Zeinal Bava terá devolvido 18,5 milhões ao saber de investigação

João Relvas / Lusa

Zeinal Bava (esq) e Henrique Granadeiro, antigos administradores da Portugal Telecom

O ex-gestor da PT Bava terá devolvido ao “saco azul” do GES 18,5 milhões de euros um mês depois de ter sido noticiado que a ES Enterprises estava a ser investigada por pagamentos não documentados.

Cerca de um mês depois de a comunicação social ter noticiado que o Ministério Público estava a investigar a Espírito Santo Enterprises por suspeitas de corrupção, Zeinal Bava,  terá devolvido 18,5 milhões de euros ao “saco azul” do BES.

Segundo o Observador, este montante será parte parte dos 25,2 milhões de euros que o ex-administrador da PT recebeu do “saco azul” do Grupo Espírito Santo, por ordem de Ricardo Salgado, entre 2007 e 2011.

A notícia de que os pagamentos feitos pela Espírito Santo Enterprises, uma sociedade offshore que detida pela holding Espírito Santo International, estavam a ser investigadas pelo MP foi inicialmente divulgada pelo jornal Público em dezembro de 2012.  Um mês antes, o  jornal noticiava que a ES Enterprises teria movimentado cerca de 300 milhões de euros em pagamentos não documentados para terceiros.

De acordo com um recibo constante na massa falida da ESI, um mês após a notícia do Público, a 20 de janeiro de 2015, Zeinal Bava terá devolvido os 18,5 milhões de euros que recebeu em duas tranches durante o ano de 2011.

Segundo consta de uma explicação acerca da origem do recibo, apresentada pela defesa de Zeinal Bava no âmbito da Operação Marquês, “os valores recebidos por Zeinal Bava estão contextualizados por um contrato fiduciário assinado entre o gestor e a ES Enterprises no dia 20 de dezembro de 2010″

“O que significa que Bava nunca se sentiu proprietário dos 25,2 milhões de euros por si recebidos mas mero depositário de tais fundos por conta do GES”, acrescenta a carta.

Fica por explicar, conclui o Observador, por que razão Zeinal Bava apenas devolveu os 18,5 milhões de euros quatro anos depois os de ter recebido – e quando a PT era já uma empresa totalmente privada, após o fim da golden-share do Estado, em 2011, e da saída da Caixa Geral de Depósitos, que vendeu a sua participação na PT em outubro de 2013.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. É tudo mentira. São todos excelentes pessoas. Pessoas de bem. Bom , estava a ter um sonho. É tudo um bando de mafiosos, sem escrúpulos. Arrumar com esta gente.

  2. Então, se “nunca se sentiu proprietário dos 25,2 milhões de euros “, falta devolver os outros 7 MILHÕES, e se Salgado “diz que 18 milhões do saco azul do GES foram para o cativar”, então quem está a mentir e porque não estão os dois detidos, até que se entendam. Quanto tempo demora um juíz em Portugal a somar dois mais dois ? E é de buraco em buraco até mais umas taxas ou um novo resgate. Depois dizem que a culpa é das familias que se endividaram …

  3. hehheheh…que negócios e que gestores.. são os melhores gestores europeus…viu-se apertado, toca a devolver antes que isto ficasse mais lixado para ele…lol..e no meio disto tudo, como fica a justiça e os tribunais?! Mais uma vez mal vistos, para variar….

  4. Não acreditem em tudo o que dizem, isto é tudo boa gente condecorada e com tempo de antena nas TVs! Em Portugal ninguém é corrupto nem vigarista! O povo é que é que come demais e vive acima das posses! Depois só nos resta pagar as faturas.

RESPONDER

Um dos maiores predadores do Cretáceo era um "monstro" do rio

A descoberta de um enorme conjunto de registros dentários mostra que um dos maiores predadores do Cretáceo era habitante do rio - e não um caçador terrestre. Uma equipa de investigadores da Universidade de Portsmouth, no Reino …

Benfica oficializa venda de Rúben Dias e compra de Otamendi

O Benfica comunicou, este domingo, à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) a transferência do defesa-central para o Manchester City. Em comunicado, o Benfica informou "ter chegado a acordo com o Manchester City para a …

Marcelo responde ao embaixador dos EUA. "Quem decide são os representantes escolhidos pelos portugueses"

O Presidente da República respondeu, este domingo, ao embaixador dos Estados Unidos em Lisboa, afirmando que, "em Portugal, quem decide acerca dos seus destinos são os representantes escolhidos pelos portugueses". A agência Lusa questionou Marcelo Rebelo …

Bloco desconhece "avanços" no novo apoio social (e sugere que Rio seja dispensado das negociações)

A coordenadora do Bloco de Esquerda (BE) disse este domingo que o Governo ainda não se comprometeu com a criação do novo apoio social proposto pelos bloquistas, no âmbito das negociações do Orçamento do Estado …

O tempo pode parecer mais lento do que realmente é. A culpa é dos neurónios cansados

Quando os neurónios do nosso cérebro começam a ficar muito cansados, diminuem a atividade e, como consequência, percebemos o tempo de forma distorcida. O cansaço de um grupo de neurónios especialmente sensíveis à noção de tempo …

Investigação do New York Times revela que Trump não pagou impostos em 10 dos últimos 15 anos

O Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagou apenas 750 dólares (645 euros) em impostos federais em 2016, ano em que foi eleito, e outro tanto em 2017, segundo uma investigação divulgada este domingo pelo …

Arménia e Azerbaijão "à beira de uma guerra". Confrontos fazem pelo menos 39 mortos

Os combates deste domingo entre o Azerbaijão e as forças separatistas apoiadas pela Arménia, em Nagorno-Karabakh, fizeram pelo menos 39 mortos, incluindo sete civis, de acordo com informações de ambas as partes. Pelo menos mais 15 …

Paulo Bento substitui Santana Lopes à frente da Aliança

O antigo vereador da câmara de Torres Vedras Paulo Bento substitui este domingo Pedro Santana Lopes como presidente do partido Aliança após a eleição no congresso que terminou naquela cidade do distrito de Lisboa. Paulo Bento, …

Modelo matemático de Alan Turing explica os misteriosos "círculos de fada" da Namíbia

Os impressionantes padrões de vegetação dos "círculos de fada" australianos surgem de acordo com a teoria de 1952 enunciada pelo célebre matemático britânico Alan Turing. Em 1952, quando o matemático britânico Alan Turing publicou o seu …

Cientistas descobrem novo tipo de supercondutor

Uma equipa de cientistas identificou, pela primeira vez, um supercondutor de onda G. A investigação marca um grande desenvolvimento nesta área da Física. Investigadores da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, encontraram um novo tipo de …