Paquistão ameaça Israel com guerra nuclear em reacção a notícia falsa

(dr) Iliya Pitalev / Sputnik News

O ministro da Defesa do Paquistão, Khawaja M. Asif

O ministro da Defesa do Paquistão, Khawaja M. Asif

Uma notícia falsa desencadeou um momento de tensão entre o Paquistão e Israel, duas das potências nucleares do planeta, depois de o ministro paquistanês da Defesa ter reagido à “notícia” lançando uma ameaça contra Israel.

A falsa notícia de uma reunião de um “ministro israelita da Defesa” – que já não se encontra em exercício – na qual o alegado governante ameaçava “destruir o Paquistão”, acabou por gerar uma ameaça nuclear contra Israel por parte do ministro paquistanês de Defesa, Khawaja M. Asif, conta o jornal israelita Ha’aretz.

O mal-entendido teve início numa “informação” divulgada pelo site AWD News, que num artigo publicado a semana passada citava o “ministro da Defesa de Israel, Moshe Yaalon” a ameaçar o Paquistão.

Segundo o AWD News, Moshe Yaalon teria dito que Israel destruiria o Paquistão se este país enviasse tropas terrestres para a guerra contra o Estado Islâmico na Síria.

Esta sexta-feira, o ministro da defesa paquistanês reagiu à suposta ameaça israelita com um post no Twitter, no qual se referia à suposta reunião do “ministro”, salientando que “Israel esquece que o Paquistão é também um estado nuclear”.

https://twitter.com/KhawajaMAsif/status/812370140507545600

Este fim de semana, depois de ter conhecimento do mal-entendido, o Ministério da Defesa de Israel apressou-se a clarificar que a alegada reunião de Yaalon é “inteiramente falsa”.

“A informação à qual o ministro da Defesa paquistanesa respondia é completamente falsa“, afirmou um porta-voz do Ministro da Defesa israelita, Avigdor Lieberman, que lembrou que, em qualquer caso, Moche Yaalon seria sempre “um ex-ministro“.

O AWD News já foi identificado por organizações de verificação de informações como sendo “um site que publica falsas informações”.

Segundo o Media Bias / Fact Check, o AWD News é “essencialmente um site de pseudo-ciência e teorias da conspiração de direita com atenção focada em guerras mundiais”.

Israel mantém uma política de ambiguidade nuclear, não confirmando nem negando a existência de um arsenal nuclear próprio. O Paquistão, por seu turno, tornou-se uma potência nuclear em 1998. Os dois países não têm laços diplomáticos.

Em 2015, o Paquistão possuía entre 110 e 130 ogivas nucleares – 66% das quais instaladas em mísseis balísticos. Mas na realidade, a principal razão pela qual o arsenal nuclear paquistanês é preocupante não é o eventual arsenal israelita.

A verdadeira preocupação dos analistas é na realidade a quantidade de ogivas nucleares da Índia, estimadas em 110 a 120 unidades.

ZAP //

PARTILHAR

RESPONDER

Quase seis mil denúncias de agressões sexuais em viagens da Uber nos EUA

A plataforma de transporte de passageiros Uber divulgou na quinta-feira um relatório, revelando quase seis mil denúncias de agressões sexuais a utilizadores, motoristas e terceiros nos Estados Unidos (EUA), em 2017 e 2018. No relatório de …

Polícia de Los Angeles vai usar dispositivo "ao estilo Batman" para prender suspeitos

A polícia de Los Angeles, nos Estados Unidos, vai adotar, no início do próximo ano, um novo dispositivo, conhecido como BolaWrap 100, que dispara um cinto de fibra sintética a uma velocidade de 200 metros …

Corriere dello Sport defende-se das acusações e garante ser "inimigo do racismo"

O jornal desportivo italiano Corriere dello Sport afirmou esta sexta-feira ser “inimigo do racismo”, defendendo-se das críticas motivadas pela manchete de quinta-feira, com o título “Black Friday” e ilustrada com os futebolistas negros Romelu Lukaku …

Alisadores e tintas para cabelo podem aumentar o risco de cancro da mama

Alisadores e tintas para cabelo são dois produtos comummente utilizados por mulheres. Um novo estudo sugere que estes podem aumentar o risco de cancro da mama, especialmente em mulheres negras. Muitos produtos capilares contêm compostos que …

Black Friday. Marca de cosméticos oferece por engano desconto de 96% e perde 10 milhões em duas horas

Uma falha no site oficial da marca de produtos cosméticos Foreo fez com que o seu artigo mais caro fosse vendido com um desconto de 96%, fazendo com que a empresa sueca perdesse 10 milhões …

Camisola usada por Pelé no seu último jogo foi vendida por 30 mil euros em leilão

Uma camisola usada por Pelé no seu último jogo com a seleção brasileira foi vendida por 30 mil euros num prestigiado leilão de objetos desportivos, realizado na quinta-feira em Turim, Itália. A camisola com o número …

A maior entrada de sempre em bolsa. Saudi Aramco garante 25,6 mil milhões de dólares

Para além de fazer uma entrada em estilo na bolsa de Riade na próxima semana, com a maior IPO de sempre, a Saudi Aramco torna-se na empresa mais bem avaliada do mundo. A Saudi Aramco, petrolífera …

Novo livro revela provas de que Albert Camus foi assassinado pelo KGB

Giovanni Catelli é autor da teoria que o prémio Nobel da literatura Albert Camus foi assassinado pelo KGB. No seu novo livro, reitera essa ideia e revela algumas provas. O romancista Albert Camus foi vencedor do …

Embaixada da China reage com "forte indignação” às declarações de Pompeo em Lisboa

A embaixada da China em Portugal reagiu esta sexta-feira com “forte indignação e firme oposição” às declarações do secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo, sobre o governo e empresas chineses, durante a visita que fez …

Ministério Público quer anular libertação do amante de Rosa Grilo

O Ministério Público (MP) pediu a nulidade do despacho judicial que ordenou esta sexta-feira a libertação de António Joaquim, acusado de matar o triatleta Luís Grilo, em coautoria com a mulher da vítima, Rosa Grilo. “O …