“O início da justiça”. Yazidis começam a enterrar vítimas do Estado Islâmico mortas em 2014

Membros do grupo étnico yazidi no Iraque conseguiram enterrar mais de 100 vítimas do Estado Islâmico, um ano após os corpos serem retirados de valas comuns, numa cerimónia classificada como “o início da justiça”.

Como noticiou esta segunda-feira o Independent, esta situação ocorre numa altura em que surgem relatos de que as autoridades podem ter encontrado o corpo do arqueólogo Khaled al-Assad, de 82 anos, assassinado pelo Estado Islâmico na Síria, em 2015, enquanto tentava proteger a antiga cidade de Palmira.

No fim de semana, na vila iraquiana de Kocho, no sul de Sinjar, foram enterrados os restos mortais de 104 yazidis presos, assassinados e despejados em valas comuns, em 2014. Entre os mortos estavam os dois irmãos da vencedora do Prémio Nobel da Paz Nadia Murad, que sobreviveu à escravidão imposta pelo grupo.

Na segunda-feira, esta afirmou que, seis anos após o genocídio dos yazidis em Sinjar, perpetuado pelo Estado Islâmico, enterrar os seus irmãos foi o início da busca por justiça. “A minha comunidade de Kocho conseguiu colocar mais de 100 dos nossos entes queridos para descansar”, escreveu no Twitter.

“Este é apenas o começo da justiça para os yazidis. Milhares de famílias ainda aguardam a identificação e o sepultamento dos seus entes queridos”, acrescentou.

Na segunda-feira, a media estatal síria noticiou que os restos moratis de Khaled al-Asaad estava entre três corpos descobertos em Khaloul. Este foi decapitado por militantes do Estado Islâmico ao tentar proteger Palmira, ocupada duas vezes pelo grupo, entre 2015 e 2017. As autoridades ainda precisam confirmar a identidade através de testes ao ADN.

Dezenas de milhares de pessoas foram escravizadas e mortas sob o domínio do Estado Islâmico, que começou em 2014, quando o grupo passou a controlar territórios na Síria e no Iraque. Desde então, a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou as suas ações contra os yazidis como genocídio.

A comunidade yazidi é uma minoria curda cuja fé combina elementos do cristianismo, do zoroastrismo e do islamismo.

Embora Estado Islâmico tenha sido expulso dos seus redutos em 2019 pelas forças lideradas pelos Estados Unidos (EUA), a ONU estima que mais de 10 mil militantes permanecem ativos na Síria e no Iraque, em pequenas células que continuam a executar ataques nos dois países.

Taísa Pagno //

PARTILHAR

RESPONDER

Um tumor e duas fraturas nas vértebras dificultaram a vida deste dinossauro (mas não o mataram)

Quando foi descoberto na década de 1980, na Argentina, este hadrossauro foi diagnosticado com uma fratura no pé. Porém, uma nova análise agora mostra que este tinha um tumor, bem como duas fraturas nas vértebras …

Morreu Otelo Saraiva de Carvalho, capitão de Abril

O capitão de Abril morreu, este domingo, aos 84 anos, no Hospital Militar, confirmou o presidente da Associação 25 de Abril. A notícia foi confirmada ao jornal online Observador pelo presidente da Associação 25 de Abril, …

Pela primeira vez, cientistas viram chimpanzés a matar gorilas

Investigadores testemunharam, pela primeira vez, chimpanzés e gorilas a lutar entre si, confrontos esses que provocaram a morte de alguns deles. De acordo com o site Science Alert, as duas disputas foram observadas no Parque Nacional …

Vírus com 15 mil anos descobertos no gelo do Planalto do Tibete

Cientistas que estudam glaciares encontraram vírus com quase 15 mil anos em duas amostras de gelo retiradas do Planalto do Tibete, na China. Muitos deles, que sobreviveram porque se mantiveram congelados, são diferentes de todos …

Leite sem lactose em laboratório (e com a ajuda de membranas de óxido de grafeno)

As membranas de óxido de grafeno (uma forma oxidada do material) têm sido muito estudadas para a dessalinização da água e separação de corantes, mas as suas propriedades podem não ficar por aqui. Uma equipa de …

Cientistas criam material de "auto-reparação" mais resistente do mundo (e é perfeito para ecrãs de telemóveis)

Investigadores do Instituto Indiano de Educação e Investigação Científica (IISER, na sigla em inglês) podem ter encontrado o material perfeito para fazer os ecrãs de smartphones: transparente, resistente e que a capacidade de se "auto-curar" …

"A bitcoin vai criar a paz mundial"

A rainha das moedas digitais, se não construir a paz no planeta, vai ajudar na pacificação entre os seres humanos. É a opinião de Jack Dorsey. É o centro de atenções de muitos investidores, é o …

"Burrolandia". Parque temático de burros no México está a tentar salvar estes animais

Um parque temático de burros no México serve de santuário a estes animais que estão aos poucos a desaparecer no país. "O burro ajudou o homem por muito tempo. É hora de retribuirmos o favor", …

Uma mão robótica que joga Super Mario Bros na Nintendo? Sim, existe

Uma equipa de investigadores da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, imprimiu em 3D peças para criar uma mão robótica capaz de jogar Super Mario Bros na Nintendo.  A mão robótica é totalmente montada com circuitos …

"Narco Drones" apanhados a entregar drogas numa prisão chilena

Reclusos e cúmplices no exterior estão a usar drones para contrabandear droga para a prisão mais antiga do Chile. As autoridades chilenas descobriram que o esquema de contrabando tinha como objetivo transportar drogas para a Ex …