/

Brasileiros abrem a porta das suas casas para receber atletas dos Jogos Olímpicos

Marcelo Sayao / EPA

-

A população brasileira não gostou da forma como o comité organizador recebeu os atletas na Aldeia Olímpica, por isso, está a resolver a “sujeira” à sua maneira.

Os Jogos Olímpicos, que este ano acontecem no Rio de Janeiro, estão ao virar da esquina mas, na última semana, foram notícia um pouco por todo o mundo pelos piores motivos.

Os atletas começaram no fim-de-semana a chegar à Aldeia Olímpica, o complexo construído para acolher as várias delegações, e muitas foram as queixas que começaram a circular sobre o estado dos apartamentos.

A polémica começou com a delegação australiana que, graças ao cenário negro com que foi recebida, decidiu transferir toda a comitiva para hotéis nas redondezas.

Em comunicado, a Chefe de Missão australiana, Kitty Chiller, disse mesmo que a aldeia “não estava segura ou pronta”.

Casas de banho trancadas, canos rotos, água a escorrer do teto e a empoçar, curto-circuitos elétricos e um forte odor a gás foram alguns dos problemas descritos pela representante.

Seguiram-se queixas de outras delegações ou até mesmo casos de países, como os Estados Unidos, que decidiram resolver os problemas com as suas próprias mãos, contratando trabalhadores para refazer os serviços.

Para resolver esses problemas, o comité organizador do evento contratou 500 pessoas e o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, anunciou esta quarta-feira que já está tudo a ficar pronto.

Quem não parece ter gostado muito desta situação foram os próprios brasileiros que, como forma de compensar os atletas, estão a oferecer-lhes as suas próprias casas.

Para isso, criaram uma espécie de AirBnb, chamado Golden Guest, que reúne casas de vários ‘cariocas’ que estão dispostos a hospedar os atletas sem qualquer tipo de custo.

“Os cariocas sabem como receber um convidado. Para prová-lo, decidimos abrir a porta das nossas casas e receber os atletas com o conforto que realmente merecem”, pode ler-se na plataforma.

“Aqui vão encontrar água quente, ar condicionado, nada a escorrer e, acima de tudo, uma calorosa receção“, acrescenta o site.

A ideia deste projeto é que seja partilhada pelo máximo de pessoas (já corre a hashtag #goldenguest) para que todos entendam que, ao contrário do comité organizador, os brasileiros sabem acolher quem os visita.

ZAP / Hypeness

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.