Zeinal Bava terá devolvido 18,5 milhões ao saber de investigação

João Relvas / Lusa

Zeinal Bava (esq) e Henrique Granadeiro, antigos administradores da Portugal Telecom

O ex-gestor da PT Bava terá devolvido ao “saco azul” do GES 18,5 milhões de euros um mês depois de ter sido noticiado que a ES Enterprises estava a ser investigada por pagamentos não documentados.

Cerca de um mês depois de a comunicação social ter noticiado que o Ministério Público estava a investigar a Espírito Santo Enterprises por suspeitas de corrupção, Zeinal Bava,  terá devolvido 18,5 milhões de euros ao “saco azul” do BES.

Segundo o Observador, este montante será parte parte dos 25,2 milhões de euros que o ex-administrador da PT recebeu do “saco azul” do Grupo Espírito Santo, por ordem de Ricardo Salgado, entre 2007 e 2011.

A notícia de que os pagamentos feitos pela Espírito Santo Enterprises, uma sociedade offshore que detida pela holding Espírito Santo International, estavam a ser investigadas pelo MP foi inicialmente divulgada pelo jornal Público em dezembro de 2012.  Um mês antes, o  jornal noticiava que a ES Enterprises teria movimentado cerca de 300 milhões de euros em pagamentos não documentados para terceiros.

De acordo com um recibo constante na massa falida da ESI, um mês após a notícia do Público, a 20 de janeiro de 2015, Zeinal Bava terá devolvido os 18,5 milhões de euros que recebeu em duas tranches durante o ano de 2011.

Segundo consta de uma explicação acerca da origem do recibo, apresentada pela defesa de Zeinal Bava no âmbito da Operação Marquês, “os valores recebidos por Zeinal Bava estão contextualizados por um contrato fiduciário assinado entre o gestor e a ES Enterprises no dia 20 de dezembro de 2010″

“O que significa que Bava nunca se sentiu proprietário dos 25,2 milhões de euros por si recebidos mas mero depositário de tais fundos por conta do GES”, acrescenta a carta.

Fica por explicar, conclui o Observador, por que razão Zeinal Bava apenas devolveu os 18,5 milhões de euros quatro anos depois os de ter recebido – e quando a PT era já uma empresa totalmente privada, após o fim da golden-share do Estado, em 2011, e da saída da Caixa Geral de Depósitos, que vendeu a sua participação na PT em outubro de 2013.

ZAP //

PARTILHAR

9 COMENTÁRIOS

  1. É tudo mentira. São todos excelentes pessoas. Pessoas de bem. Bom , estava a ter um sonho. É tudo um bando de mafiosos, sem escrúpulos. Arrumar com esta gente.

  2. Então, se “nunca se sentiu proprietário dos 25,2 milhões de euros “, falta devolver os outros 7 MILHÕES, e se Salgado “diz que 18 milhões do saco azul do GES foram para o cativar”, então quem está a mentir e porque não estão os dois detidos, até que se entendam. Quanto tempo demora um juíz em Portugal a somar dois mais dois ? E é de buraco em buraco até mais umas taxas ou um novo resgate. Depois dizem que a culpa é das familias que se endividaram …

  3. hehheheh…que negócios e que gestores.. são os melhores gestores europeus…viu-se apertado, toca a devolver antes que isto ficasse mais lixado para ele…lol..e no meio disto tudo, como fica a justiça e os tribunais?! Mais uma vez mal vistos, para variar….

  4. Não acreditem em tudo o que dizem, isto é tudo boa gente condecorada e com tempo de antena nas TVs! Em Portugal ninguém é corrupto nem vigarista! O povo é que é que come demais e vive acima das posses! Depois só nos resta pagar as faturas.

RESPONDER

Vídeo de criança vítima de bullying gera onda de apoio global

Internautas de todo o mundo, inclusive celebridades, uniram-se para dar apoio ao menino australiano, de nove anos, que sofre de bullying por causa da sua aparência. De acordo com a BBC, Yarraka Bayles partilhou o vídeo …

Descoberta nova quasipartícula: o π-ton

Foi descoberta uma nova quasipartícula no Instituto de Tecnologia de Viena. Os cientistas batizaram-na de π-ton, uma quasipartícula que contém dois eletrões e duas lacunas. Existem diferentes tipos de partículas. Um deles, as quasipartículas, são excitações …

É oficial. Friends está de volta para um episódio especial

As preces dos fãs foram finalmente ouvidas. O elenco de Friends vai reunir-se para um episódio especial exclusivo na HBO Max. Jennifer Aniston, Courteney Cox, Lisa Kudrow, Matt LeBlanc, Matthew Perry e David Schwimmer voltarão ao …

Dieta ocidental está a deixar as pessoas menos inteligentes

Uma dieta pouco saudável, à base de hambúrgueres e doces está literalmente a deixar as pessoas menos inteligentes apenas no espaço de uma semana. Esta foi a conclusão de um estudo de investigadores da Universidade …

Pedro Proença: Sociedade deve atuar no combate ao racismo

O presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP) disse, esta sexta-feira, que a sociedade portuguesa deve atuar no combate ao racismo, violência, xenofobia e intolerância. A Liga vai lançar, durante este fim-de-semana, uma campanha com …

Na última década, Coreia do Norte gastou mais de meio milhão de dólares em cavalos russos

A Coreia do Norte gastou recentemente dezenas de milhares de dólares na aquisição de 12 cavalos provenientes da Rússia, de acordo com os dados alfandegários. A Coreia do Norte gastou quase meio milhão de dólares (584.302 …

O caranguejo "supervilão" do Canadá vai ser transformado em plástico biodegradável

Uma equipa de cientistas no Canadá desenvolveu um plano para transformar uma espécie invasora de crustáceo - conhecida como como caranguejo supervilão - em copos e talheres  de "plástico", usando as suas carapaças para criar …

Covid-19. Tripulante de navio japonês pode ser o primeiro português infetado

Um português que é tripulante do navio Princess Cruises, atracado no porto de Yokohama, no Japão, pode ter sido diagnosticado "positivo" com o novo coronavírus. Contactada pela agência Lusa, a diretora-geral de Saúde, Graça Freitas, afirma …

Harry e Meghan vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal

O duque e a duquesa de Sussex vão deixar de poder usar a marca Sussex Royal, anunciou, esta sexta-feira, um porta-voz da casa real. "Estando o duque e a duquesa focados nos seus planos de estabelecer …

Messi marca quatro e embala Barcelona para o topo da La Liga

Um póquer de Lionel Messi embalou o FC Barcelona, este sábado, para a liderança da Liga espanhola, com uma "mão cheia" de golos na receção ao Eibar (5-0). Os catalães subiram ao topo de La Liga …