Uma cadelinha Golden Retriever chegou ao mundo com uma pelagem verde em vez do pelo louro normalmente associado à raça.
A cadelinha, a mais pequena de uma ninhada de oito, nasceu a 3 de março, duas semanas antes do Dia de São Patrício, em Pensacola, na Florida, com uma tonalidade verde escura.
Os restantes cachorros da ninhada tinham uma pelagem quase branca.
O cachorrinho foi batizado como “Shamrock”, o trevo de três folhas que é símbolo nacional da Irlanda.
“Estou muito entusiasmada por poder partilhar Shamrock com o mundo”, diz a proprietária da cadela, Carole DeBruler, que publicou diversos vídeos do cachorro nas redes sociais.
“Ficámos um pouco chocados“, conta a criadora à People.
Carole e o marido, Greg, são há quase 17 anos criadores de golden retrievers de cor clara. “Esfregámo-la toda, mas o verde não saiu“, acrescenta.
De acordo com Carole, de 59 anos, não é invulgar que os cachorros de cor clara tenham “algum verde ou uma ligeira tonalidade, mas, normalmente, qualquer verde num cachorro recém-nascido sai logo. A mãe limpa-os, nós limpamo-los e ele sai. O dela não saiu“, diz ela. “Isso é raro.”
Depois de algumas limpezas de Carole e da mãe, a cor da pequena Shamrock passou de um verde muito escuro para “verde-limão brilhante“.
Num vídeo que partilhou no Tik Tok, Carole explica que Shamrock ficou “manchada” de verde no útero por biliverdina, um pigmento biliar que pode por vezes misturar-se com o líquido amniótico dos cachorros.
Shamrock é a menor da ninhada irmãos, mas a sua cuidadora diz que o canino tem mais personalidade. “Ela é uma cadela de sorte!“, diz Carole. “Os cachorros, em geral, fazem-me feliz. Eu adoro cachorros. Mas Shamrock é um dos favoritos.
“Ela simplesmente brilha”, conta. “Era pequena, mas mal-humorada. E é muito divertida de observar.