Origem do surto de legionella poderá estar em fábrica da Adubos de Portugal

DR Solvay

Fábrica da Solvay na Póvoa de Santa Iria

O ministro do Ambiente anunciou esta terça-feira uma ação inspetiva extraordinária à Adubos de Portugal (ADP Fertilizantes), em Alverca, para averiguar um eventual crime ambiental. A origem do surto de legionella poderá estar nas torres de refrigeração da empresa, de acordo com informaçoes avançada pela SIC Notícias.

Segundo o Ministro do Ambiente, Jorge Moreira da Silva, a ação inspetiva vai decorrer “nas próximas horas” e será para averiguar “eventual crime ambiental por libertação de microrganismos para o meio ambiente”.

O ministro, que visitou a fábrica no concelho de Vila Franca de Xira, avançou que “dados das análises realizadas no fim-de-semana e ontem levam à decisão de levar a cabo uma inspeção extraordinária à Adubos de Portugal”.

“Tendo em atenção as análises que foram feitas, tanto no sábado, como novamente no domingo, consideramos que um grau de probabilidade mais elevado está associado às torres de refrigeração e esta empresa”, explicou Jorge Moreira da Silva.

A subdiretora-geral de Saúde, Graça Freitas, tinha já admitido que foram detetados vestígios da bactéria em vários locais do concelho. “Não foi o único local, mas não quero dar mais informações até as investigações estarem concluídas”, afirmou Graça Freitas.

Legionella detetada em fábrica de químicos em Vila Franca de Xira

A empresa Solvay Portugal, com uma fábrica de produtos químicos na Póvoa de Santa Iria, também em Vila Franca de Xira, confirmou esta manhã a presença de vestígios de legionella em duas das suas 12 torres de refrigeração.

A presença de vestígios de legionella na fábrida da Solnay foi confirmada pela empresa à RTP e ao Público. Uma das pessoas internadas no Hospital do Barreiro trabalhava nesta unidade da Solvay e existe ainda outro trabalhador com suspeitas de estar contaminado.

As torres estão paradas desde que foram conhecidos os primeiros resultados positivos. As análises serão repetidas pelo Instituto Ricardo Jorge e por outra empresa externa a pedido da empresa, mas só depois de uma desinfeção completa das torres da refrigeração, que poderá durar um dia ou mais.

Em declarações à RTP, o porta-voz da Solvay, Mário Branco, admitiu que ainda não é possível saber o nível exato do contágio da água, nem se terá sido aí o foco do surto. “Quando o primeiro teste dá positivo quer dizer que foram encontradas algumas células, vivas ou mortas. Daí não se pode extrapolar que seja aqui o foco”, sublinha Mário Branco.

Os resultados conclusivos destas análises deverão ser divulgados pelo Instituto Ricardo Jorge no prazo de uma semana. As torres de refrigeração vão permanecer encerradas, apesar de a fábrica continuar a funcionar normalmente.

Também as torres de refrigeração da Central de Cervejas, localizada em Vialonga, estarão encerradas para que sejam feitas novas análises e uma posterior limpeza, por suspeitas de contaminação dos seus sistemas de refrigeração.

OMS considera surto como “grande emergência de saúde pública”

A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou hoje como “uma grande emergência de saúde pública” o surto da doença do legionário em Portugal que já matou cinco pessoas e afetou 235 em menos de uma semana.

“Este é o maior surto de doença do legionário em Portugal e é considerado uma grande emergência de saúde pública”, afirmou Christian Lindmeier, porta-voz da OMS, citado pela agência France Presse.

A OMS indica ainda que a origem do surto não foi por enquanto detetada lembrando que, como medida de precaução, foram encerradas as torres de refrigeração da área afetada.

A água municipal foi verificada e considerada segura“, acrescentou o mesmo porta-voz, adiantando que não há risco na água potável da zona afetada.

A legionella, que provoca pneumonias graves e pode ser mortal, foi detetada na sexta-feira no concelho de Vila Franca de Xira, tendo provocado a infeção em mais de 230 pessoas e a morte de cinco.

Todos os casos, de acordo com a Direção-Geral da Saúde, “têm ligação epidemiológica ao surto que decorre em Vila Franca de Xira”.

A doença do legionário transmite-se por inalação de gotículas de vapor de água contaminada (aerossóis) de dimensões tão pequenas que transportam a bactéria para os pulmões, depositando-a nos alvéolos pulmonares.

No sábado, o Ministério da Saúde anunciou um plano de contingência para lidar com o surto e iniciou-se um inquérito epidemiológico.

ZAP / Lusa

PARTILHAR

RESPONDER

Explosão causou incêndio nas instalações onde a Rússia armazena a varíola e a ébola

Esta segunda-feira, uma explosão causou um incêndio no Centro Estatal de Investigação de Virologia e Biotecnologia, na Rússia. Estas instalações são dos poucos sítios onde a varíola e a ébola estão armazenadas. Uma explosão num tanque …

Ikea vs Kitea: batalha judicial entre suecos e marroquinos em Portugal

A marca sueca de imobiliário Ikea está a contestar nos tribunais portugueses o registo da marca marroquina Kitea. A semelhança entre os dois nomes não é uma mera coincidência, já que ambas vendem o mesmo …

EUA vão processar Edward Snowden por causa da sua autobiografia

O governo dos EUA vai processar Edward Snowden a propósito da autobiografia que chegou esta terça-feira a mais de 20 países. O processo judicial argumenta que autor violou acordos de confidencialidade. A autobiografia de Edward Snowden, …

27 anos depois, o maestro do trânsito regressa a Castelo Branco

A figura do polícia sinaleiro regressou a Castelo Branco 27 anos depois para coordenar o trânsito, numa iniciativa que surpreendeu os jovens condutores e peões, e que levou os mais velhos a aplaudiram e a …

Descoberto em Ílhavo primeiro sítio pré-histórico subaquático português

Uma equipa de arqueólogos descobriu vestígios de uma mancha de ocupação ou possível acampamento do neolítico a cerca de dois metros de profundidade na Ria de Aveiro, em Ílhavo. "Temos estado a apanhar algumas surpresas valentes. …

Rei de Espanha não propôs nenhum nome para investidura. País enfrenta novas eleições a 10 de novembro

A Espanha vai realizar novas eleições. Os dirigentes do Cidadãos, Albert Rivera, e do Partido Popular, Pablo Casado, disseram "não" à investidura de Pedro Sánchez como presidente do Governo espanhol e o rei Felipe VI …

Os dinamarqueses vão plantar um milhão de árvores sem saírem do sofá

No último sábado, a emissora dinamarquesa TV2 transmitiu um programa em direto para convidar os espectadores a doarem dinheiro para plantar árvores. O objetivo, de acordo com o jornal britânico The Guardian o produtor Martin Sundstrøm, …

A melhor escola da Europa para estudar ciência fica em Santarém

É em Alcanena, no distrito de Santarém, que se localiza o agrupamento de escolas com o selo de qualidade do STEM School Proeficient, atribuído pela União Europeia. O estabelecimento de ensino recebeu a melhor classificação …

Câmara da Moita dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental do novo aeroporto do Montijo

A Câmara da Moita, no distrito de Setúbal, aprovou uma posição em que dá parecer negativo ao Estudo de Impacte Ambiental (EIA) do novo aeroporto do Montijo, devido ao “conjunto de impactes negativos”. O município da …

Morreu a criança que ficou paralisada após comer hambúrguer do Lidl contaminado

Em 2011, Nolan Moittie comeu o hambúrguer contaminado com a bactéria E.Coli comprado no Lidl. Depois de ter ficado com graves sequelas neurológicas e diabético, o rapaz acabou por falecer este sábado, com apenas 10 …