O engenheiro português Nelson Abreu lançou um projeto de solidariedade para angariar fundos de apoio às vítimas dos fogos que atingiram Los Angeles, nos EUA, em janeiro, através da canção original “Socks & Birkenstocks”.
Nelson Abreu é engenheiro, mas não está a ser notícia por alguma invenção revolucionária, que ajuda as pessoas vítimas de incêndios. Para este português emigrado nos EUA, basta uma canção.
Na madrugada desta segunda-feira, no restaurante Short Stories, em Los Angeles, Nelson Abreu lançou uma canção para ajudar as vítimas dos incêndios.
O objetivo é chamar a atenção para a situação precária dos que perderam casas e negócios no fogo e angariar donativos para o Altadena Community Preservation Fund.
Qualquer pessoa pode fazer donativos usando o link para o Altadena Community Preservation Fund partilhado no vídeo do YouTube.
Porquê “meias e sandálias”?
A ideia surgiu de uma conversa telefónica do amigo Dilan Wijesinghe, que ficou abrigado em sua casa por causa dos fogos devastadores em Altadena, a 25 quilómetros da baixa de Los Angeles, à Lusa Nelson Abreu.
“O irmão perguntou-lhe se precisava que trouxesse alguma coisa e ele respondeu ‘socks and Birkenstocks’ [meias e sandálias da marca alemã Birkenstock]”. Nelson Abreu achou curioso que esse tivesse sido o primeiro pedido do amigo e considerou que a expressão tinha um ar musical, por rimar.
“Comecei a fazer umas piadas com ele para distrair e pouco a pouco a piada tornou-se cada vez mais séria”, contou o português. Nelson Abreu nunca tinha escrito uma canção, mas dedicou-se a trabalhar na letra e mostrou ao amigo, que mais tarde arranjou os instrumentos para gravar.
O português deu teto a Dilan Wijesinghe durante dois meses. Embora a sua casa tivesse sido poupada pelo fogo, o amianto e o chumbo das construções antigas da zona contaminaram o sistema de fornecimento de água – e nem ferver a água era considerado seguro.
Em Altadena, o fogo Eaton queimou seis mil casas e provocou 17 mortos entre 7 e 31 de janeiro. Esta era uma comunidade primordialmente afro-americana, que se enraizou na área durante os tempos em que “linhas vermelhas” no imobiliário impediam pessoas negras de comprarem casas noutros lados.
“Vimos que as pessoas que mais precisavam de ajuda eram as do bairro, que não conseguiam fazer construções noutras partes da cidade por causa das práticas de segregação”, explicou Nelson Abreu. “Encontrámos um fundo que ajuda essas famílias e pensámos usar a música para as pessoas fazerem doações”.
Além de um elemento cómico, com um ritmo e uma letra que fazem dançar, Socks & Birkenstocks chama ainda a atenção para o papel que as alterações climáticas tiveram na gravidade destes incêndios.
“Esta música também veio dessa frustração das pessoas com o facto de os governantes não fazerem o suficiente para combater as mudanças climáticas e os desastres”, disse o engenheiro Nelson Abreu.
ZAP // Lusa