diversas peças.
Escolha do carro
Se tiver possibilidades financeiras para isso, escolha um carro eficiente em termos de combustível. Evite SUV pesados e sedans executivos. Para quem conduz principalmente na cidade, qualquer carro que permita transportar pessoas e bagagem pode ser suficiente.
Cuidar do carro
Todos os dias. A última sugestão encaixa em qualquer uma das anteriores: cuide do seu carro. O estado da viatura é essencial na eficiência do combustível. Um sensor de oxigénio defeituoso, por exemplo, pode duplicar o consumo de combustível. Motor, suspensão, sistemas eléctricos…
Tudo tem impacto no consumo de combustível.