//

Jovens marcadas com ferro em brasa em “protesto-choque” em Paris

12

Twitter

Protesto do colectivo vegan 269 Life France contra o consumo de carne

Duas jovens activistas de um movimento vegan deixaram-se marcar com um ferro em brasa, como se faz aos animais, num “protesto-choque” contra o consumo de carne.

Esta manifestação vegan, organizada pelo colectivo 269 Life France, realizou-se em Paris no sábado passado, 24 de Setembro, e levou vários activistas à Praça da República numa tentativa de alerta das consciências contra o consumo e a comercialização de carne.

A forma como estes activistas chamaram a atenção está a causar polémica, nomeadamente porque duas jovens se deixaram marcar, num braço e numa perna, com um ferro em brasa, para demonstrar a crueldade do acto que é cometido sobre os animais.

“Fiz esta escolha porque os animais têm este destino trágico todos os dias antes de serem mortos. Por isso, é uma maneira de os homenagear“, refere uma das activistas marcadas com o ferro em brasa, conforme declarações divulgadas pelo RT.com.

“Sim, é doloroso, mas penso que não é nada, contrariamente a tudo o que vivem os animais, tudo o que eles sofrem todos os dias, quer seja a marcação pelo fogo, quer seja a retirada cruel dos chifres, a castração”, sublinha também a jovem queimada na perna, citada pelo site.

Vários manifestantes estenderam-se pelo chão, vestidos apenas com roupa interior e pintados de vermelho, como se fossem animais mortos num matadouro. Ao lado, supostos “carniceiros” vendiam partes do corpo humano como se fossem meros bocados de carne de vaca.

Não é o primeiro protesto do género, com recurso a imagens choque, organizado por este colectivo vegan que se assume uma associação de defesa do “respeito dos interesses fundamentais de todos os animais” e contra “a produção e a comercialização das outras espécies”.

No site da associação salienta-se que ser vegan é “uma filosofia e um modo de vida”, apelando-se ao fim da “domesticação, da produção e da comercialização dos animais não-humanos, considerados como objectos, utensílios, torturados em laboratórios de experimentação animal, sacrificados livremente em arenas, pescados, caçados, vendidos, sequestrados, enviados para o matadouro”.

SV, ZAP

12 Comments

  1. Não têm só aspeto de anormais como o são! Esta gente, por perigosa que é, deviam ser todos presos. Queimar alguém em público não pode ser uma opção de quem quer ser queimado e de quem queima. Se se acham tão idênticos a animais não humanos, que os metam numa meio de uma boiada, um numa jaula de leões… BANDIDOS!

    • É curioso ver o incómodo que estas manifestações pacíficas geram naqueles que não querem ver beliscado em nada o seu modo de vida aburguesado, empanturrado de carne e peixe, e que só não levam o automóvel até à beira da cama porque não o podem fazer. Sejam por motivos éticos ou por motivos ecológicos/de sustentabilidade, não há volta a dar-lhe: as pessoas vão ter de diminuir drasticamente o consumo de carne e de peixe, pois se todos os cidadãos dos países com economias emergentes (não é preciso ir mais longe, basta ter em conta a população chinesa) adoptarem o estilo de vida ocidental, e passarem a ter rendimentos para comerem carne e peixe à farta, precisaremos de 3 planetas iguais ao nosso, e como só há uma Terra… ou damos cabo disto tudo (incluindo nós próprios, pois não somos especiais, contrariamente ao que muitos pensam) ou usamos a razão e fazemos algumas modificações na nossa alimentação, mesmo que isso implique algum desconforto/insatisfação iniciais. Eu já iniciei este processo: já deixei de comer carne e lacticínios; mais tarde também espero dispensar o peixe e os ovos. Para quem tenha a mente aberta e alguma curiosidade intelectual recomendam vivamente o visionamento destes 3 vídeos:

      1) Cowspiracy – O Segredo da Sustentabilidade > https://www.youtube.com/watch?v=iA3gcx2CUVo

      2) A melhor palestra que você irá ouvir na sua vida – Gary Yourofsky > https://www.youtube.com/watch?v=8bH-doHSY_o

      3) Earthlings > https://www.youtube.com/watch?v=opj0_3L1l88

      Resta-me pois desejar-vos bons visionamentos, uma boa alimentação e exercício físico.

  2. Esta manifestação é de uma estupidez inqualificável. Como é possível que alguém que defende o bem estar dos animais, pratica atrocidades com seres humanos?!?!? Sou 100% a favor de diminuir o consumo de carne e a assegurar o bem estar animal. Mas acima de tudo não posso concordar com qualquer filosofia promovida desta forma!

  3. E ainda há aqueles tipos que “fazem o amor” com os pobres animais. Axo que tinha mais valor encenarem algo deste género na via pública mas com humanos.

  4. isto é no mínimo ridículo. E o mais grave é seres humanos não terem a mínima noção da sua linha de raciocínio. São a ler noticias destas que eu acredito que o homem há de se extinguir a ele próprio…. e como eu digo sempre aos amigos na brincadeira ainda irei ver antes de morrer, seres humanos a querer casar com animais, porque afinal o amor é o amor…enfim o homem cada vez menos animal e mais homem , e as coisas deveriam melhorar mas não eu vejo cada vez a sociedade mais desumanizada…havia tanto para dizer…..

  5. Como parecem gostar de se comparar a animais e já estão marcadas a ferro agora há que lhes meter uma albarda no dorso e pô-las a passear turistas pelos Campos Elísios, em todo caso não esquecer um fardo de palha diariamente para que não passem fome.

  6. A veracidade desta notícia é, no mínimo, duvidosa. “Paris no sábado passado, 25 de Setembro”? De que sábado se trata se no passado sábado foi dia 24 de setembro. Ai estes jornaleiros.

  7. Duas mulheres de coragem, coisa que à maioria dos homens falta. Pessoas e animais são seres vivos que, considerando as várias centenas de milhões de anos de vida no planeta Terra, só no último milhão de anos tiveram evoluções diferentes. De resto, os animais sentem dor, tal como os humanos, que aliás também são animais. Por que razão hão-de estes últimos comer os primeiros?

    • Não sou vegetariano mas você é absolutamente nojenta. Cheia de escrúpulos e opiniões sobre tudo mas é minúscula, minúscula, tacanha que dói e feia e amarga. Um verdadeiro protótipo de imbecilidade desocupada e preocupada com a vida dos outros, sempre com o seu modelo pessoal, a perfeição da moralidade.
      O seu constante opinar sobre tudo é proporcional à sua frustração.

  8. Para se marcarem com um ferro em brasa é porque não é tão penoso quanto o que querem fazer transparecer. Continuem a marcarem-se uns aos outros se lhes dá tanta felicidade.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.