Zeinal Bava terá devolvido 18,5 milhões ao saber de investigação

João Relvas / Lusa

Zeinal Bava (esq) e Henrique Granadeiro, antigos administradores da Portugal Telecom

O ex-gestor da PT Bava terá devolvido ao “saco azul” do GES 18,5 milhões de euros um mês depois de ter sido noticiado que a ES Enterprises estava a ser investigada por pagamentos não documentados.

Cerca de um mês depois de a comunicação social ter noticiado que o Ministério Público estava a investigar a Espírito Santo Enterprises por suspeitas de corrupção, Zeinal Bava,  terá devolvido 18,5 milhões de euros ao “saco azul” do BES.

Segundo o Observador, este montante será parte parte dos 25,2 milhões de euros que o ex-administrador da PT recebeu do “saco azul” do Grupo Espírito Santo, por ordem de Ricardo Salgado, entre 2007 e 2011.

A notícia de que os pagamentos feitos pela Espírito Santo Enterprises, uma sociedade offshore que detida pela holding Espírito Santo International, estavam a ser investigadas pelo MP foi inicialmente divulgada pelo jornal Público em dezembro de 2012.  Um mês antes, o  jornal noticiava que a ES Enterprises teria movimentado cerca de 300 milhões de euros em pagamentos não documentados para terceiros.

De acordo com um recibo constante na massa falida da ESI, um mês após a notícia do Público, a 20 de janeiro de 2015, Zeinal Bava terá devolvido os 18,5 milhões de euros que recebeu em duas tranches durante o ano de 2011.

Segundo consta de uma explicação acerca da origem do recibo, apresentada pela defesa de Zeinal Bava no âmbito da Operação Marquês, “os valores recebidos por Zeinal Bava estão contextualizados por um contrato fiduciário assinado entre o gestor e a ES Enterprises no dia 20 de dezembro de 2010″

“O que significa que Bava nunca se sentiu proprietário dos 25,2 milhões de euros por si recebidos mas mero depositário de tais fundos por conta do GES”, acrescenta a carta.

Fica por explicar, conclui o Observador, por que razão Zeinal Bava apenas devolveu os 18,5 milhões de euros quatro anos depois os de ter recebido – e quando a PT era já uma empresa totalmente privada, após o fim da golden-share do Estado, em 2011, e da saída da Caixa Geral de Depósitos, que vendeu a sua participação na PT em outubro de 2013.

ZAP //

PARTILHAR

8 COMENTÁRIOS

  1. É tudo mentira. São todos excelentes pessoas. Pessoas de bem. Bom , estava a ter um sonho. É tudo um bando de mafiosos, sem escrúpulos. Arrumar com esta gente.

  2. Então, se “nunca se sentiu proprietário dos 25,2 milhões de euros “, falta devolver os outros 7 MILHÕES, e se Salgado “diz que 18 milhões do saco azul do GES foram para o cativar”, então quem está a mentir e porque não estão os dois detidos, até que se entendam. Quanto tempo demora um juíz em Portugal a somar dois mais dois ? E é de buraco em buraco até mais umas taxas ou um novo resgate. Depois dizem que a culpa é das familias que se endividaram …

  3. hehheheh…que negócios e que gestores.. são os melhores gestores europeus…viu-se apertado, toca a devolver antes que isto ficasse mais lixado para ele…lol..e no meio disto tudo, como fica a justiça e os tribunais?! Mais uma vez mal vistos, para variar….

RESPONDER

Governo promove 5.000 militares antes das eleições

Quase 5.000 militares dos três ramos das Forças Armadas, Exército, Marinha e Força Aérea vão ser promovidos este ano. De acordo com o Correio da Manhã, o Ministério da Defesa enviou a lista dos 4.945 nomes …

Mourinho confessa que mereceu ser despedido do Manchester United

Depois de ter sido despedido do Manchester United, em dezembro, Mourinho continua sem clube. Contudo, admite que mereceu ser despedido após uma série de maus resultados. Atualmente comentador desportivo na Sky Sports, José Mourinho foi questionado …

PSD dá um salto nas sondagens e Rio é o único com avaliação positiva

O PS subiu nas intenções de voto, mas é o PSD que dá o maior salto. Depois da polémica das golas antifumo, Costa tem avaliação negativa, deixando Rio como único líder com avaliação positiva. A duas …

O que era uma brincadeira de amigos, leva Bernardo Silva a ser investigado por racismo

A Federação Inglesa de futebol está a investigar um tweet do português Bernardo Silva sobre o seu colega de equipa Benjamin Mendy, por alegado racismo. Amigos e parceiros da bola há vários anos, Bernardo Silva e …

Clientes do Espírito Santo no Dubai lesados em 630 milhões de euros

O Espírito Santo Bankers Dubai terá retirado milhões de euros das contas dos clientes para investir na compra de papel comercial da Rioforte e do Espírito Santo Bank Panamá. O Espírito Santo Bankers Dubai, antigo banco …

Indonésia diz que falhas em modelo da Boeing contribuíram para queda de avião da Lion Air

As autoridades indonésias apontaram que problemas no projeto e supervisão do Boeing 737 MAX desempenharam um papel importante no acidente da aeronave Lion Air na Indonésia em 2018. De acordo com as conclusões preliminares de um …

Há "incompatibilidade claríssima" no family gate, mas lei é "absurda"

Em Paris, Rui Rio deu a entender que concorda com o parecer do MP sobre as incompatibilidades familiares no Governo: A lei foi violada? Foi. É absurda? É. O presidente do PSD, Rui Rio, diz que …

Der Spiegel analisa mandato de Costa e compara estabilidade portuguesa à "aldeia de Astérix"

A revista alemã Der Spiegel" dedica um artigo à avaliação do mandato do executivo do "simpático Senhor Costa" e à "receita" da governação do "socialista confiável", como lhe chama no título, comparando a estabilidade portuguesa …

OMS acusa Tanzânia de não dar informações sobre suspeitas de casos de ébola no país

A Organização Mundial de Saúde diz que sabe da existência de casos suspeitos de ébola na Tanzânia e acusa as autoridades de recusarem informar sobre o assunto. A Organização Mundial de Saúde (OMS) acusa a Tanzânia …

Esqueleto do século XIII revela primeiros sinais de tortura em Itália

A História está cheia de mortes horrendas mas, de todas as formas cruéis de perder a vida, poucas são tão terroríficas como aquela documentada num esqueleto do século XIII recentemente descoberto em Itália. Segundo o IFLScience, …