Reformado tinha desenho de Leonardo Da Vinci avaliado em 15 milhões e não sabia

Um desenho de Leonardo Da Vinci, avaliado em 15 milhões de euros, foi encontrado dentro de uma pasta de um médico francês, onde este guardava 14 desenhos que herdou do pai.

O homem, que quis manter o anonimato depois de a sua descoberta casual se ter tornado notícia, guardava os desenhos numa pasta há muitos anos e não estava consciente do seu valor.

A obra foi descoberta em março, quando o médico reformado levou os desenhos à leiloeira parisiense Tajan para serem avaliados e descobriu que os desenhos tinham sido feitos entre os séculos XVI e XVII, explicou ao New York Times o diretor do departamentos de desenhos antigos da casa de leilões, Thaddée Prate.

Prate desconfiou que o desenho fazia parte de um estudo de Leonardo Da Vinci sobre o Martírio de São Sebastião e foi pedir uma opinião ao especialista Patrick de Bayser que confirmou a suspeita.

“Eu tinha a sensação de que era um desenho interessante do século XVI que exigia uma análise mais pormenorizada”, disse Prate.

O diretor da leiloeira consultou ainda a curadora do Metropolitan Museum of Art, Carmen Bambach, que anunciou que a atribuição da obra a Leonardo Da Vinci “é incontestável”.

“Os meus olhos saltaram das órbitas. É uma descoberta excitante”, contou Bambach ao jornal norte-americano.

(dr) Tajan

O desenho do Martírio de São Sebastião, atribuído a Leonardo Da Vinci

O desenho do Martírio de São Sebastião, atribuído a Leonardo Da Vinci

A curadora estima que o esboço tenha sido realizado entre 1482 e 1485, durante a fase inicial da jornada do artista em Milão, quando pintou a sua primeira versão de “A Virgem das Rochas”, agora exposta no Louvre.

De acordo com os especialistas, no verso do desenho estão ainda estudos científicos sobre a luz produzida por uma vela e algumas anotações.

A casa de leilões Tajan espera leiloar o desenho em junho de 2017, mas o governo francês pode querer adquirir a obra ao declará-la como tesouro nacional.

O Estado francês pode proibir a exportação do esboço e, caso o queira fazer, tem dois anos para oferecer um “valor de mercado justo” para o desenho – que deverá ser de 15 milhões de euros.

BZR, ZAP

PARTILHAR

RESPONDER

O número de Dunbar está errado. É possível ter mais de 150 amigos

O número de Dunbar sugere que uma pessoa só consegue manter relações sociais estáveis com 150 pessoas. Um novo estudo vem deitar por terra esta estimativa. O número de Dunbar define o limite de pessoas com …

Plano de Recuperação e Resiliência. Costa Silva avisa que "retoma ainda vai demorar"

A retoma económica em Portugal ainda vai demorar, embora alguns setores, como o turismo e a agricultura possam recuperar mais depressa, disse o presidente da Comissão Nacional de Acompanhamento (CNA) do Plano de Recuperação e …

Se as legislativas fossem hoje, ficava tudo (quase) na mesma. Portugueses pedem remodelação do Governo

Uma sondagem do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica para a RTP e para o jornal Público revela que, se as eleições legislativas fossem hoje, ficaria tudo quase na mesma. De acordo …

Venda de barragens da EDP. Fisco abriu inquérito a ex-dirigente para avaliar se cumpriu regras

A Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) abriu um processo de inquérito a José Maria Pires, jurista do centro de estudos fiscais e antigo alto dirigente do Fisco que integra o Movimento Cultural da Terra de …

"GPS da natureza". Os tubarões usam os campos magnéticos da Terra nas suas longas viagens

Uma equipa de investigadores descobriu as primeiras evidências sólidas de que os tubarões dependem de campos magnéticos para as suas incursões de longa distância através dos mares. Os investigadores sabiam que algumas espécies de tubarões viajam …

Rio diz ser "absolutamente impensável" PSD continuar a perder câmaras (e quer "subir bastante")

O presidente do PSD afirmou esta terça-feira ser "absolutamente impensável" que o partido continue a descer nas eleições autárquicas, enquanto o líder do CDS quer fazer deste sufrágio uma "força motriz para derrubar o socialismo …

"Penso que o ajudei". Ana Gomes visitou Rui Pinto “quatro ou cinco vezes” na prisão

A ex-eurodeputada Ana Gomes assumiu esta terça-feira no julgamento do processo Football Leaks que incentivou Rui Pinto a colaborar com a Justiça e defendeu que a mudança de atitude do arguido não foi “para salvar …

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar

Colisões de nuvens podem desencadear formação estelar. A descoberta contribui para uma melhor compreensão da formação de estrelas massivas e do nascimento de aglomerados globulares. As estrelas formam-se pela contração gravitacional de nuvens de gás no …

Astrónomos identificam cinco planetas "Tatooine" que podem sustentar vida

Um novo estudo revelou que cinco sistemas conhecidos com planetas de estrelas duplas - como Tatooine, casa de Luke Skywalker no filme "Star Wars" - poderiam sustentar a vida. “Usamos dados colhidos pela nave espacial Kepler, …

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …