/

Entregar o IRS vai ser uma confusão diabólica

-

A obrigatoriedade de os contribuintes validarem as facturas que pretendem deduzir no IRS no sistema e-factura vai provocar o caos na próxima entrega das declarações deste imposto.

É o que prevê o bastonário da Ordem dos Contabilistas Certificados (OCC), Domingues Azevedo, que salienta que o sistema “é uma confusão diabólica que não faz sentido”, em declarações à TSF.

Os contribuintes vão ter que validar as respectivas facturas no portal e-factura e aqueles que já o tinham feito estão obrigados a rever as facturas já validadas, por causa de alterações no CAE de algumas empresas.

Domingues Azevedo vaticina que a entrega de despesas de IRS será “muito complicada” e que vai causar “muitos problemas quando os contribuintes forem enviar as declarações”.

O bastonário da OCC considera ainda que o problema vai afectar qualquer “cidadão normal” e não apenas os mais idosos, pouco habituados a computadores.

Por isso, Domingues Azevedo apela ao governo de António Costa para que faça “a diferença” e tenha “maior sensatez”, adiando para o próximo ano “o sistema de indexação por código de actividade”.

ZAP

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.