/

Em Zamora, ter um cão vai custar nove euros por ano

3

Em Zamora, os donos de cães vão ter de pagar nove euros por ano para suportar os custos com a limpeza e manutenção dos espaços e jardins onde os munícipes passeiam os seus animais de estimação.

A nova taxa vai entrar em vigor no próximo ano, na localidade espanhola de Zamora, localizada junto à fronteira com Portugal na zona de Bragança. O objetivo é angariar receitar para assegurar a manutenção de espaços para cães, a limpeza das ruas e a atualização do recenseamento de canídeos na localidade.

Segundo o Expresso, é também objetivo “castigar” os donos que não limpam as fezes dos seus animais de estimação nos espaços públicos.

No município de Zamora existem 9800 cães recenseados, um número que é quatro vezes superior ao total de crianças com menos de quatro anos, adianta a imprensa espanhola. As autoridades municipais calculam que as despesas relacionadas com os parques para cães (sacos de plásticos para dejetos, limpeza e sinalização, por exemplo) custam ao erário local cerca de 250 mil euros por ano.

Com a nova taxa, as estimativas apontam para receitas entre os 50 e os 90 mil euros anuais.

Mas Zamora não é a única. Arévalo, em Ávila, cobra aos donos 14,30 euros por ano e existe um imposto idêntico em Mejorada del Campo e em Fresnedillas de la Oliva, em Madrid, assim como Inca, em Maiorca, aprovou uma medida idêntica no início deste ano.

Em Portugal não existe um imposto semelhante ao criado em Zamora, mas é obrigatório o registo e licenciamento dos cães.

ZAP //

3 Comments

  1. Em Portugal a lei existe sim. Temos que pagar o imposto anual á junta de freguesia. Mas o dinheiro não é investido em nenhum benefício para os animais.

  2. Paga se sim senhor, eu tbm pago perto de 15€ no interior do país, e nada fazem para contribuir para baixar a elevada taxa de abandono dos animais, muito menos com estas atitudes!!!

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.