//

Origem do surto de legionella poderá estar em fábrica da Adubos de Portugal

DR Solvay

Fábrica da Solvay na Póvoa de Santa Iria

O ministro do Ambiente anunciou esta terça-feira uma ação inspetiva extraordinária à Adubos de Portugal (ADP Fertilizantes), em Alverca, para averiguar um eventual crime ambiental. A origem do surto de legionella poderá estar nas torres de refrigeração da empresa, de acordo com informaçoes avançada pela SIC Notícias.

Segundo o Ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, a ação inspetiva vai decorrer “nas próximas horas” e será para averiguar “eventual crime ambiental por libertação de microrganismos para o meio ambiente”.

O ministro, que visitou a fábrica no concelho de Vila Franca de Xira, avançou que “dados das análises realizadas no fim-de-semana e ontem levam à decisão de levar a cabo uma inspeção extraordinária à Adubos de Portugal”.

“Tendo em atenção as análises que foram feitas, tanto no sábado, como novamente no domingo, consideramos que um grau de probabilidade mais elevado está associado às torres de refrigeração e esta empresa”, explicou Jorge Moreira da Silva.

A subdiretora-geral de Saúde, Graça Freitas, tinha já admitido que foram detetados vestígios da bactéria em vários locais do concelho. “Não foi o único local, mas não quero dar mais informações até as investigações estarem concluídas”, afirmou Graça Freitas.

Legionella detetada em fábrica de químicos em Vila Franca de Xira

A empresa Solvay Portugal, com uma fábrica de produtos químicos na Póvoa de Santa Iria, também em Vila Franca de Xira, confirmou esta manhã a presença de vestígios de legionella em duas das suas 12 torres de refrigeração.

A presença de vestígios de legionella na fábrida da Solnay foi confirmada pela empresa à RTP e ao Público. Uma das pessoas internadas no Hospital do Barreiro trabalhava nesta unidade da Solvay e existe ainda outro trabalhador com suspeitas de estar contaminado.

As torres estão paradas desde que foram conhecidos os primeiros resultados positivos. As análises serão repetidas pelo Instituto Ricardo Jorge e por outra empresa externa a pedido da empresa, mas só depois de uma desinfeção completa das torres da refrigeração, que poderá durar um dia ou mais.

Em declarações à RTP, o porta-voz da Solvay, Mário Branco, admitiu que ainda não é possível saber o nível exato do contágio da água, nem se terá sido aí o foco do surto. “Quando o primeiro teste dá positivo quer dizer que foram encontradas algumas células, vivas ou mortas. Daí não se pode extrapolar que seja aqui o foco”, sublinha Mário Branco.

Os resultados conclusivos destas análises deverão ser divulgados pelo Instituto Ricardo Jorge no prazo de uma semana. As torres de refrigeração vão permanecer encerradas, apesar de a fábrica continuar a funcionar normalmente.

Também as torres de refrigeração da Central de Cervejas, localizada em Vialonga, estarão encerradas para que sejam feitas novas análises e uma posterior limpeza, por suspeitas de contaminação dos seus sistemas de refrigeração.

OMS considera surto como “grande emergência de saúde pública”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou hoje como “uma grande emergência de saúde pública” o surto da doença do legionário em Portugal que já matou cinco pessoas e afetou 235 em menos de uma semana.

“Este é o maior surto de doença do legionário em Portugal e é considerado uma grande emergência de saúde pública”, afirmou Christian Lindmeier, porta-voz da OMS, citado pela agência France Presse.

A OMS indica ainda que a origem do surto não foi por enquanto detetada lembrando que, como medida de precaução, foram encerradas as torres de refrigeração da área afetada.

A água municipal foi verificada e considerada segura“, acrescentou o mesmo porta-voz, adiantando que não há risco na água potável da zona afetada.

A legionella, que provoca pneumonias graves e pode ser mortal, foi detetada na sexta-feira no concelho de Vila Franca de Xira, tendo provocado a infeção em mais de 230 pessoas e a morte de cinco.

Todos os casos, de acordo com a Direção-Geral da Saúde, “têm ligação epidemiológica ao surto que decorre em Vila Franca de Xira”.

A doença do legionário transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

No sábado, o Ministério da Saúde anunciou um plano de contingência para lidar com o surto e iniciou-se um inquérito epidemiológico.

ZAP / Lusa

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.