//

Localizadas caixas negras e “duas partes grandes” do avião da AirAsia

As autoridades indonésias anunciaram hoje ter recuperado do mar duas partes grandes do avião da AirAsia, que se despenhou no mar no domingo, com 162 pessoas a bordo, entre as quais a cauda do avião, onde normalmente se encontram as caixas negras do aparelho.

“Com a descoberta de uma mancha de petróleo e de duas partes grandes do avião, posso assegurar-vos que estas são as partes do avião da AirAsia que estávamos à procura“, afirmou o chefe da Agência de Busca e Resgate da Indonésia, Bambang Soelistyo, durante uma conferência de imprensa em Jacarta.

O Airbus 320-200 da companhia aérea de baixo custo malaia descolou no domingo da cidade indonésia de Surabaya, com destino a Singapura.

Um dos objetos tem uma dimensão de 9,4 x 4,8 x 0,4 metros, enquanto o segundo mede 7,2 x 0,5 metros, especificou o mesmo responsável.

“Enquanto falo, estamos a baixar um ROV (veículo submarino operado por controlo remoto) para obter uma imagem real dos objetos detetados no fundo marinho. Encontram-se todos a uma profundidade de 30 metros“, explicou Bambang Soelistyo, indicando, contudo, que uma forte corrente tem tornado difícil operar o ROV.

A Indonésia lançou uma operação internacional de busca e resgate, na qual participam vários países. O mau tempo e a forte ondulação na zona impediram, nos últimos dias, as buscas de vítimas e do aparelho, que se deverá encontrar a uma profundidade de entre 25 e 32 metros.

Até ao momento, foram recuperados 30 corpos durante as buscas, cuja zona foi reduzida, concentrando-se numa área de 1.575 milhas náuticas quadradas – um décimo da superfície rastreada na quinta-feira – com a participação de 29 navios e 17 aviões.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.