/

A primeira-dama da Coreia do Norte está desaparecida há 7 meses

3

(dv) KNS / KCNA

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un (dir), acompanhado da esposa, Ri Sol-ju (esq)

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un (dir), acompanhado da esposa, Ri Sol-ju (esq)

Os analistas sul-coreanos que acompanham a imprensa da Coreia do Norte estão a discutir as razões do desaparecimento da mulher de Kim Jong-un.

Segundo a agência Yonhap, a esposa do líder norte-coreano, Ri Sol-ju, apareceu em público com o marido pela última vez em março deste ano, altura em que visitaram um centro comercial e de lazer em Pyongyang.

Ri Sol-ju costumava comparecer em eventos públicos de dois em dois meses no ano passado, mas este ano, ela não é vista há sete meses. É extraordinário, diz um dos especialistas citado pela agência.

Alguns analistas sugeriram que a primeira dama se ausentou dos eventos por estar grávida. Outros não excluem a possibilidade de que o casal se tenha separado.

Ao mesmo tempo, há a ideia de que a ausência de Ri Sol-ju estará ligada à atenção que lhe é prestada pela irmã de Kim Jong-um, Kim Yo-jong, que em junho se tornou deputada.

Quase tudo sobre Ri Sol-ju, a primeira-dama da Coreia do Norte, é um mistério. Até mesmo a sua data de nascimento é alvo de especulação. Presume-se que tenha nascido entre 1985 e 1989.

Ri Sol-ju era uma cantora clássica, e o supremo líder norte-coreano te-la-á conhecido durante uma actuação. Os seus pais são um professor e uma médica. Casaram-se em 2009, e, segundo o ex-jogador de basketball Dennis Rodman, que já visitou o ditador algumas vezes e o considera seu amigo, têm uma filha, Kim Ju-Ae.

As primeiras aparições públicas de Ri Sol-ju foram em 2012, acompanhando o marido nas suas habituais visitas a fábricas, escolas e instalações militares. Isso representou uma quebra de tradição, já que as esposas e concubinas do pai e avô de Kim Jong-Un nunca foram vistas em público.

Segundo alguns especialistas, as aparições de Ri Sol-Ju teriam o objectivo de impulsionar uma gradual abertura do regime norte-coreano, o mais fechado do mundo.

ZAP / Sputnik News, Wikipedia

3 Comments

  1. Possivelmente já foi enviada nalgum dos satélites que o ditador vai ensaiando uma vez que tem um grupo de várias meninas à escolha e vai renovando a frota consoante lhe apetece.

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.