//

Craques de Jorge Mendes em pânico com investigação do fisco espanhol

5

Cristiano Ronaldo / Facebook

O empresário de futebol Jorge Mendes com Cristiano Ronaldo

O empresário de futebol Jorge Mendes com Cristiano Ronaldo

“Criaste um problema muito sério para o jogador”. Foi assim, que os advogados de Cristiano Ronaldo alertaram o empresário Jorge Mendes dos riscos do esquema que este terá implantado para fugir ao fisco espanhol.

O jornal El Mundo revela esta informação com base em emails do fiscalista Julio Senn, ex-director geral do Real Madrid e sócio fundador da empresa de advogados que representa Cristiano Ronaldo e outros jogadores da carteira de Jorge Mendes.

“A estrutura que criaste é um problema muito sério para o jogador”, terá salientado Julio Senn num email enviado a elementos do entorno de Jorge Mendes.

O El Mundo atesta que o fiscalista fez “reiterados avisos” ao empresário sobre “o risco das empresas offshores” e que, ao mesmo tempo, actuou com “estratégias para que recebessem as menores sanções possíveis”.

O tema deixou-os assustados“, refere ainda Julio Senn noutro email, enviado a um assessor, em Setembro de 2014, conforme aponta o El Mundo.

“Têm que estar com medo porque o tema é para se estar assustado”, foi a resposta desse assessor.

Estas declarações surgiram na altura em que o Fisco espanhol apertou o cerco ao universo do super-agente Jorge Mendes, abrindo investigações a alguns dos jogadores por si representados, designadamente Ricardo Carvalho, Pepe e Fábio Coentrão.

Quando a mira dos investigadores se centrou em Mourinho, treinador também representado por Mendes, os alarmes soaram e Julio Senn falava então de “uma falsa calma” que ia “explodir se contarem a verdade a Mou”, cita o El Mundo.

Nessa altura, já se temia que a investigação pudesse chegar a Cristiano Ronaldo, a grande estrela de Jorge Mendes e que terá desviado a estimável fortuna de 150 milhões de euros de direitos de imagem através de paraísos fiscais e empresas-fantasmas.

No caso de Mourinho, estariam em causa apenas 12 milhões de euros e o treinador português terá acertado o pagamento dos impostos devidos, antes de que a investigação prosseguisse mais longe, conforme avançou o Expresso na sua última edição impressa.

Nessa altura, e depois dos avisos a Mendes, um assessor de Julio Senn realçava a “esperança” de que, manifestando “ânimo de colaborar e “ânimo de pagar” os impostos alegadamente em falta, o Fisco encerrasse o caso sem abrir um processo de inquérito.

Mas esse assessor tinha também, a certeza de que teriam que pagar uma pipa de massa.

Feitas as contas, os Fisco espanhol está a vasculhar as finanças de Ronaldo e do universo de Jorge Mendes e não é só uma multa astronómica o que está em causa, mas a possibilidade de acusações criminais e de sanções a pena de prisão.

ZAP

5 Comments

  1. São todos a mesma mier…..claro que o segundo melhor do mundo dá tudo e mais alguma coisa, porque esta seguro nos paraísos fiscais…..

  2. Estes individuos são as referencias de muitas pessoas sobretudo de jovens. Podendo ser legal o que fizeram (planeamento fiscal) é imoral face à situação portuguesa e ao exemplo que devem dar aos milhões de fãs. Por outro lado, pese embora possam praticar atos de solariedade não pública, o que se sabe é muito pouco do muito que poderiam (e deveriam) fazer.
    Há no mundo mensos casos de filantropia praticados por pares seus de muitos milhoes de dolares e desde actores até empresários.
    Acho que qualquer que seja a verdade falta muito elitismo aos nossos maiores desportistas…..

  3. tendo em conta como os srs que nos desgovernam tratam o dinheiro que tanto custa a ganhar a todos nós, sinceramente percebo perfeitamente que se tente por todos os meios, especialmente aqueles meio cinzentos, escapar ao furto do Estado.

    por certo que o dinheiro que nao vai parar por meio de impostos idiotas aos srs desgovernantes irá ser usado e pagar impostos via iva….
    ah e tal o tal consumo interno que tanto gostam de falar.

  4. Acho que deveriam pagar no devido valor em relação aos ditos ganhos , que por si só já representa um mundo á parte como tantos caraterizam, na minha opinião
    valores totalmente imorais pagos , ou simplesmente dados para fugirem de alguma forma aos impostos , beneficiando apenas algumas pessoas nesta vida
    sim se os governantes fossem honestos poderiam fazer um pouco de Robin Hood, cobrar a estas pessoas que se dizem dum mundo á parte e ajudar diretamente todos aquele que precisam mais ,em virtude de não terem sequer acesso a um emprego decente para poderem apenas sobreviver, ao contrário destes meninos bonitos , darem se ao luxo de excentricidades e esbanjar dinheiro gratuitamente em luxos, chegando em certos casos uma só pessoa , receber quantias em apenas um mês , mais do que centenas ou talvez milhares de trabalhadores em circunstancias normais , recebem dum salário medio nacional ,no mesmo mês, caso do salário , praticado em Portugal como referencia.

  5. E é caso para estarem em pânico! De facto, as coisas passam-se em Espanha e lá não se brinca em serviço. Outro galo cantaria, e até, eventualmente, chegariam ao desplante de pedir indemnização ao Estado, pelo deslustre da sua imagem pública, com eventual investigação por fuga ao fisco, se fosse no país a oeste de Espanha?

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.