Animais de estimação ajudam donos a fazer amigos

uniaozoofila / Facebook

Bob, um dos animais que a União Zoófila salvou

Os animais de estimação oferecem mais do que simples companhia. De acordo com um estudo, os animais podem ajudar os seus donos a fazer mais amizades e ter o apoio social quando precisam. Os animais exóticos, como coelhos e cobras, também têm esse benefício.

Na pesquisa foram entrevistados 2.700 homens e mulheres de quatro cidades: Perth, na Austrália, e San Diego, Portland e Nashville, dos Estados Unidos.

As pessoas foram questionadas sobre como se relacionavam com a vizinhança, e os resultados, publicados na PLoS One, mostram que donos de cães tinham mais probabilidade de fazer amizade com alguém que também possuía um animal de estimação.

Ter um animal de estimação foi o terceiro motivo mais citado como forma de conhecer pessoas na área de residência, seguindo-se a “ser vizinho” e “frequentar ruas e parques locais”. Quem tem um cão ou um gato está, portanto, 60% mais propenso a conhecer pessoas novas, em comparação com aqueles que não têm animais de estimação.

“Ter um animal de estimação é um fator significativo para facilitar a interação social e o início de novas amizades dentro da área de residência. Para os donos de animais, isso traduz-se em novas fontes de apoio social, tanto de natureza prática como de apoio emocional”, explicam os autores do estudo.

Outras pesquisas já mostraram que os animais ajudam a melhorar a saúde física e mental dos humanos. Entre os principais benefícios está o aumento da prática de exercício físico que, consequentemente, ajuda na manutenção do peso, na saúde cardiovascular e na redução do stress.

Move

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.