Em Zamora, ter um cão vai custar nove euros por ano

Em Zamora, os donos de cães vão ter de pagar nove euros por ano para suportar os custos com a limpeza e manutenção dos espaços e jardins onde os munícipes passeiam os seus animais de estimação.

A nova taxa vai entrar em vigor no próximo ano, na localidade espanhola de Zamora, localizada junto à fronteira com Portugal na zona de Bragança. O objetivo é angariar receitar para assegurar a manutenção de espaços para cães, a limpeza das ruas e a atualização do recenseamento de canídeos na localidade.

Segundo o Expresso, é também objetivo “castigar” os donos que não limpam as fezes dos seus animais de estimação nos espaços públicos.

No município de Zamora existem 9800 cães recenseados, um número que é quatro vezes superior ao total de crianças com menos de quatro anos, adianta a imprensa espanhola. As autoridades municipais calculam que as despesas relacionadas com os parques para cães (sacos de plásticos para dejetos, limpeza e sinalização, por exemplo) custam ao erário local cerca de 250 mil euros por ano.

Com a nova taxa, as estimativas apontam para receitas entre os 50 e os 90 mil euros anuais.

Mas Zamora não é a única. Arévalo, em Ávila, cobra aos donos 14,30 euros por ano e existe um imposto idêntico em Mejorada del Campo e em Fresnedillas de la Oliva, em Madrid, assim como Inca, em Maiorca, aprovou uma medida idêntica no início deste ano.

Em Portugal não existe um imposto semelhante ao criado em Zamora, mas é obrigatório o registo e licenciamento dos cães.

ZAP //

PARTILHAR

3 COMENTÁRIOS

  1. Em Portugal a lei existe sim. Temos que pagar o imposto anual á junta de freguesia. Mas o dinheiro não é investido em nenhum benefício para os animais.

  2. Paga se sim senhor, eu tbm pago perto de 15€ no interior do país, e nada fazem para contribuir para baixar a elevada taxa de abandono dos animais, muito menos com estas atitudes!!!

RESPONDER

Jardins e complexo de estufas descobertos num dos bunker de Hitler

Um grupo de especialistas descobriu jardins e um complexo de estufas, que serviu para cultivar legumes e frutas, num dos maiores quartéis generais de Adolf Hitler durante a II Guerra Mundial, o bunker conhecido como …

Ataque a Alcochete. Advogados pedem impugnação do auto de notícia da GNR

Uma discrepância nas datas de elaboração e de assinatura do auto de notícia que relata a invasão à academia do Sporting motivou, esta terça-feira, a apresentação de um requerimento de impugnação subscrito por vários advogados. No …

Japão diz que é seguro libertar água radioativa de Fukushima no Pacífico

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão afirmou esta segunda-feira que é seguro libertar água contaminada de Fukushima no Oceano Pacífico, de acordo com o jornal local Japan Today. A central nuclear, recorde-se, sofreu …

Dez autarcas e quatro clubes entre os 68 acusados na operação Ajuste Secreto

O Ministério Público da Feira deduziu acusação contra 68 arguidos, incluindo dez autarcas e ex-autarcas, quatro clubes desportivos e os seus respetivos presidentes, no âmbito da operação "Ajuste Secreto". Numa nota publicada no seu site oficial, …

Poluição do ar em Sydney entre as 20 piores do mundo devido aos incêndios

A poluição do ar em Sydney, a maior cidade da Austrália com mais de cinco milhões de habitantes, está hoje entre as 20 piores do mundo devido ao fumo dos incêndios no leste do país. "Sydney, …

Audições da RTP sobre "Sexta às 9" aprovadas pelos deputados

Os deputados da comissão parlamentar de Cultura e Comunicação aprovaram "por unanimidade", esta terça-feira, as audições da diretora de informação e do presidente da RTP sobre o programa "Sexta às 9". O grupo parlamentar do PSD …

Conquistas da seleção renderam 140 milhões em menos de 20 anos

As conquistas da seleção portuguesa renderam já mais de 140 milhões de euros à Federação Portuguesa de Futebol (FPF) em menos de 20 anos. Os números são avançados esta terça-feira pelo O Jogo, que dá …

Rosa Grilo acusa PJ de "agarrar em dois idiotas" para acusar de homicídio

A arguida acusou a Polícia Judiciária (PJ), esta terça-feira, de "agarrar em dois idiotas que estavam a jeito", em alusão a si e a António Joaquim, para os incriminar da morte do marido, reiterando que …

Aeroporto de Lisboa encerra de madrugada entre janeiro e junho

O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, vai fechar para obras de alargamento da pista de janeiro a junho, entre as 23h30 e as 05h30 da manhã. De acordo com a TSF, o Aeroporto Humberto Delgado, em …

Fase de Instrução do processo Hells Angels começa no dia 27

A fase de instrução do processo Hells Angels vai começar no dia 27 deste mês, no Tribunal Central de Instrução Criminal, e já há sessões marcadas até 19 de dezembro. Fonte judicial referiu à agência Lusa …