Paquistão ameaça Israel com guerra nuclear em reacção a notícia falsa

(dr) Iliya Pitalev / Sputnik News

O ministro da Defesa do Paquistão, Khawaja M. Asif

O ministro da Defesa do Paquistão, Khawaja M. Asif

Uma notícia falsa desencadeou um momento de tensão entre o Paquistão e Israel, duas das potências nucleares do planeta, depois de o ministro paquistanês da Defesa ter reagido à “notícia” lançando uma ameaça contra Israel.

A falsa notícia de uma reunião de um “ministro israelita da Defesa” – que já não se encontra em exercício – na qual o alegado governante ameaçava “destruir o Paquistão”, acabou por gerar uma ameaça nuclear contra Israel por parte do ministro paquistanês de Defesa, Khawaja M. Asif, conta o jornal israelita Ha’aretz.

O mal-entendido teve início numa “informação” divulgada pelo site AWD News, que num artigo publicado a semana passada citava o “ministro da Defesa de Israel, Moshe Yaalon” a ameaçar o Paquistão.

Segundo o AWD News, Moshe Yaalon teria dito que Israel destruiria o Paquistão se este país enviasse tropas terrestres para a guerra contra o Estado Islâmico na Síria.

Esta sexta-feira, o ministro da defesa paquistanês reagiu à suposta ameaça israelita com um post no Twitter, no qual se referia à suposta reunião do “ministro”, salientando que “Israel esquece que o Paquistão é também um estado nuclear”.

https://twitter.com/KhawajaMAsif/status/812370140507545600

Este fim de semana, depois de ter conhecimento do mal-entendido, o Ministério da Defesa de Israel apressou-se a clarificar que a alegada reunião de Yaalon é “inteiramente falsa”.

“A informação à qual o ministro da Defesa paquistanesa respondia é completamente falsa“, afirmou um porta-voz do Ministro da Defesa israelita, Avigdor Lieberman, que lembrou que, em qualquer caso, Moche Yaalon seria sempre “um ex-ministro“.

O AWD News já foi identificado por organizações de verificação de informações como sendo “um site que publica falsas informações”.

Segundo o Media Bias / Fact Check, o AWD News é “essencialmente um site de pseudo-ciência e teorias da conspiração de direita com atenção focada em guerras mundiais”.

Israel mantém uma política de ambiguidade nuclear, não confirmando nem negando a existência de um arsenal nuclear próprio. O Paquistão, por seu turno, tornou-se uma potência nuclear em 1998. Os dois países não têm laços diplomáticos.

Em 2015, o Paquistão possuía entre 110 e 130 ogivas nucleares – 66% das quais instaladas em mísseis balísticos. Mas na realidade, a principal razão pela qual o arsenal nuclear paquistanês é preocupante não é o eventual arsenal israelita.

A verdadeira preocupação dos analistas é na realidade a quantidade de ogivas nucleares da Índia, estimadas em 110 a 120 unidades.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Pelo menos 270 baleias piloto estão encalhadas na Tasmânia. Austrália já lançou operação de resgate

Cerca de 270 baleias piloto ficaram encalhadas numa área remota da ilha da Tasmânia, no sul da Austrália, e três baleias corcundas conseguiram encontrar o caminho do mar após permanecerem num rio infestado de crocodilos …

Academia de Alcochete passa a chamar-se Academia Cristiano Ronaldo

A Academia do Sporting vai passar a ter o nome de Cristiano Ronaldo, futebolista formado no clube, como forma de homenagear o “melhor jogador português de todos os tempos”, anunciou esta segunda-feira o emblema lisboeta. “O …

Desemprego volta a aumentar. Há 409 mil inscritos nos centros de emprego

O número de desempregados inscritos nos centros de emprego aumentou 34,5% em agosto em termos homólogos e 0,5% face a julho, segundo dados divulgados esta segunda-feira pelo Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP). De acordo …

"Exercício de poder político brutal". Biden critica substituição no Supremo antes das presidenciais

O candidato democrata à Casa Branca, Joe Biden, afirmou hoje que substituir a juíza Ruth Bader Ginsburg no Supremo antes das eleições presidenciais é um "exercício de poder brutal" e apelou aos republicanos moderados para …

DGS vai recomendar uso de máscara no exterior quando não houver distanciamento

A DGS vai recomendar o uso de máscara em espaços exteriores movimentados quando não for possível garantir o distanciamento social, disse esta segunda-feira a Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, em conferência de imprensa. "Vai sair …

Crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos, diz IPO

As crianças com cancro devem ir à escola por não terem riscos acrescidos de contrair o novo coronavirus na generalidade dos casos, esclareceu, esta segunda-feira, o Instituto Português de Oncologia (IPO) de Lisboa. "Neste momento, não …

Estados Unidos. Pais deixam filho na escola sabendo que tinha covid-19

Um estudante infetado com covid-19 foi levado para a escola pelos pais em Massachusetts, nos Estados Unidos. Como resultado, 28 estudantes ficaram de quarentena. Os pais de um aluno de uma escola do estado norte-americano de …

Bale assume que Mourinho foi uma das principais razões para voltar ao Tottenham

O internacional galês admitiu que o treinador português foi uma das principais razões que o fez voltar ao Tottenham. Em entrevista à estação televisiva britânica BT Sport, conduzida pelo antigo avançado Peter Crouch, Gareth Bale afirmou …

Portugal regista 623 novos casos e oito óbitos. Lisboa com 70% das novas infeções

Portugal contabiliza esta segunda-feira mais oito mortos relacionados com o novo coronavírus (covid-19) e 623 novos casos de infeção, segundo o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS). No que respeita a novos casos, deu-se um …

Paulo Cafôfo, o "guardião dos valores", é o novo líder do PS/Madeira

Paulo Cafôfo, o novo líder do PS/Madeira, assumiu-se como um "guardião dos valores de um partido que não se deixa vergar". O novo líder do PS/Madeira, Paulo Cafôfo, afirmou este domingo que vai estar "sempre contra" …