De paciência esgotada, Xavi quer limpar plantel com a saída de cinco jogadores

Quique Garcia / EPA

O treinador do FC Barcelona, Xavi Hernández.

O treinador do FC Barcelona, Xavi Hernández.

O FC Barcelona tem cinco jogadores na lista de excedentários para o mercado de inverno: Neto, Philippe Coutinho, Samuel Umtiti, Luuk de Jong e Sergiño Dest.

Depois de dois jogos sem vencer para o campeonato — derrota com o Bétis (0-1) e empate com o Osasuna (2-2) —, o FC Barcelona voltou às vitórias este domingo. Os catalães venceram o Elche, por 3-2.

A equipa não está no seu melhor momento e o seu treinador, Xavi Hernández, começa a perder a paciência. Os próprios adeptos do Barcelona, que apoiaram incondicionalmente a equipa no jogo passado, estão a ficar impacientes com dois jogadores em particular: Frenkie de Jong e Ousmane Dembélé.

De acordo com o jornal AS, os dois jogadores terão sido muito assobiados em Camp Nou no encontro frente ao Elche. De Jong foi apupado pelos adeptos ao sair do campo, após ter sido substituído aos 76 minutos.

Dembélé ouviu assobios durante praticamente todo o encontro, sempre que cometia algum erro, principalmente quando a partida ainda estava empatada a duas bolas.

O Mundo Deportivo escreve que Xavi quer fazer uma limpeza no plantel e já tem cinco jogadores na porta de saída. Neto, Philippe Coutinho, Samuel Umtiti, Luuk de Jong e Sergiño Dest fazem parte da lista de excedentários.

Neto é o guarda-redes suplente de Ter Stegen e desde que chegou a Barcelona há duas épocas, praticamente não é opção. O internacional brasileiro deverá abandonar Camp Nou neste mercado de inverno, com o Villarreal a ter demonstrado interesse.

Fora dos planos de Xavi também estará Coutinho, que desde que regressou do empréstimo ao Bayern Munique, nunca mais conseguiu impor-se no onze titular.

Embora tenha contrato válido até 2023, as duas partes estão interessadas numa saída. A Premier League pode ser o destino do jogador, que tem Liverpool, Everton e Newcastle à perna. O Inter de Milão, antigo clube do brasileiro, também estará interessado.

Samuel Umtiti chegou a ser associado ao SL Benfica, mas a transferência nunca se concretizou. Embora as ‘águias’ sejam novamente referidas pela imprensa espanhola como um possível destino para o francês, o jornal O JOGO já apurou que as portas da Luz não estariam abertas para o central.

O avançado neerlandês Luuk de Jong tem Fenerbahçe e PSV como possíveis destinos. O jogador de 31 anos está no Barcelona por empréstimo do Sevilha e não deverá continuar na Catalunha na próxima temporada.

O caso de Dest não é propriamente por falta de rendimento desportivo, mas porque o clube planeia fazer um bom encaixa financeiro com o jovem norte-americano.

Daniel Costa, ZAP //

Deixe o seu comentário

Your email address will not be published.