Reformado tinha desenho de Leonardo Da Vinci avaliado em 15 milhões e não sabia

Um desenho de Leonardo Da Vinci, avaliado em 15 milhões de euros, foi encontrado dentro de uma pasta de um médico francês, onde este guardava 14 desenhos que herdou do pai.

O homem, que quis manter o anonimato depois de a sua descoberta casual se ter tornado notícia, guardava os desenhos numa pasta há muitos anos e não estava consciente do seu valor.

A obra foi descoberta em março, quando o médico reformado levou os desenhos à leiloeira parisiense Tajan para serem avaliados e descobriu que os desenhos tinham sido feitos entre os séculos XVI e XVII, explicou ao New York Times o diretor do departamentos de desenhos antigos da casa de leilões, Thaddée Prate.

Prate desconfiou que o desenho fazia parte de um estudo de Leonardo Da Vinci sobre o Martírio de São Sebastião e foi pedir uma opinião ao especialista Patrick de Bayser que confirmou a suspeita.

“Eu tinha a sensação de que era um desenho interessante do século XVI que exigia uma análise mais pormenorizada”, disse Prate.

O diretor da leiloeira consultou ainda a curadora do Metropolitan Museum of Art, Carmen Bambach, que anunciou que a atribuição da obra a Leonardo Da Vinci “é incontestável”.

“Os meus olhos saltaram das órbitas. É uma descoberta excitante”, contou Bambach ao jornal norte-americano.

(dr) Tajan

O desenho do Martírio de São Sebastião, atribuído a Leonardo Da Vinci

O desenho do Martírio de São Sebastião, atribuído a Leonardo Da Vinci

A curadora estima que o esboço tenha sido realizado entre 1482 e 1485, durante a fase inicial da jornada do artista em Milão, quando pintou a sua primeira versão de “A Virgem das Rochas”, agora exposta no Louvre.

De acordo com os especialistas, no verso do desenho estão ainda estudos científicos sobre a luz produzida por uma vela e algumas anotações.

A casa de leilões Tajan espera leiloar o desenho em junho de 2017, mas o governo francês pode querer adquirir a obra ao declará-la como tesouro nacional.

O Estado francês pode proibir a exportação do esboço e, caso o queira fazer, tem dois anos para oferecer um “valor de mercado justo” para o desenho – que deverá ser de 15 milhões de euros.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

Duarte Lima perde último recurso e deve ser julgado pela morte de Rosalina Ribeiro em Portugal

O Supremo Tribunal brasileiro indeferiu um novo recurso de Duarte Lima que assim está mais próximo de ser julgado em Portugal, pelo homicídio de Rosalina Ribeiro, em Maricá, em 2009. Ao recurso extraordinário, interposto de uma …

Governo britânico cumprirá decisão do Supremo sobre suspensão do Parlamento

O Governo britânico cumprirá a decisão do Supremo Tribunal do Reino Unido sobre a legalidade ou ilegalidade da suspensão do Parlamento, uma decisão que deverá ser anunciada esta semana. A garantia foi dada este domingo à …

Bancos vendem créditos à habitação a Fundos de Investimento (e é "dramático" para muitas famílias)

Estão a chegar à DECO cada vez mais pedidos de ajuda de famílias que viram os seus créditos à habitação serem adquiridos aos Bancos por Fundos de Investimento e que estão a ser pressionadas para …

BE fará uma campanha "sem energia perdida, palavras ocas ou provocações"

Um partido que pretende ao mesmo tempo trilhar um "caminho de alternativa" e "caminhos de convergência". Assim definiu Catarina Martins a orientação do Bloco de Esquerda (BE) na campanha eleitoral. Ao discursar num almoço com agentes …

Jornalistas não podem ser condenados por violação de segredo de justiça, defende Costa

No primeiro dia da campanha eleitoral para as eleições legislativas de 06 de outubro, António Costa, primeiro-ministro e líder do PS, deu uma entrevista à CMTV e aproveitou para mostrar divergências em relação a Rui …

Défice fica nos 0,8% do PIB no primeiro semestre do ano

O défice situou-se em 0,8% do PIB no primeiro semestre deste ano, em contas nacionais, abaixo dos 2,2% registados no período homólogo, mas longe da meta para o conjunto do ano, de 0,2%. "No conjunto do …

Pelo menos sete crianças morreram após colapso de escola no Quénia

Pelo menos sete crianças morreram e 57 ficaram feridas após o colapso do edifício de uma escola em Nairobi, no Quénia, esta segunda-feira, confirmaram os serviços de socorro e as autoridades locais. "Depois do colapso do …

“Há uma mudança histórica na Madeira”

Este domingo, no seu espaço habitual de comentário, Luís Marques Mendes disse que, embora ainda não tenham sido apurados todos os resultados das eleições na Madeira, tudo aponta para que haja uma “mudança histórica” no …

O outono chegou e traz aguaceiros. Mas o calor ainda pode aparecer em outubro

O outono começou oficialmente às 8h50 desta segunda-feira. Este é o dia do equinócio, a data em que, segundo o saber popular, o dia e a noite têm a mesma duração. A data que assinala o …

Portugal não aderiu a programa da UE criado de propósito após os incêndios de 2017

No ano passado, a União Europeia criou um programa de proteção civil devido aos incêndios de 2017 em Portugal. Contudo, o país não aderiu ao mecanismo. Em 2017, Portugal viveu momentos difíceis devido aos incêndios que …