//

Reformado tinha desenho de Leonardo Da Vinci avaliado em 15 milhões e não sabia

Um desenho de Leonardo Da Vinci, avaliado em 15 milhões de euros, foi encontrado dentro de uma pasta de um médico francês, onde este guardava 14 desenhos que herdou do pai.

O homem, que quis manter o anonimato depois de a sua descoberta casual se ter tornado notícia, guardava os desenhos numa pasta há muitos anos e não estava consciente do seu valor.

A obra foi descoberta em março, quando o médico reformado levou os desenhos à leiloeira parisiense Tajan para serem avaliados e descobriu que os desenhos tinham sido feitos entre os séculos XVI e XVII, explicou ao New York Times o diretor do departamentos de desenhos antigos da casa de leilões, Thaddée Prate.

Prate desconfiou que o desenho fazia parte de um estudo de Leonardo Da Vinci sobre o Martírio de São Sebastião e foi pedir uma opinião ao especialista Patrick de Bayser que confirmou a suspeita.

“Eu tinha a sensação de que era um desenho interessante do século XVI que exigia uma análise mais pormenorizada”, disse Prate.

O diretor da leiloeira consultou ainda a curadora do Metropolitan Museum of Art, Carmen Bambach, que anunciou que a atribuição da obra a Leonardo Da Vinci “é incontestável”.

“Os meus olhos saltaram das órbitas. É uma descoberta excitante”, contou Bambach ao jornal norte-americano.

(dr) Tajan

O desenho do Martírio de São Sebastião, atribuído a Leonardo Da Vinci

O desenho do Martírio de São Sebastião, atribuído a Leonardo Da Vinci

A curadora estima que o esboço tenha sido realizado entre 1482 e 1485, durante a fase inicial da jornada do artista em Milão, quando pintou a sua primeira versão de “A Virgem das Rochas”, agora exposta no Louvre.

De acordo com os especialistas, no verso do desenho estão ainda estudos científicos sobre a luz produzida por uma vela e algumas anotações.

A casa de leilões Tajan espera leiloar o desenho em junho de 2017, mas o governo francês pode querer adquirir a obra ao declará-la como tesouro nacional.

O Estado francês pode proibir a exportação do esboço e, caso o queira fazer, tem dois anos para oferecer um “valor de mercado justo” para o desenho – que deverá ser de 15 milhões de euros.

BZR, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.