/

Paquistão ameaça Israel com guerra nuclear em reacção a notícia falsa

(dr) Iliya Pitalev / Sputnik News

O ministro da Defesa do Paquistão, Khawaja M. Asif

O ministro da Defesa do Paquistão, Khawaja M. Asif

Uma notícia falsa desencadeou um momento de tensão entre o Paquistão e Israel, duas das potências nucleares do planeta, depois de o ministro paquistanês da Defesa ter reagido à “notícia” lançando uma ameaça contra Israel.

A falsa notícia de uma reunião de um “ministro israelita da Defesa” – que já não se encontra em exercício – na qual o alegado governante ameaçava “destruir o Paquistão”, acabou por gerar uma ameaça nuclear contra Israel por parte do ministro paquistanês de Defesa, Khawaja M. Asif, conta o jornal israelita Ha’aretz.

O mal-entendido teve início numa “informação” divulgada pelo site AWD News, que num artigo publicado a semana passada citava o “ministro da Defesa de Israel, Moshe Yaalon” a ameaçar o Paquistão.

Segundo o AWD News, Moshe Yaalon teria dito que Israel destruiria o Paquistão se este país enviasse tropas terrestres para a guerra contra o Estado Islâmico na Síria.

Esta sexta-feira, o ministro da defesa paquistanês reagiu à suposta ameaça israelita com um post no Twitter, no qual se referia à suposta reunião do “ministro”, salientando que “Israel esquece que o Paquistão é também um estado nuclear”.

https://twitter.com/KhawajaMAsif/status/812370140507545600

Este fim de semana, depois de ter conhecimento do mal-entendido, o Ministério da Defesa de Israel apressou-se a clarificar que a alegada reunião de Yaalon é “inteiramente falsa”.

“A informação à qual o ministro da Defesa paquistanesa respondia é completamente falsa“, afirmou um porta-voz do Ministro da Defesa israelita, Avigdor Lieberman, que lembrou que, em qualquer caso, Moche Yaalon seria sempre “um ex-ministro“.

O AWD News já foi identificado por organizações de verificação de informações como sendo “um site que publica falsas informações”.

Segundo o Media Bias / Fact Check, o AWD News é “essencialmente um site de pseudo-ciência e teorias da conspiração de direita com atenção focada em guerras mundiais”.

Israel mantém uma política de ambiguidade nuclear, não confirmando nem negando a existência de um arsenal nuclear próprio. O Paquistão, por seu turno, tornou-se uma potência nuclear em 1998. Os dois países não têm laços diplomáticos.

Em 2015, o Paquistão possuía entre 110 e 130 ogivas nucleares – 66% das quais instaladas em mísseis balísticos. Mas na realidade, a principal razão pela qual o arsenal nuclear paquistanês é preocupante não é o eventual arsenal israelita.

A verdadeira preocupação dos analistas é na realidade a quantidade de ogivas nucleares da Índia, estimadas em 110 a 120 unidades.

ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.