/

MIT desenvolve dispositivo que deteta emoções através de sinais wireless

Dawn Ashley / Flickr

-

Os cientistas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT) desenvolveram um dispositivo que permite detetar o estado emocional de uma pessoa através de sinais wireless.

De acordo com os cientistas, o “EQ-Radio” envia sinais wireless para o corpo humano, que depois são refletidos – sendo, assim, capazes de medir o comportamento humano com base no batimento cardíaco e nas mudanças no ritmo respiratório.

“Só ao observar como as pessoas respiram e como os seus corações batem nos seus diferentes estados emocionais, podemos analisar o batimento cardíaco de uma pessoa aleatória e detetar as suas emoções”, adiantou o cientista Mingmin Zhao.

Os investigadores garantem que o dispositivo tem 87% de precisão ao analisar se determinada pessoa está animada, feliz, irritada ou triste.

A líder do projeto, Dina Katabi, prevê que o sistema seja utilizado pela indústria do cinema ou da publicidade, de modo a antecipar a reação dos espetadores em tempo real.

Outra utilização poderá ser, por exemplo, o ajustamento da temperatura numa casa, de acordo com a disposição da pessoa, ou em função da necessidade de cuidados especiais de saúde.

“Os sinais wireless podem identificar informações sobre o comportamento humano que nem sempre são visíveis a olho nu. Acreditamos que os nossos resultados possam abrir caminho para futuras tecnologias que poderão ajudar a monitorizar e diagnosticar doenças como a depressão e a ansiedade”, afirmou Katabi.

A equipa do MIT pretende apresentar o projeto, em outubro, na Conferência Internacional de Computação Móvel e Networking (MobiCom).

BZR, ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.