Zeinal Bava terá devolvido 18,5 milhões ao saber de investigação

João Relvas / Lusa

Zeinal Bava (esq) e Henrique Granadeiro, antigos administradores da Portugal Telecom

O ex-gestor da PT Bava terá devolvido ao “saco azul” do GES 18,5 milhões de euros um mês depois de ter sido noticiado que a ES Enterprises estava a ser investigada por pagamentos não documentados.

Cerca de um mês depois de a comunicação social ter noticiado que o Ministério Público estava a investigar a Espírito Santo Enterprises por suspeitas de corrupção, Zeinal Bava,  terá devolvido 18,5 milhões de euros ao “saco azul” do BES.

Segundo o Observador, este montante será parte parte dos 25,2 milhões de euros que o ex-administrador da PT recebeu do “saco azul” do Grupo Espírito Santo, por ordem de Ricardo Salgado, entre 2007 e 2011.

A notícia de que os pagamentos feitos pela Espírito Santo Enterprises, uma sociedade offshore que detida pela holding Espírito Santo International, estavam a ser investigadas pelo MP foi inicialmente divulgada pelo jornal Público em dezembro de 2012.  Um mês antes, o  jornal noticiava que a ES Enterprises teria movimentado cerca de 300 milhões de euros em pagamentos não documentados para terceiros.

De acordo com um recibo constante na massa falida da ESI, um mês após a notícia do Público, a 20 de janeiro de 2015, Zeinal Bava terá devolvido os 18,5 milhões de euros que recebeu em duas tranches durante o ano de 2011.

Segundo consta de uma explicação acerca da origem do recibo, apresentada pela defesa de Zeinal Bava no âmbito da Operação Marquês, “os valores recebidos por Zeinal Bava estão contextualizados por um contrato fiduciário assinado entre o gestor e a ES Enterprises no dia 20 de dezembro de 2010″

“O que significa que Bava nunca se sentiu proprietário dos 25,2 milhões de euros por si recebidos mas mero depositário de tais fundos por conta do GES”, acrescenta a carta.

Fica por explicar, conclui o Observador, por que razão Zeinal Bava apenas devolveu os 18,5 milhões de euros quatro anos depois os de ter recebido – e quando a PT era já uma empresa totalmente privada, após o fim da golden-share do Estado, em 2011, e da saída da Caixa Geral de Depósitos, que vendeu a sua participação na PT em outubro de 2013.

ZAP ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. É tudo mentira. São todos excelentes pessoas. Pessoas de bem. Bom , estava a ter um sonho. É tudo um bando de mafiosos, sem escrúpulos. Arrumar com esta gente.

  2. Então, se “nunca se sentiu proprietário dos 25,2 milhões de euros “, falta devolver os outros 7 MILHÕES, e se Salgado “diz que 18 milhões do saco azul do GES foram para o cativar”, então quem está a mentir e porque não estão os dois detidos, até que se entendam. Quanto tempo demora um juíz em Portugal a somar dois mais dois ? E é de buraco em buraco até mais umas taxas ou um novo resgate. Depois dizem que a culpa é das familias que se endividaram …

  3. hehheheh…que negócios e que gestores.. são os melhores gestores europeus…viu-se apertado, toca a devolver antes que isto ficasse mais lixado para ele…lol..e no meio disto tudo, como fica a justiça e os tribunais?! Mais uma vez mal vistos, para variar….

  4. Não acreditem em tudo o que dizem, isto é tudo boa gente condecorada e com tempo de antena nas TVs! Em Portugal ninguém é corrupto nem vigarista! O povo é que é que come demais e vive acima das posses! Depois só nos resta pagar as faturas.

RESPONDER

Cientistas criam massa que muda de formato assim que entra em contacto com a água

Da penne à fusilli: as pessoas adoram massas pelos seus formatos. Agora, uma equipa de cientistas liderada pelo Morphing Matter Lab da Carnegie Mellon University está a desenvolver massas planas que se transformam em formas …

Australiana fez uma cirurgia para remover as amígdalas (e acordou com um sotaque irlandês)

No dia 19 de abril, Angie Mcyen foi submetida a uma cirurgia para remover as amígdalas, um procedimento bastante simples que demorou apenas meia hora. Uns dias depois, acordou e apercebeu-se de que tinha um …

“Foi o crime do século“. Museu Britânico mostra o impacto do assassinato de Thomas Becket na Europa

Thomas Becket foi abatido dentro da Catedral de Cantuária por cavaleiros da comitiva do rei Henrique II. O assassinato, em 1170, causou ondas de choque em toda a Inglaterra. Agora, o religioso será recordado através …

Na Índia, ser-se rico ou pobre pode fazer a diferença no acesso à vacina

A Índia enfrenta uma grave escassez de vacinas contra a covid-19. Até ao momento, só 2,5% da população recebeu ambas as doses, enquanto 10% recebeu uma. Na Índia, as pessoas que vivem em cidades com fácil …

Ilha italiana torna-se "covid-free" e mostra-se pronta para receber turistas de todo o mundo

Numa altura em que vários países da Europa já começam a planear a abertura ao turismo de forma intensiva, há regiões que mostram já estar um passo à frente. É o caso da ilha de …

Política chinesa torna uigures reféns nas suas próprias casas

A China introduziu, em 2016, uma política de parentesco para promover a harmonia nacional e a unidade étnica, levando a que desde então mais de 1,1 milhões de funcionários do Estado ocupassem periodicamente as casas …

O palco de um dos maiores contos britânicos de sempre vai transformar-se num hostel

A Irlanda aprovou uma proposta para converter num hostel um dos pontos de referência de James Joyce mais icónicos de Dublin. O irlandês James Joyce é um dos maiores escritores da literatura britânica, sendo autor de …

Liz Cheney é a cara da oposição ao "trumpismo" no Partido Republicano

Esta quarta-feira, e depois de ter criticado o antigo Presidente dos Estados Unidos, a congressista Liz Cheney foi afastada de um cargo de liderança no Partido Republicano. Na noite desta terça-feira, e pouco antes de …

SC Braga punido com dois jogos à porta fechada por falta de habilitações de Custódio

O Sporting de Braga foi punido com dois jogos de interdição do seu estádio, após queixa da Associação Nacional de Treinadores de Futebol (ANTF), devido à falta de habilitações de Custódio, anunciou o Conselho de …

Marinha dos EUA faz apreensão de armas ilícitas no Mar da Arábia

A Marinha dos Estados Unidos apreendeu um carregamento ilícito de armas no Mar da Arábia, anunciou a Quinta Frota da Marinha americana. A apreensão do arsenal foi feita pelo navio USS Monterey na passada quinta-feira, dia …