Médica luso-venezuelana detida por levar empadas e pasteis a manifestantes

andresAzp / Flickr

Manifestações na Venezuela

Manifestações na Venezuela

Uma médica cardiologista luso-venezuelana foi detida pelas autoridades por oferecer alimentos a manifestantes que aguardavam o resultado de uma audiência judicial a estudantes presos nos protestos que ocorrem no país, disse fonte judicial à Lusa.

Segundo os serviços de imprensa do Foro Penal Venezuelano, a cardiologista Maria Gabriela Farias Marcano esteve detida a 10 de abril na cidade de Puerto Ordáz, 660 quilómetros a sudeste de Caracas, e foi libertada esta quarta-feira, ficando a aguardar julgamento, com apresentações periódicas.

A médica, referem as autoridades judiciais, está acusada pelo Ministério Público de instigação pública a cometer delito e associação criminosa.

No dia da detenção, a médica, juntamente com uma colega, levava comida para os detidos junto do tribunal local, tendo sido intercetada pelas autoridades.

Segundo a acta judicial, foi-lhe confiscada “25 empadas, outros 25 pasteis, 4.500 bolívares (520 euros) e um miguelito“, nome dado a um objeto para furar pneus que é usado por muitos manifestantes.

A detenção foi questionada por vários sectores da sociedade venezuelana e também pela Federação de Médicos, que acusou as autoridades de arbitrariedade.

Há mais de dois meses que se registam diariamente protestos em várias regiões da Venezuela, causando 42 mortos, mais de 600 feridos, 2.360 detidos e avultados danos materiais.

/Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.