“O início da justiça”. Yazidis começam a enterrar vítimas do Estado Islâmico mortas em 2014

Membros do grupo étnico yazidi no Iraque conseguiram enterrar mais de 100 vítimas do Estado Islâmico, um ano após os corpos serem retirados de valas comuns, numa cerimónia classificada como “o início da justiça”.

Como noticiou esta segunda-feira o Independent, esta situação ocorre numa altura em que surgem relatos de que as autoridades podem ter encontrado o corpo do arqueólogo Khaled al-Assad, de 82 anos, assassinado pelo Estado Islâmico na Síria, em 2015, enquanto tentava proteger a antiga cidade de Palmira.

No fim de semana, na vila iraquiana de Kocho, no sul de Sinjar, foram enterrados os restos mortais de 104 yazidis presos, assassinados e despejados em valas comuns, em 2014. Entre os mortos estavam os dois irmãos da vencedora do Prémio Nobel da Paz Nadia Murad, que sobreviveu à escravidão imposta pelo grupo.

Na segunda-feira, esta afirmou que, seis anos após o genocídio dos yazidis em Sinjar, perpetuado pelo Estado Islâmico, enterrar os seus irmãos foi o início da busca por justiça. “A minha comunidade de Kocho conseguiu colocar mais de 100 dos nossos entes queridos para descansar”, escreveu no Twitter.

“Este é apenas o começo da justiça para os yazidis. Milhares de famílias ainda aguardam a identificação e o sepultamento dos seus entes queridos”, acrescentou.

Na segunda-feira, a media estatal síria noticiou que os restos moratis de Khaled al-Asaad estava entre três corpos descobertos em Khaloul. Este foi decapitado por militantes do Estado Islâmico ao tentar proteger Palmira, ocupada duas vezes pelo grupo, entre 2015 e 2017. As autoridades ainda precisam confirmar a identidade através de testes ao ADN.

Dezenas de milhares de pessoas foram escravizadas e mortas sob o domínio do Estado Islâmico, que começou em 2014, quando o grupo passou a controlar territórios na Síria e no Iraque. Desde então, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou as suas ações contra os yazidis como genocídio.

A comunidade yazidi é uma minoria curda cuja fé combina elementos do cristianismo, do zoroastrismo e do islamismo.

Embora Estado Islâmico tenha sido expulso dos seus redutos em 2019 pelas forças lideradas pelos Estados Unidos (EUA), a ONU estima que mais de 10 mil militantes permanecem ativos na Síria e no Iraque, em pequenas células que continuam a executar ataques nos dois países.

Taísa Pagno Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

A petrolífera Exxon está a culpá-lo pelas alterações climáticas

Nos últimos anos, as empresas petrolíferas têm-se afastado do discurso de negação das alterações climáticas. Gigantes globais de energia como a Total, a Exxon, a Shell e a BP reconhecem abertamente que a mudança climática …

"Muita fraternidade”. Portugal enviou vacinas para Cabo Verde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, disse esta segunda-feira que os indicadores da pandemia de covid-19 em Portugal permanecem "muito estáveis" e que a última grande abertura no plano de desconfinamento não teve …

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre bullying na escola, diz relatório

Mais de metade dos alunos LGBTQI sofre 'bullying' na escola, alertou esta segunda-feira a UNESCO, por ocasião do Dia Internacional Contra a Homofobia, Bifobia e Transfobia. A Organização Internacional de Jovens e Estudantes LGBTQI (IGLYO) e …

Telescópio vai "caçar" a luz de 30 milhões de galáxias para mapear Universo e "revelar" energia escura

Um instrumento de um telescópio nos Estados Unidos vai capturar nos próximos cinco anos a luz de quase 30 milhões de galáxias e outros objetos cósmicos, permitindo aos cientistas mapearem o Universo e desvendarem os …

Portugal ficou acima da média europeia quanto ao teletrabalho

Dados do Eurostat sobre o teletrabalho durante a pandemia revelaram que Portugal registou uma média ligeiramente superior (13,9%) à da União Europeia (12,3%) entre as pessoas com idade dos 15 e os 64 anos. Em anos …

"Idiotas". Bolsonaro critica pessoas que mantêm isolamento social na pandemia

O Presidente do Brasil, Jair Bolsonaro, criticou os brasileiros que seguem as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS) e mantêm isolamento social na pandemia, a quem chamou de 'idiotas', em conversa com os seus …

SEF com 18 casos de exploração de imigrantes na agricultura na região Oeste

O Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) tem em investigação 18 casos associados a auxílio à imigração ilegal, angariação de mão-de-obra ilegal e tráfico de pessoas em explorações agrícolas da região Oeste desde 2017. Questionado pela …

Carlos Costa compara venda do Novo Banco a cabaz de fruta "parcialmente apodrecida"

O ex-governador do Banco de Portugal (BdP), Carlos Costa, considerou que o processo de venda do Novo Banco, em 2017, foi como alienar "um cabaz de fruta que está parcialmente apodrecida". "A questão é sempre a …

Irmãos presos injustamente durante 31 anos recebem 75 milhões de dólares

Henry McCollum e Leon Brown estiveram presos durante mais de 30 anos por um crime que não cometeram. Foram detidos em 1983 e condenados à pena de morte pela violação e homicídio de uma criança. …

"Há ali algumas coisas em que tem razão". Rui Rio concorda com críticas de Alberto João Jardim

Alberto João Jardim defendeu que o PSD nacional tem de "acordar" e "mudar já". Rui Rio ouviu o antigo governante madeirense "com atenção" e considera que tem razão. No artigo de opinião no jornal da Madeira …